Cidadeverde.com

Altos é derrotado pelo Atlético (CE) e chances de classificação na Série D ficam remotas

Foto: Luís Júnior/A.A.Altos

O Altos viu o sonho do acesso para a Série C passar de distante para quase impossível. Na tarde deste sábado (1º), o atual vice-campeão piauiense foi derrotado pelo Atlético Cearense por 1 a 0, no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza (CE). 

O Atlético garantiu a classificação para a próxima fase da Série D do Campeonato Brasileiro faltando uma rodada para o fim da fase de grupos, e com 100% de aproveitamento - cinco vitórias em cinco jogos. O Altos ainda tem chances matemáticas, mas depende de uma combinação incerta de resultados para se garantir na próxima fase. 

No primeiro tempo, o Altos teve mais domínio de bola e chegou mais perto do gol. Parecia que jogava em casa. O problema era na hora das finalizações. O goleiro Artur teve que ficar atento, mas não foi exigido na mesma proporção que o time piauiense chegou ao ataque. 

O problema das finalizações do Jacaré remete ao primeiro período do técnico Leandro Campos no Altos, quando as opções no ataque eram reduzidas. O Altos tinha chances, mas chutava menos ao gol. O time melhorou no retorno do treinador, mas os erros finalizações persistem. 

E a máxima de "quem não faz, leva" foi sentida aos 37 minutos do primeiro tempo. Em uma das poucas chances do Atlético, Dan cobrou escanteio e Zizu subiu na grande área para cabecear. A bola ainda bateu na trave antes de entrar: 1 a 0 . 

O gol atrapalhou os planos do Altos. Até a reta final do primeiro tempo, o time cearense foi melhor. Na volta do intervalo, o Jacaré tentou, tentou, mas parou na marcação do Atlético, que fez pouco ofereceu perigo e fez de tudo para segurar o resultado. 

Na última metade do segundo tempo, o time piauiense tentou chegar a ao ataque de todas as formas. Os problemas eram os contra-ataques. Com saídas em velocidade, o Atlético incomodou a ponto de dominar o jogo nos últimos minutos. 

O resultado não elimina matemáticamente o Altos, mas as chances ficam muito reduzidas. Na melhor hipótese, o Jacaré ainda se classificaria na última rodada com uma derrota do Central (PE) para o Atlético. Os dois times podem terminar a fase de grupos empatados em pontos, mas a equipe piauiense precisaria de uma goleada histórica contra o Maranhão, no dia 9 de junho, no Lindolfo Monteiro, em Teresina (PI), para ficar melhor no saldo de gols e a vice-liderança. E depois disso, o Altos ainda teria de torcer para ser um dos 15 classificados entre os segundos colocados de cada chave.