Cidadeverde.com

Sem recursos, Timon pede ajuda para mandar jogadores para casa

Foto: Elziney Santos/FFP

O Esporte Clube Timon iniciou uma campanha para conseguir mandar os atletas do time de futebol para suas cidades. Após a suspensão do Campeonato Piauiense, a agremiação liberou o elenco, mas dificuldades financeiras fizeram o presidente Leal Filho gravar um vídeo pedindo ajuda. 

Na mensagem, divulgada na tarde de quinta-feira (19), Leal Filho afirmou que ainda não tinha conseguido comprar passagens para 14 atletas. 

 

 

Nesta sexta-feira (20), depois do pedido de ajuda, o clube tem ainda três passagens para comprar, o que Leal Filho espera conseguir até o fim do dia. Com dificuldade para obter dinheiro, o Timon tem conseguido se virar até com milhas aéreas.   

O time era o lanterna do Campeonato Piauiense até a suspensão do torneio. Durante a competição, o então técnico Luís Miguel - segundo entre três contratados pelo clube na temporada - revelou que houve atraso de salário de jogadores, mas a situação teria sido contornada. 

O temor da diretoria é o eventual cancelamento de viagens ou até fechamento de aeroportos ou terminais rodoviários. Parte das passagens adquiridas é para o próximo sábado (21), inclusive da comissão técnica.

Clubes liberam jogadores após suspensão do Campeonato Piauiense

Foto: Djalma Lemos/River AC

Atualizada às 18h55

Um dia depois de a Federação de Futebol do Piauí (FFP) anunciar a suspensão do Campeonato Piauiense por tempo indeterminado, sete dos oito clubes que disputam o torneio começaram a liberar seus jogadores para voltarem para casa. 

O único a manter seus atletas treinando foi o 4 de Julho, de Piripiri, que pretende aguardar 15 dias para reavaliar o cenário que envolve a pandemia provocada pelo novo coronavírus. 

Altos e River, os dois times que terão competições a disputar além do Estadual liberaram seus atletas. Os clubes terão pela frente a Série D do Campeonato Brasileiro após o calendário nacional ser retomado - e o River ainda tem um jogo pendente pela Copa do Nordeste. 

Warton Lacerda, presidente do Altos, descreveu em poucas palavras a razão da liberação dos atletas: "Treinar pra quê? Pra quando?". 

Em nota, o River informou que suspendeu todas as atividades do departamento de futebol profissional, categorias de base e sede social por tempo indeterminado. Jogadores e funcionários foram orientados a ficarem em casa e evitarem aglomerações. 

Na Sociedade Esportiva de Picos, atletas e comissão técnica também foram liberados. O presidente Rodrigo Lima disse que o Zangão e nenhum outro clube do estado tem condição de bancar as despesas com o elenco durante uma pandemia sem prazo para acabar. O dirigente também ressaltou a importância de zelar pela saúde de todos que fazem o futebol da SEP. 

Rubens Gomes, presidente do Flamengo, liberou os jogadores e espera por orientação futura da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sobre o que fazer com contratos dos atletas por hora dispensados. 

No Timon, os primeiros jogadores foram embora nesta quarta-feira (18). O clube suspendeu suas atividades e vai aguardar a retomada da competição.

O Piauí também tomou a mesma decisão e suspenderam as atividades de seus departamentos de futebol.  

O Parnayba suspendeu suas atividades por 12 dias.  

- Com colaboração de Wellyson Costa (Rádio Cidade Verde)

Ex-Flamengo-PI, atacante Augusto inicia treinos no América-RN

Foto: Diego Simonetti/América FC

O atacante piauiense Augusto, 28 anos, é um dos novos contratados do América, de Natal (RN), três meses depois de deixar o principal rival do clube, o ABC, para aceitar uma proposta no Vietnã. 

Augusto chegou ao ABC em dezembro, mas foi embora antes do Natal por conta da oportunidade no exterior - seu contrato tinha uma cláusula que o liberava em caso de proposta de outro país. 

O jogador fez exames cardiológicos, na segunda-feira, e começou o trabalho de campo, ontem (17), na Arena das Dunas. 

