Cidadeverde.com

Altos ultrapassa River e será o novo líder do ranking da CBF no Piauí

Foto: Luís Júnior/A.A.Altos

As eliminações de Altos e River na Série D do Campeonato Brasileiro encerram a temporada dos dois clubes e definem suas situações no ranking nacional. 

Líder do ranking nos últimos anos, o River perderá este posto ao final de 2019. O Altos será o melhor time piauiense na lista elaborada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que só será divulgada em dezembro, após o término de todas as competições que contam pontos para os clubes. 

Dois fatores farão o Altos ter a melhor posição entre os piauienses: as boas campanhas na Série D entre 2016 e 2018 e o tempo que se passou do acesso do River para a Série C. O Galo subiu em 2015 e caiu em 2016, e esses pontos começam a perder a validade. 

O ranking da CBF só pontua as competições dos últimos cinco anos, sempre com peso diferente. Os pontos obtidos no ano mais recente são multiplicados por cinco. No ano anterior, o peso é 4. 

Os pontos do River do acesso para a Série C, em 2015, terão peso 1 na nova lista - e em 2020 não valerão mais nada. Os pontos da campanha da Série C de 2016 terão peso 2. 

O blog Na Esportiva antecipou as contas da CBF:

Altos - 1.026 pontos
River - 953 pontos
Parnahyba - 365 pontos
4 de Julho - 204

Na prática, a liderança do Altos dá vantagem ao Jacaré na disputa por uma vaga na fase preliminar da Copa do Nordeste. A se manter o regulamento do torneio em 2021, o clube altoense terá o direito de disputar a fase preliminar caso não seja campeão piauiense - o que o dará uma vaga direto na fase de grupos.