Cidadeverde.com

Judô: Sarah Menezes sobe 22 posições no ranking mundial (e precisa subir mais)

(c) Sabau Gabriela

Mesmo sem medalha no Grand Prix de Antália, na Turquia, Sarah Menezes subiu 22 posições no ranking mundial de judô e ganhou fôlego na corrida pela classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.

Na última sexta-feira (5), Sarah Menezes foi derrotada na disputa pelo bronze. Mas o quinto lugar na Turquia rendeu 252 pontos, que agora soma 632 pontos no ranking mundial. Com isso, a piauiense subiu do 77º para o 55º lugar. 

Sarah Menezes tem até 24 de maio de 2020 para se qualificar para os Jogos Olímpicos. Para isso, a judoca precisa disputar outros torneios internacionais para somar pontos no ranking e subir mais posições.

Isso ocorre porque a piauiense deixou a categoria ligeiro (até 48kg), pela qual foi campeã olímpica em 2012, para lutar entre as meio-leves (até 52kg). .

O ranking da corrida olímpica (ainda não atualizado após o GP da Turquia) conta os pontos a partir de 2018, quando Sarah ainda lutava entre as ligeiros. Ou seja: a piauiense começou a busca pela vaga praticamente do zero.

A próxima competição internacional de Sarah Menezes ainda será definida em conjunto com os treinadores da seleção brasileira.