Cidadeverde.com

Náutico é o último classificado para a Copa do Nordeste 2020; veja os potes do sorteio

Foto: Léo Lemos/ Comunicação CNC

O Náutico venceu o Campinense (PB), na noite de ontem (15), por 2 a 0, e garantiu a última vaga que restava na fase de grupos da Copa do Nordeste 2020. O jogo aconteceu no estádio dos Aflitos, em Recife (PE). 

Os gols vieram no segundo tempo. Odilávio, aos 11 minutos, abriu o placar que levaria a decisão para os pênaltis - o Campinense venceu o jogo de ida por 2 a 1. Mas Rafael Oliveira, aos 43 minutos, marcou o gol da classificação. 

Com o resultado, os três principais clubes de Pernambuco estão garantidos na Copa do Nordeste do ano que vem. O Sport, campeão estadual, já solicitou seu retorno em ofício enviado para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O Santa Cruz garantiu vaga por sua posição no ranking nacional. 

Times definidos
Além do Náutico, garantiram vaga através da Pré-Copa do Nordeste o CRB (AL), ABC (RN) e Confiança (SE), fechando a lista de 16 times que disputarão o torneio do ano que vem. 

Com isso, se mantido o formato do sorteio dos grupos, ficaram definidos os potes de cada clube. A mesma divisão, baseada no ranking da CBF, foi usada nos últimos anos para dividir as cotas de participação no torneio - cujos valores seguem indefinidos até a negociação final dos direitos de transmissão para a próxima temporada. 

Local e data do sorteio dos grupos ainda serão definidos.

POTE 1
Bahia (BA) - 15º
Sport (PE) - 16º
Vitória (BA) - 17º
Ceará (CE) - 23º

POTE 2
Santa Cruz (PE) - 28º
CRB (AL) - 32º
Fortaleza (CE) - 33º
Náutico (PE) - 36º

POTE 3
ABC (RN) - 43º
CSA (AL) - 45º
Botafogo (PB) - 46º
América (RN) - 49º

POTE 4
Confiança (SE) - 53º
River (PI) - 72º
Imperatriz (MA) - 111º
Frei Paulistano (SE) - sem ranking

Formato
O torneio seguirá o regulamento de 2019, com dois grupos de oito equipes. Times do mesmo estado deverão estar em grupos diferentes - exceto Pernambuco, que terá duas equipes em uma mesma chave. Isso garante que os clássicos acontecam ainda na primeira fase. 

O River sabe, portanto, que fará oito jogos na primeira fase, sempre enfrentando equipes de estados diferentes - exceto caso tenha de enfrentar dois pernambucanos. É certo, por exemplo, que o Galo irá encarar Ceará ou Fortaleza, ABC ou América, CSA ou CRB.