Depois de se destacar no Campeonato Piauiense com o Flamengo, Augusto viu seu nome ganhar maior projeção em 2017, quando disputou a Copa do Nordeste pelo Campinense (PB). O atacante se mudou no mesmo ano para o Santa Cruz, onde ficou até 2019. 

Apesar da suspensão por tempo indeterminado do Campeonato Potiguar e da Copa do Nordeste, o América manteve suas atividades e treinou normalmente, nesta quarta-feira (18), no CT do clube. 

Sarah Menezes treina na sala e incentiva seguidores: "não saiam de casa"

Reprodução/Instagram

Com os treinos no Clube de Regatas Flamengo suspensos, a judoca Sarah Menezes tem buscado formas de manter a forma em casa, e resolveu compartilhar isso em suas redes sociais, como forma de incentivar pessoas que passarão por período de isolamento em razão da pandemia provocada pelo novo coronavírus.

No seu perfil no Instagram, a campeã olímpica de 2012 postou vídeos se exercitando no prédio onde mora, no bairro da Gávea, zona Sul do Rio de Janeiro (RJ). 

 - Bom dia .. aproveitem para exercitar, ocupar o seu dia dentro de casa para aqueles que não estão doentes .. vamos limpar a casa, fazer exercício e ler nesses momentos 

Em outra mensagem, Sarah Menezes incentivou seus seguidores a aproveitarem o tempo para ficarem com suas famílias "dentro de suas casas". "Chegou a grande oportunidade", escreveu a atleta. "Aproveita também para fazer faxina em casa, coletiva familiar, mas não saiam de casa". 

A atleta olímpica tem saído do apartamento somente para fazer compras essenciais, quando aproveita para levar Estrela, sua cadela de estimação, para passear.

Sarah Menezes retornou de Paris, na França, antes do aumento de casos da Covid-19. Ela estava em preparação para um torneio no Marrocos, que aconteceria no início do mês, mas acabou cancelado como medida preventiva, para evitar a propagação do novo coronavírus. 

Campeonato Piauiense de Futebol é suspenso por tempo indeterminado

Foto: Fábio Lima/Cidadeverde.com

A Federação de Futebol do Piauí (FFP) anunciou, no início da noite desta terça-feira (17), a suspensão do Campeonato Piauiense 2020 por tempo indeterminado. 

A decisão foi tomada depois de o prefeito Firmino Filho (PSDB), pela manhã, anunciar veto aos eventos com mais de 50 pessoas em locais fechados na capital e 100 pessoas em espaços abertos, medida adotada para ajudar a impedir a propagação do novo coronavírus. 

Cinco dos oito times do torneio tem jogos agendados para Teresina: River, Flamengo, Piauí, Timon (o estádio Miguel Lima, em Timon-MA, não dispõe de laudos que o liberem para partidas oficiais) e Altos (o gramado do estádio Felipe Raulino ficou sem condições ideais de jogo por conta das chuvas das últimas semanas. 

O jogo entre River e Parnahyba, que aconteceria sem presença de torcida, nesta quarta-feira (18), está suspenso. O clube do litoral recebeu a confirmação a notícia depois de seguir viagem para Teresina

Além da decisão da Prefeitura de Teresina, o presidente da FFP, Robert Brown, levou em conta recomendação do Governo do Piauí para suspender ou impedir acesso a torcedores em eventos esportivos, a interrupção de torneios da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para o controle da pandemia provocada pelo coronavírus.

No fim da resolução, Brown acrescenta que a suspensão visa "garantir a saúde e o bem-estar de atletas, comissões técnicas, dirigentes, torcedores, imprensa e todos que de alguma forma contribuem para o futebol de nosso estado". 

O Campeonato Piauiense é suspenso com 18 partidas pendentes para a conclusão da primeira fase. Não há clubes matematicamente classificados para a final - hoje seriam Altos e Picos - e nem rebaixados para a segunda divisão - Piauí e Timon cairiam para a Série B se o torneio fosse encerado hoje. 

