Cidadeverde.com

Opinião: formato do Piauiense 2020 sem semifinais é o menos ruim para o torneio

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

Era o jeito: os clubes aceitaram que o Campeonato Piauiense teria de encolher em duas rodadas. O que eles demoraram a definir foi o jeito de resolver isso. 

A reunião acalourada na sede da Federação de Futebol do Piauí (FFP), na última terça-feira (5), acabou por definir que o Campeonato Piauiense terá turno único, mas sem semifinais, para garantir dois jogos na final. 

Se os últimos campeonatos tivessem sido disputados nesse formato, os finalistas seriam (nos anos com dois turnos, somei apenas os pontos da fase classificatória): 

2019 - River e 4 de Julho
2018 - Altos e River
2017 - Altos e River
2016 - Altos e Parnahyba

Notem que, exceto pelo River de 2018, os finalistas foram os times que haviam garantido participação na Copa do Brasil e/ou na Série D no mesmo ano - ou seja, times que tinham calendário e investiram mais para isso. 

É difícil fazer frente ao investimento dos clubes que já estão em cima e recebem cotas de transmissão de torneios televisionados. Por isso, a proposta de apenas um jogo na semifinal e outro na final seria a alternativa menos ruim para os clubes de menor poder financeiro, pois teriam uma chance para desbancar os "grandes", ainda que fora de casa e precisando vencer. 

Porém, Picos e 4 de Julho pediram a volta da divisão em grupos - para mim, uma economia de custos para os clubes que reduziria a possibilidade de confrontos interessantes e enfraqueceria o produto Campeonato Piauiense - que tem feito alguns esforços para se viabilizar comercialmente. 

Além disso, clubes como o Altos alegaram a possível injustiça de apenas um jogo na semifinal, justamente por permitir que o clube de melhor campanha veja um trabalho de meses findar em um único balançar de redes do seu goleiro. 

Na verdade, não há formato mais justo que os pontos corridos. A tradição brasileira ainda exige que façamos finais nos campeonatos estaduais. Enquanto isso não mudar, não há que se reclamar de injustiças, e sim buscar o formato menos ruim. 

E o Campeonato Piauiense sem semifinais era, a meu ver, o menos ruim entre as opções. Isso pode tornar o torneio mais competitivo - seja na parte de cima ou de baixo da tabela. Ou, poderemos chegar nas últimas rodadas cumprindo tabela, com finalistas e rebaixados praticamente definidos. 

Como eu disse, nenhum formato é perfeito. Contudo, por força do calendário, era o jeito mudar. Tomara que dê certo. 

JES e Campo Largo avançam na Copa Nordeste de Futsal; AABB/Mesa 14 é eliminado

Fotos: Victor Costa/JES

Atualizada às 09h07

JES e Campo Largo do Piauí são as equipes do Piauí classificadas para as quartas de final da Copa Nordeste de Futsal, que acontece em Teresina. Os jogos desta quarta-feira (6) definifiram os confrontos da fase de mata-mata, que não terá o AABB/Mesa 14, único time piauiense eliminado na primeira fase da competição. 

O JES empatou com o Ceará em um grande jogo no ginásio Verdão: 2 a 2. Os cearenses terminaram o Grupo C na liderança, enquanto os piauienses ficaram com a segunda posição e irão enfrentar o Tamandaré (PE). 

Os pernambucanos foram os algozes do AABB/Mesa 14. O time do Piauí entrou em quadra podendo perder por dois gols de diferença para se classificar. Acabou goleado por 6 a 2 e eliminado no Grupo A.  

Pela manhã, Campo Largo foi derrotado pelo Garapa (PE) por 2 a 1 e ficou com o terceiro lugar no Grupo B, mas acabou classificado como melhor terceiro colocado das três chaves. No mata-mata, o time piauiense voltará a enfrentar o Eusébio (CE), timve vencido pelos piauienses por 6 a 4 na primeira fase. 

