Cidadeverde.com

Neymar, Messi, CR7, Ronaldo e até Walter: quem são os ídolos da garotada na Copa Cidade Verde

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

São 30 equipes na disputa pelo título. Cada uma com pelo menos 20 jogadores inscritos. Em campo, não estão apenas atletas. São mais de 700 sonhos na mente de cada garoto que disputa a Copa Cidade Verde de Futebol Sub-13. 

Na abertura da competição, na última segunda-feira (10), o atacante piauiense Wesley Smith, que atua no futebol sul-coreano, disse ter visto no gramado do Lindolfo Monteiro mais que jogadores, e sim o sonho de todos eles de terem sucesso no esporte. 

Nesta primeira semana de competição, iniciei a busca para conhecer esses sonhos. Conversei com vários jogadores para saber quem são os ídolos que os inspiram, em quem eles se espelham no futebol. 

Um dos nomes mais lembrados foi o de Neymar (em especial por jogadores das escolinhas de bairros da capital). Ao lado do brasileiro, foram citados também os craques Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. 

Mas algumas respostas foram surpreendentes. Alguns garotos são fãs de atacante que nem viram jogar, e até de um goleador famoso por estar sempre fora de forma. 

Ouça um resumo das declarações dos jovens atletas:

Fotos: Nike (1) Adidas (2) Mowa Press (3) CBF (4) e Photocamera (5)

Neymar: craque e "cai-cai"
Citado por boa parte dos jogadores entrevistados, Neymar segue idolatrado pela garotada mesmo com o momento ruim na carreira.

"Neymar é um craque", crava o garoto Samuel, da escolinha do Esplanada, que não se importa com as polêmicas em torno do jogador. 

O artilheiro da Copa Cidade Verde discorda. Gustavo, do Piauí Esporte Clube, fez 5 gols no jogo de estreia e prefere Cristiano Ronaldo. 

Foto: Letícia Santos/Cidadeverde.com

Artilheiro da Copa Cidade Verde, Gustavo prefere CR7 ao invés de Messi e Neymar

"Eu acho muito bom o Messi. Mas eu tenho muita inspiração no esforço do Cristiano Ronaldo. Eu acho ele melhor do que o Messi porque ele se esforça muito no trabalho dele. Por isso ele é tão bom assim", disse o atacante. 

Perguntado se Neymar não entra na sua lista de ídolos, Gustavo diz que não. "Neymar é cai-cai".

Autor de dois gols de falta na vitória da AABB por 4 a 1 sobre o Mônaco 2D, Ariel Ortegas se inspira no argentino Messi. "O Messi é muito bom em falta. Ele é o melhor jogador do mundo pra mim". 

Atacante de peso
Bruno Manoel, camisa 29 do Esporte Clube Flamengo, tem como ídolo o mesmo jogador que rendeu o apelido dado por seus colegas. 

"Minha inspiração é no Walter. Os meninos sempre me chamam porque eu sou gordinho. Mas é isso aí: marcar gols como o Walter faz. Tamo junto". 

Foto: Letícia Santos/Cidadeverde.com

Walter tem passagens por vários clubes do futebol brasileiro, como Fluminense, Goiás, Athletico-PR e CSA. Além dos gols, é lembrado por ter problemas para se manter em boa forma física.

Ídolo do passado
O baixinho Guilherme, da escolinha do Dirceu I, marcou dois gols no empate em 2 a 2 com o Fluminense. Ele tem apenas 11 anos, mas seu ídolo é Ronaldo Fenômeno, que se aposentou dos gramados antes do garoto nascer. 

"Meu pai me mostrou os vídeos dele e eu me inspirei nele, nas arrancadas", explica o garoto, que pretende jogar que nem o craque campeão mundial de 2002. 

Letícia Santos/Cidadeverde.com