Com máscaras, Parnahyba viaja para enfrentar o River pelo Campeonato Piauiense

Foto: Parnahyba S.C.

Atualizada às 19h43

Com jogadores usando máscaras, a delegação do Parnahyba Sport Club viajou, na tarde desta terça-feira (17), para Teresina (PI), um dia antes do jogo agendado com o River, pelo Campeonato Piauiense. O clube adotou medidas preventivas para evitar a Covid-19, doença provocada pelo coronavírus. 

Nas redes sociais, o Tubarão postou uma foto de jogadores no ônibus usando máscaras antes de iniciar a viagem. Horas depois da delegação pegar a estrada, o torneio foi suspenso

Darllan Barros, médico do Parnahyba, disse que foi criado um grupo no Whatsapp para manter os jogadores informados sobre os cuidados com a doença. Todos foram orientados a usarem máscaras, principalmente em aglomerações, e fazerem sempre a higienização das mãos.  

- Se por acaso, algum jogadores ou a comissão técnica tiver algum sintoma eles entram em contato direto com a gente. Temos uma comissão médica disponível para o time na cidade de Teresina. 

O médico informou que nenhum atleta do clube apresentou queixas de sintomas da Covid-19. Darllan Barros espera que o trabalho preventivo colabore para que o vírus seja contido no Brasil o quanto antes. 

CBF confirma suspensão da Copa do Nordeste por tempo indeterminado

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou, na tarde desta terça-feira (17), a interrupção da Copa do Nordeste. A tabela da 8ª rodada do torneio, marcada para o próximo sábado (21), foi suspensa. 

Com isso, o jogo entre River e Santa Cruz, em Teresina (PI), foi adiado de sábado para data incerta. O mesmo ocorre com a partida entre Bahia e Náutico, que seria transmitida pela TV Cidade Verde no mesmo dia.  

A medida visa evitar aglomerações que facilitem a propagação do coronavírus, que gerou pandemia com mais de 200 casos confirmados em todo o país. Mas a continuidade da Copa do Nordeste se tornou inviável, mesmo que algum clube quisesse manter a realização do torneio com portões fechados - o que chegou a ser discutido entre dirigentes na última segunda-feira (16). 

Na sexta-feira (13), a CBF já havia suspendido suas competições nacionais, deixando as federações livres para decidirem sobre a situação em seus estados. Sobre o torneio regional, a entidade consultou a Liga do Nordeste para que desse uma posição a respeito. 

Em entrevista ao Jornal Commercio (PE), Eduardo Rocha, presidente da Liga do Nordeste, explicou que decretos de governos impuseram limitações para a realização de partidas de futebol em alguns estados. Como todos os jogos da última rodada da fase de grupos devem acontecer no mesmo dia e horário, a competição terá de parar. 

Até agora, a decisão mais forte na região no sentido de impedir jogos de futebol veio do Ceará. O Ministério Público Federal, que já havia conseguido na Justiça a realização de duas partidas com portões fechados, no último fim de semana, expediu recomendação para que torneios no estado sejam suspensos. A federação local se antecipou a uma eventual decisão judicial e interrompeu o Campeonato Cearense. 

"A CBF segue em permanente monitoramento, unindo esforços para que o país e o esporte superem o grande desafio em relação à pandemia, torcendo para que, o quanto antes, possamos voltar à normalidade", diz o comunicado da entidade. 

Coronavírus: Eduardo diz que manter Campeonato Piauiense é ir “na contramão” do mundo