COPA NORDESTE DE FUTSAL - QUARTAS DE FINAL - 07/11
15H - Pires Ferreira (CE) X Garapa (PE) 
16H30 - Eusébio (CE) x Campo Largo (PI) 
18H - Ceará (CE) x Sampaio (MA)
19H30 - Tamandaré (PE) x JES (PI) 

JES (PI) 2X2 CEARÁ (CE)
O placar foi aberto apenas no segundo tempo. Lelê marcou primeiro para os cearenses. Em desvantagem, o JES tentou usar o goleiro linha, mas foi vencido no contra-ataque por outro gol de Lelê. 

O time piauiense reagiu em seguida e diminuiu com Ericson. O gol parece ter empolgado a equipe do técnico Paulo Evaristo, que foi para cima do adversário. O empate demorou pouco, e veio em contra-ataque de Idelvando, que fez um lindo gol. Mas ficou nisso - com direito a um festival de chances desperdiçadas pelo JES. 

AABB/MESA 14 (PI) 2x6 TAMANDARÉ (PE)
O jogo mal começou e Negada, após cobrança de falta, apareceu no pé da trave e escorou para o gol. O time do Mesa 14 reagiu pouco tempo depois, com gol de Evaldo, cobrando falta. 

Mas, ainda no primeiro tempo, Valdívia, Marcelo Russas e Wanderson começaram a transformar o empate em goleada: 4 a 1 para o Tamandaré. 

O resultado adverso eliminava o Mesa 14, que tentou reagir no início do segundo tempo, mas os ataques não se converteram em gol. A situação piorou quando Mimi fez 5 a 1, com direito a dancinha na comemoração. 

Ewerton completou a goleada e Breno Bolt ainda descontou para o Mesa 14, mas faltaram outros dois gols para classificar o time piauiense. 

Da terra de Adriana e Valéria, jogadoras sonham com sucesso no futebol feminino

Fotos: Roberta Aline e Yasmim Cunha/Cidadeverde.com

Jardênia foi a camisa 9 da Seleção de União, município distante 65 quilômetros de Teresina, que criou sua equipe para a disputa da Copa Cidade Verde de Futebol Feminino Sub-17. E é com ela que começo a contar a história de uma cidade que hoje respira esse esporte. 

A jovem vem do povoado Lagoa do Governo e joga futebol desde os 9 anos de idade. O pai era atacante em competições no município - e ela seguiu o mesmo caminho nos campos de várzea. 

Mas se faltavam ídolos em União para que o pai de Jardênia pudesse sonhar, a história mudou. Quando pergunto para a atacante se ela tem alguém no esporte como referência, o primeiro nome é o de Valéria, atacante do São Paulo. 

- Eu conheço ela, ela mora no meu povoado e me inspiro nela também. Ela me ajudava bastante. A gente já chegou a jogar junto em campeonato. 

Valéria não é a única que saiu da zona Rural de União. Além da atacante, que defendeu o Brasil na Copa do Mundo Sub-20 de 2018, o município revelou Adriana, hoje no Corinthians - a jogadora foi cortada da Copa do Mundo de 2019 por conta de uma lesão. 

São os nomes lembrados por Vera, outra jogadora da seleção que atuou na Copa Cidade Verde. A jovem veio do povoado Santa Rita e conta que joga futebol com os meninos desde os 4 anos de idade. Também teve oportunidade de bater uma bola com a Valéria e lembra disso com orgulho, algo como parte do seu currículo de jovem atleta. 

- É meu sonho ser jogadora (...) Já joguei com a Valéria e ela está agora nos times de fora. Joguei com a Adriana também. Todo mundo conhece (elas). (...) Nós acreditamos que um dia nós podemos estar no mesmo lugar que elas estão hoje. 

São poucas as jogadoras do time que vieram da zona Urbana de União. Carol Portela, treinadora da equipe, estima que cerca de 40 meninas foram observadas para a montagem do time Sub-17, mas sabe que a cidade tem muito mais valores que isso. 

E a treinadora sabe também a importância de não deixar o sonho dessas jovens jogadoras morrer. 

- A gente já tem aquele histórico de sair jogadoras reveladas de União, que tem o caso da Adriana, a Valéria e agora a Vanessa (Paysandu-PA) também. E a gente sempre procura incentivar muito o futebol feminino. A nossa força em União é o futebol, especialmente o feminino. 

