Uma homenagem ao treinador Fabieldo Torres marcou a participação da delegação do Piauí no Campeonato Brasileiro Região I de judô, disputado no último fim de semana, em São Luís (MA). Os treinadores da seleção piauiense, que conquistou 53 medalhas no torneio, usaram no uniforme o nome do técnico, submetido a um transplante do coração no mês passado.
Em uma rede social, Fabieldo Torres, que segue em recuperação no Ceará, onde foi submetido ao transplante, comentou a homenagem.
- Estou extremamente emocionado com a homenagem que recebi da FPIJ onde todos os técnicos da seleção piauiense de judô estão com o uniforme oficial de técnico com o meu nome nas costas em cada camisa. (...) Estou cada dia mais forte com a reabilitação e confiante que estarei voltando para meu Piauí que eu tanto amo e para continuar ajudando a desenvolver o judô do meu estado.
Vice-campeão brasileiro sênior em 2008, Fabieldo Torres deixou de lutar após descobrir um problema cardíaco. Recentemente ele treinava judocas na Associação Judô Queiroz, com o professor Abdias Queiroz Filho.
Com 15 medalhas de ouro, 19 de prata e outras 19 de bronze, o Piauí ficou com a terceira colocação geral no torneio - atrás do Pará e Maranhão. Também estavam na disputa Roraima, Amazonas e Amapá.
A fase regional do Campeonato Brasileiro é classificatória para os torneios nacionais de 2019 em todas as faixas etárias. Os melhores resultados do Piauí foram no feminino (terceiro lugar geral), mas o desempenho foi aquém no Sub-21 e Sênior.