  • river-treino-17-03-2020-18.jpg Foto: Yasmim Cunha/Cidadeverde.com
  • river-treino-17-03-2020-17.jpg Foto: Yasmim Cunha/Cidadeverde.com
  • river-treino-17-03-2020-16.jpg Foto: Yasmim Cunha/Cidadeverde.com
  • river-treino-17-03-2020-15.jpg Foto: Yasmim Cunha/Cidadeverde.com
  • river-treino-17-03-2020-14.jpg Foto: Yasmim Cunha/Cidadeverde.com
  • river-treino-17-03-2020-13.jpg Foto: Yasmim Cunha/Cidadeverde.com
  • river-treino-17-03-2020-12.jpg Foto: Yasmim Cunha/Cidadeverde.com
  • river-treino-17-03-2020-11.jpg Foto: Yasmim Cunha/Cidadeverde.com
  • river-treino-17-03-2020-10.jpg Foto: Yasmim Cunha/Cidadeverde.com
  • river-treino-17-03-2020-9.jpg Foto: Yasmim Cunha/Cidadeverde.com
  • river-treino-17-03-2020-8.jpg Foto: Yasmim Cunha/Cidadeverde.com
  • river-treino-17-03-2020-7.jpg Foto: Yasmim Cunha/Cidadeverde.com
  • river-treino-17-03-2020-6.jpg Foto: Yasmim Cunha/Cidadeverde.com
  • river-treino-17-03-2020-5.jpg Foto: Yasmim Cunha/Cidadeverde.com
  • river-treino-17-03-2020-4.jpg Foto: Yasmim Cunha/Cidadeverde.com
  • river-treino-17-03-2020-3.jpg Foto: Yasmim Cunha/Cidadeverde.com
  • river-treino-17-03-2020-2.jpg Foto: Yasmim Cunha/Cidadeverde.com
  • river-treino-17-03-2020-1.jpg Foto: Yasmim Cunha/Cidadeverde.com

Atualizada às 19h44

Álcool em gel nas mãos de Eduardo antes de se aproximar dos microfones dos veículos de comunicação na sala de imprensa do River Atlético Clube, com porta e janela abertas para aumentar a ventilação. E na cabeça, o pensamento nos filhos, na mãe que está na Suíça... Em tudo, menos no jogo com o Parnahyba, marcado para esta quarta-feira (16).

Poucas horas depois da entrevista, o jogo foi suspenso pela Federação de Futebol do Piauí

Capitão do Galo, o atacante resumiu o sentimento 2 jogadores com relação ao jogo do Campeonato Piauiense: não há clima para entrar em campo enquanto o mundo tenta conter a pandemia do coronavírus.

- O clima entre a gente é tranquilo, mas ao mesmo tempo preocupado. No meu modo de ver, o mundo está caminhando para um lado e nós estamos caminhando para outro lado, para o lado inverso das coisas. 

Eduardo afirmou entender os motivos da manutenção do Campeonato Piauiense mesmo sem presença de torcedores. Mas afirma que o momento é de preocupação total do mundo é com a saúde de todos e manter o torneio é um risco. 

- Estou vendo as escolas parando, nossos filhos em casa. Mas nós estamos jogando, viajando... Acho que não adianta nada nós ficarmos em casa se a gente está correndo esse risco e tendo a possibilidade de ir para casa e contaminar eles. Então, é algo que na minha opinião deveria parar. 

O atacante lembrou que outros estados suspenderam seus campeonatos. E citou preocupação em se contaminar durante as viagens, lembrando o caso do treinador do Flamengo (RJ), que está em quarentena enquanto recebe resultado de seus exames.

- O Nordeste tem o Ceará de um lado, o Maranhão do outro parando, e a gente aqui, na contramão da coisa. No meu modo de ver, é um risco. Nós acabamos de chegar de uma viagem. Quem nos garante que ninguém está contaminado?

O técnico interino, José Roberto, ressaltou que não há clima para a realização do jogo, mas manteve os trabalhos no centro de treinamento do clube. Na tarde desta terça-feira (17), os atletas fizeram a última atividade antes do jogo, enquanto o Parnahyba viajava de ônibus para Teresina com jogadores usando máscaras. 

O desfalque do time no treino foi o atacante Érico Júnior, que se machucou no jogo com o Vitória, em Salvador (BA), no último domingo. Ele não participou da atividade desta terça-feira.

Brown sobre futuro do Campeonato Piauiense: "a tendência vai ser suspender"

Foto: Yasmim Cunha/Cidadeverde.com

Em entrevista para a Rádio Cidade Verde, nesta terça-feira (17), o presidente da Federação de Futebol do Piauí (FFP), Robert Brown, explicou a decisão de realizar os jogos do Campeonato Piauiense com portões fechados, mas afirmou que, com o avançar da pandemia de coronavírus, a tendência é que o torneio precise ser suspenso nos próximos dias. 