Hoje, a importância de nomes como Valéria e Adriana para a nova geração do futebol feminino de União é difícil de ser medida. Carol Portela tenta resumir esse sentimento. 

- Pra você sair de um estado pequeno desses, que é o Piauí, e uma cidade pequena, é praticamente... Muita gente joga na cara: "Tu acha que vai jogar em São Paulo?". Mas nós temos histórico de jogadoras boas, excelentes. 


Adriana, do Corinthians, e Valéria, do São Paulo: as duas são de povoados da zona Rural de União (fotos: Agência Corinthians e São Paulo F.C.)

Na noite de terça-feira (5), a seleção de União foi derrotada por 5 a 0 pelo Fluminense (PI), sediado em Teresina, mas com equipe formada por jogadoras de Caxias (MA).  

Lágrimas tomaram conta de jogadoras de União, que foram abraçadas pelas rivais após o jogo que as eliminou do torneio. 

O sonho das meninas do Fluminense continua. Mas o das meninas de União, também. 

Campo Largo perde pela 1ª vez, mas segue na Copa Nordeste de Futsal

  • garapa-campo-largo-futsal-18.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • garapa-campo-largo-futsal-17.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • garapa-campo-largo-futsal-16.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • garapa-campo-largo-futsal-15.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • garapa-campo-largo-futsal-14.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • garapa-campo-largo-futsal-13.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • garapa-campo-largo-futsal-12.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • garapa-campo-largo-futsal-11.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • garapa-campo-largo-futsal-10.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • garapa-campo-largo-futsal-9.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • garapa-campo-largo-futsal-8.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • garapa-campo-largo-futsal-7.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • garapa-campo-largo-futsal-6.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • garapa-campo-largo-futsal-5.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • garapa-campo-largo-futsal-4.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • garapa-campo-largo-futsal-3.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • garapa-campo-largo-futsal-2.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • garapa-campo-largo-futsal-1.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com

Atualizada às 13h38

Depois de um empate e uma vitória, o time de Campo Largo do Piauí foi derrotado na Copa Nordeste de Futsal. Na manhã desta quarta-feira (6), no ginásio Verdão, a equipe foi superada pelo Garapa (PE) por 2 a 1. 

O placar foi construído ainda no primeiro tempo. Lucas marcou para os pernambucanos. Adriano empatou, mas o mesmo Lucas fez 2 a 1, minutos antes do intervalo da partida. 

No primeiro jogo da manhã, Eusébio (CE) venceu o Itabaiana (SE) por 6 a 2. Os sergipanos estão eliminados do torneio.

Garapa e Eusébio estão classificados no Grupo B como primeiro e segundo colocados, respectivamente. 

Campo Largo fica com a terceira posição, mas avança porque os dois melhores terceiros colocados das três chaves avançam para as quartas de final, que serão disputadas na quinta-feira (7). 

Na classificação parcial do Grupo A, Tamandaré (PE) e AABB/Mesa 14 (PI) vão disputar uma das vagas para a próxima fase. Quem vencer, se classifica em primeiro ou segundo lugar. Quem perder, termina na terceira posição com 3 pontos (Campo Largo tem 4). Em caso de empate, a AABB é eliminada por ter average (divisão de gols pró pelos gols contra) menor que o de Campo Largo. 

AABB/Mesa 14 vence e se reabilita na Copa Nordeste; JES Futsal cede empate

O AABB/Mesa 14 se reabilitou da derrota na abertura da Copa Nordeste de Futsal, em Teresina (PI). Na noite desta terça-feira (5), no ginásio Verdão, o time piauiense derrotou o Balsas (MA) por 2 a 0 e manteve vivas as chances de classificação para as quartas de final. 

Hélio, no começo do jogo, e Allerson, no segundo tempo, marcaram os gols da vitória do Mesa 14, que havia sido derrotado na estreia pelo Pires Ferreira (CE) por 3 a 1. 

Nesta quarta-feira (6), às 19h30, o Mesa 14 recebe o Tamandaré (PE) no encerramento da fase de grupos do torneio. 

