Cidadeverde.com

River volta para a Copa do Nordeste em 2020; Altos joga fase preliminar

Foto: Victor Costa/River A.C.

O título piauiense de 2019 garantiu ao River uma vaga na fase de grupos da Copa do Nordeste de 2020. O Galo voltará ao torneio após dois anos de ausência. 

Em 2017, o Galo foi eliminado pelo Vitória nas quartas de final. Foi o melhor desempenho de um time piauiense na competição. 

Melhor piauiense no ranking nacional (72º colocado), o River teria direito a uma vaga na fase preliminar se não fosse campeão. Como levou a taça, o Altos vai para a pré-Copa do Nordeste, que será disputada em maio. 

Além do River, já estão na fase de grupos em 2020 o Imperatriz, campeão maranhense, Ceará, Fortaleza, Bahia e Sport - garantidos pela posição no ranking nacional. 

Entre os times classificados e os que ainda podem se classificar, o River deve ficar no último pote do sorteio da Copa do Nordeste. O mesmo ocorrerá com o Altos caso o Jacaré se classifique para a fase de grupos de 2020. 

A cota de participação para os times de pior posição no ranking no Nordestão 2019 foi de R$ 825 mil, segundo o jornalista Cássio Zirpoli. 

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

 

Altos vai decidir vaga fora de casa
Além do Altos, o Confiança (SE) e o Sampaio Corrêa (MA) já estão garantidos na fase preliminar do Nordestão de 2020. Eles ainda podem contar com a companhia de Santa Cruz ou Náutico, de Pernambuco, e do Vitória, que pode ir para a Pré-Copa caso o Bahia não leve o título estadual. 

Uma coisa é certa: o Altos (76º) é o time de pior posição no ranking da CBF entre os clubes classificados e os que ainda podem ir para fase preliminar. Com isso, o Jacaré já sabe que fará a partida de ida do mata-mata em casa, no dia 1º de maio. O jogo de volta será fora de casa, no dia 8 de maio. 

O regulamento da Pré-Copa também prevê que os jogos só ocorram em estádios com capacidade mínima de 5.000 lugares, o que força o Jacaré a disputar a vaga em Teresina, no Albertão ou Lindolfo Monteiro. 

Veja a situação das vagas em cada estado:

VAGAS NA COPA DO NORDESTE 2020

ALAGOAS - indefinido
CRB e CSA decidem o título estadual. O campeão vai para a fase de grupos. O vice, vai para a fase preliminar. 

BAHIA - quase lá
Uma vaga é do Bahia. O Vitória espera a decisão do título estadual para saber seu destino. O Leão precisa que o Bahia seja campeão para disputar a fase de grupos do Nordestão e mandar a Juazeirense para a fase preliminar. Se o título for do Bahia de Feira de Santana, o Vitória terá de jogar a pré-Copa. 

CEARÁ - definido
Ceará e Fortaleza já estão na fase de grupos da Copa do Nordeste 2020 independente do título cearense. 

MARANHÃO - definido
Campeão, o Imperatriz está garantido na fase de grupos. O Sampaio Corrêa vai para a fase preliminar. 

PARAÍBA - indefinido
Botafogo e Campinense decidem o título estadual. O campeão vai para a fase de grupos. O vice, vai para a fase preliminar. 

PERNAMBUCO - quase lá
Se o Sport for campeão, vai com o Santa Cruz para a fase de grupos e o Náutico vai para a pré-Copa do Nordeste. Se o Náutico levar o título, vai com o Sport para a fase de Grupos e o Santa Cruz vai para a fase preliminar. 

PIAUI - definido
River, campeão, volta para a fase de grupos do torneio. O Altos terá de jogar a fase preliminar. 

RIO GRANDE DO NORTE - indefinido
ABC e América decidem o título estadual. O campeão vai para a fase de grupos. O vice, vai para a fase preliminar. 

SERGIPE - quase lá
Frei Paulistano e Itabaiana decidem o título e só o campeão vai para a fase de grupos do Nordestão. Melhor no ranking da CBF, o Confiança tem vaga garantida na pré-Copa.