No Acorda Piauí, Robert Brown explicou que a decisão de realizar os jogos com portões fechados leva em consideração muitos fatores, mas foi determinante o decreto do governador Wellington Dias (PT), que recomendou o cancelamento de eventos esportivos ou realização dos mesmos sem público. 

Mesmo assim, depois de conversar com dirigentes de outros estados, Brown acredita que o torneio precisará ser suspenso. Para isso, a FFP aguarda novas orientações das autoridades que tratam das medidas de controle do coronavírus no Brasil. 

- Particularmente, eu acho que nós vamos ter que suspender. É uma opinião minha. Eu acho que a tendência vai ser suspender. Ou hoje, ou amanhã, ou daqui para sexta, ou na outra semana. Mas eu acho que vai suspender, porque a tendência do coronavírus é aumentar, e à medida que for aumentando, vai ter que se fechar todas essas coisas. Inclusive, é só de portão fechado, mas vai chegar uma hora que nós vamos ter que fechar total. 

O presidente da FFP afirmou ainda não ser possível projetar como será o calendário do futebol brasileiro. Brown afirmou já existirem especulações de mudanças no formato do Campeonato Brasileiro, mas não há nenhuma certeza do que irá acontecer. A incerteza no período de duração da pandemia é o que gera dúvidas sobre quando os torneios poderão ser disputados. 

Sem Copa do Nordeste, FFP pode antecipar Rivengo 
A tabela do Campeonato Piauiense prevê a realização do clássico entre Flamengo e River na próxima terça-feira (24). O jogo não seria no fim de semana por conta da participação do Galo na Copa do Nordeste. Com a expectativa de suspensão do torneio regional, o Rivengo pode ser antecipado. 

River e Santa Cruz estava agendado para o próximo sábado (21), pelo Nordestão. Questionado sobre a possibilidade de usar o fim de semana para a realização do Rivengo, Robert Brown admitiu poder antecipar a partida com a confirmação da suspensão da Copa do Nordeste. Porém, o clássico seria disputado com portões fechados. 

Federação decide manter Campeonato Piauiense, mas com portões fechados

Foto: Fábio Lima/Cidadeverde.com

Ampliada às 17h37

Em nota divulgada na tarde desta segunda-feira (16), a Federação de Futebol do Piauí (FFP) decidiu que o Campeonato Piauiense continuará a ser disputado, mas sem presença de torcedores. 

A medida visa contribuir para o controle da pandemia de coronavírus, que tem mais de 200 casos confirmados em todo o país e mais de 30 suspeitos no Piauí. 

A decisão começa a valer na quarta-feira (18), com o jogo entre River e Parnahyba, marcado para o estádio Lindolfo Monteiro. 

Em nota, a FFP informou que vai seguir recomendação de decreto do governador Wellington Dias (PT), que declarou situação de emergência em saúde pública, suspendendo aulas na rede estadual e eventos em órgãos do Estado. 

No mesmo decreto, o governador recomenda "aos organizadores ou produtores de eventos, o cancelamento de eventos esportivos, artísticos, culturais, políticos, científicos, comerciais, religiosos e outros eventos de massa".

"A FFP esclarece que está monitorando todas as informações referentes ao Coronavírus/Covid-19 e segue em contato permanente com as entidades e órgãos de saúde do governo. A mentora permanece em alerta e avaliando possíveis medidas a serem tomadas para o seguro enfrentamento desta pandemia", diz a nota da federação. 

Com isso, o Piauí segue os estados do Ceará, Bahia e Paraíba, outros nordestinos que decidiram manter seus torneios, mas sem torcida. Em Pernambuco, os jogos serão com portões fechados por força de decreto do governo local. 

Alagoas e Sergipe anunciaram a suspensão de seus campeonatos estaduais. 

A Copa do Nordeste, que tem sua última rodada marcada para o próximo sábado (21), ainda tem seu futuro em aberto. 

Posts anteriores