JES cede empate
No penúltimo jogo da noite, o JES Fustal empatou em 3 a 3 com o Lagarto (SE). 

Dannylinho, Idelvando e Luan marcaram os gols do time piauiense, que chegou a vencer por 3 a 1, mas cedeu o empate aos sergipanos. 

Na quarta-feira (6), o confronto promete ser mais complicado. O JES vai encarar o Ceará, às 18h. 

Campeonato Piauiense será disputado sem semifinais em 2020

Foto: Fábio Lima/Cidadeverde.com

Foi uma reunião com ânimos aparentemente exaltados. Foi o que se pode ouvir do lado de fora da sala da presidência da Federação de Futebol do Piauí (FFP). As vozes alteradas eram de dirigentes de clubes que vão disputar a Série A do Campeonato Piauiense em 2020. 

Em pauta, uma mudança forçada no regulamento. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) concedeu 16 datas para os campeonatos estaduais do ano que vem, ao contrário das 18 que eram destinadas anteriormente - e no qual se encaixava o formato de 14 rodadas, com dois jogos nas semifinais e finais. 

Após quase uma hora e meia de discussão, 6 dos 8 clubes decidiram que o Campeonato Piauiense 2020 continuará com jogos de ida e volta entre todos os times, mas somente duas partidas nas finais, sem semifinais. 

Foi recusada a proposta que reduzia a semifinal para um jogo e a final também para uma partida. Picos e 4 de Julho queriam o retorno do torneio dividido em grupos regionalizados, mas a ideia não ganhou força. 

A tabela da competição só será divulgada após a CBF liberar a tabela da Copa do Nordeste. A FFP aguarda as datas do torneio regional para saber em quais dias poderá marcar partidas do River, representante do Piauí no Nordestão. 

Quanto aos ânimos acirrados, o presidente do Altos, Warton Lacerda, admitiu que foi uma reunião com discussões acalouradas. Já Robert Brown, presidente da FFP, desconversou: disse que alguns dirigentes se empolgam e falam alto. 

Campo Largo vira jogo e vence Eusébio (CE) na Copa Nordeste de Futsal

  • eusebio-campo-largo-8.jpg Fotos: Alberto Adalberto
  • eusebio-campo-largo-7.jpg Fotos: Alberto Adalberto
  • eusebio-campo-largo-6.jpg Fotos: Alberto Adalberto
  • eusebio-campo-largo-5.jpg Fotos: Alberto Adalberto
  • eusebio-campo-largo-4.jpg Fotos: Alberto Adalberto
  • eusebio-campo-largo-3.jpg Fotos: Alberto Adalberto
  • eusebio-campo-largo-2-2.jpg Fotos: Alberto Adalberto
  • eusebio-campo-largo-1-2.jpg Fotos: Alberto Adalberto

Campo Largo do Piauí virou o jogo e venceu, na manhã desta terça-feira (5), sua primeira partida na Copa Nordeste de Futsal, disputada no ginásio Verdão, em Teresina (PI). O triunfo de 6 a 4 contra o Eusébio (CE), apontado como um dos favoritos ao título, deixou a equipe perto da vaga nas quartas de final. 

O primeiro tempo terminou empatado em 2 a 2, com gols de Frede e Thompson para o Campo Largo, e Gerrivan e Pedro Henrique para o Eusébio. 

Na volta do intervalo, os cearenses ampliaram o placar com Walfrido e Carlos Alberto. A reação de Campo Largo começou com um belo gol de Frede. Depois, Thompson empatou e Guilherme virou o jogo. No fim, Eusébio usou o goleiro linha e sofreu o sexto gol - o terceiro de Frede na partida. 

O time piauiense havia empatado em 2 a 2 na estreia com o Itabaiana (SE), ontem (4). Na quarta-feira (6), a equipe encara o Garapa (PE), que hoje goleou o mesmo time sergipano por 7 a 1. O jogo está marcado para 10h30, com entrada franca. 

Apesar do confronto contra Eusébio ser tido como mais difícil assim que a tabela saiu, o técnico Clemilton Miranda prega cautela contra os pernambucanos.

