Cidadeverde.com

Histórico: piauienses avançam para as semifinais do badminton e garantem medalhas inéditas nos Jogos Pan-Americanos

  • jaque-samia-pan-2019-7.jpg Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br
  • jaque-samia-pan-2019-6.jpg Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br
  • jaque-samia-pan-2019-5.jpg Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br
  • jaque-samia-pan-2019-4.jpg Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br
  • jaque-samia-pan-2019-3.jpg Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br
  • jaque-samia-pan-2019-2.jpg Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br
  • jaque-samia-pan-2019-1.jpg Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br

Atualizada às 22h52

Um é bom, dois é melhor ainda, três é mais do que se poderia imaginar. 

A seleção brasileira de badminton garantiu, nesta quarta-feira (31), cinco medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru. Três delas tiveram a participação dos piauienses Fabrício Farias, Francielton Farias, Jaqueline Lima e Samia Lima.

No badminton, não há disputa de terceiro lugar. Com isso os derrotados na semifinal levam medalha de bronze. 

As medalhas dos piauienses serão as primeiras de atletas do estado nesse esporte em Jogos Pan-Americanos. Nesta quinta-feira (1º), eles vão disputar as semifinais de duplas masculinas, femininas e mistas, podendo transformar o bronze em prata ou até ouro, caso avancem para as finais de sexta-feira (2). 

O feito é inédito para o esporte piauiense, que já tinha levado o Brasil ao pódio em Jogos Pan-Americanos outras cinco vezes, mas no atletismo e judô. 

Também vão ao pódio em Lima outros três brasileiros: Ygor Coelho (simples masculino), Fabiana Silva e Tamires Santos (duplas femininas) estão classificados para as semifinais desta quinta-feira. 

Badminton - Jogos Pan-Americanos
SEMIFINAIS - 1/8/2019

11h - Fabiana Silva/Vitória Tamires (BRA) x Rachel Honderich/Tsai Kristen (CAN)

13h15 - Fabrício Farias/Francielton Farias (BRA) x Phillip Chew-Nguyen/Ryan Chew (EUA)

19h - Ygor Coelho (BRA) x Jason Ho-Shue (CAN)

19h45 - Jaqueline Lopes/Samia Lima (BRA) x Kuei-Ya Chen/Jamie Hsu (EUA)

22h - Fabrício Farias/Jaqueline Lopes (BRA) x Joshua Hurlburt-Yu/Josephine Wu (CAN)

*Horários de Brasília

Fotos: Pan Am Badminton

Festa de irmãos
Os irmãos Francielton, 23 anos, e Fabrício Farias, 19, foram os primeiros a conquistarem uma vaga nas semifinais no torneio de duplas masculinas, no confronto com Jonathan Solis e Rodolfo Ramirez, da Guatemala. 

Os brasileiros venceram o primeiro set por 21 a 19 e perderam o segundo pelo mesmo placar. No set de desempate, a dupla de piauienses virou o jogo e ganhou por 21 a 16, fechando o jogo em 2 sets a 1. 

 

 

Favoritismo nas duplas mistas
Fabrício voltou para a quadra no início da noite, ao lado de Jaqueline Lima, para jogar por uma vaga nas semifinais do torneio de duplas mistas. Vice-campeões pan-americanos, os dois confirmaram o favoritismo e venceram Nelson Javier e Nairoby Jimenez, da República Dominicana, por 2 sets a 0 (21-8; 21-19). 

Foto: Pan Am Badminton

Tensão até o último ponto
O último jogo envolvendo piauienses nesta quarta-feira (31) foi pelas quartas de final das duplas femininas. Jaqueline Lima e Samia Lima tiveram dificuldades no confronto com as peruanas Daniela Macias e Danica Nishimura: perderam o primeiro set por 21 a 15, mas devolveram a derrota no segundo set pelo mesmo placar. 

No terceiro e último set, brasileiras e peruanas se alternaram na liderança do placar. Com o limite de pontos estourado, a disputa só poderia ser vencida por quem abrisse dois pontos de diferença. Jaqueline e Samia levaram a melhor e venceram por 24 a 22, fechando o jogo em 2 sets a 1.

Foto: Pan Am Badminton