Foto: Fábio Lima/Cidadeverde.com

- É um jogo tão difícil quanto hoje. A equipe do Garapa tem jogadores muito rápidos e habilidosos. Sempre procuram o 1 contra 1. Agora o importante é descansar. A competição é muito dura, tem jogo todo dia. A equipe está de parabéns e é pensar jogo a jogo. 

JES goleia Sampaio na Copa Nordeste de Futsal; AABB perde jogo de estreia

Fotos: Gabriel Paulino / JES

O JES foi o único time piauiense a vencer seu jogo de estreia na Copa Nordeste de Futsal, que teve início nesta segunda-feira (4), no ginásio Verdão, em Teresina (PI). A disputa da fase de grupos do torneio continua nesta terça (5), com entrada franca. 

Atual campeão piauiense, o JES Futsal derrotou o Sampaio Futsal, de Araioses (MA), por 5 a 2. Dannylinho marcou três vezes. Alexandre Piauí e Alexandre Timon completaram a goleada.

Na terça-feira, o  JES Futsal volta a jogar no Verdão, dessa vez contra o Lagarto (SE). A partida tem início previsto para 17h30 - mas o primeiro dia de jogos registrou atrasos de meia hora em relação ao horário da tabela. 

AABB/Mesa 14 perde na estreia
Vice-campeão metropolitano, o time da AABB/Mesa 14 acabou derrotado pelo Pires Ferreira (CE) por 3 a 1. Breno Bolt marcou o gol de honra dos piauienses, quando a AABB já perdia por 2 a 0. 

Na segunda rodada, a equipe do Piauí irá enfrentar o Balsas (MA), que foi goleado na estreia pelo Tamandaré (PE) por 6 a 1. 

Campo Largo empata
Pela manhã, o Campo Largo (PI) empatou em 2 a 2 com o Itabaiana (SE). Nesta terça, o time do Piauí vai enfrentar o Eusébio (CE). 

Liga Nordeste de Futsal 2019

- 04/11 - Segunda-feira
09h - Eusébio (CE) 3x1 Garapa (PE)
10h30 - Campo Largo (PI) 2x2 Itabaiana (SE)
14h30 - Ceará (CE) 4x2 Lagarto (SE)
16h - Balsas (MA) 1x6 Tamandaré (PE)
17h30 - JES (PI) 5x2 Sampaio Futsal (MA)
19h - Pires Ferreira (CE) 3x1 AABB/Mesa 14 (PI)

- 05/11 - Terça-feira
09h - Garapa (PE) x Itabaiana (SE)
10h30 - Eusébio (CE) x Campo Largo (PI)
14h30 - Tamandaré (PE) x Pires Ferreira (CE)
16h - Ceará (CE) x Sampaio Futsal (MA)
17h30 - Lagarto (SE) x JES (PI)
19h - AABB/Mesa 14 (PI) x Balsas (MA)

- 06/11 - Quarta-feira
09h - Itabaiana (SE) x Eusébio (CE)
10h30 - Campo Largo (PI) x Garapa (PE)
14h30 - Sampaio Futsal (MA) x Lagarto (SE)
16h - Pires Ferreira (CE) x Balsas (MA)
17h30 - JES (PI) x Ceará (CE)
19h - Tamandaré (PE) x AABB/Mesa 14 (PI)

- 07/11 - Quinta-feira
A partir de 14h30 - Oitavas de final

- 08/11 - Sexta-feira
A partir de 17h30 - Semifinais

- 09/11 - Sábado 
19h - FINAL

Futsal: Campo Largo cede empate na estreia na Copa Nordeste

  • campo-largo-itabaiana-cnfutsal-1.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • campo-largo-itabaiana-cnfutsal-2.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • campo-largo-itabaiana-cnfutsal-3.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • campo-largo-itabaiana-cnfutsal-4.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • campo-largo-itabaiana-cnfutsal-5.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • campo-largo-itabaiana-cnfutsal-6.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • campo-largo-itabaiana-cnfutsal-7.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • campo-largo-itabaiana-cnfutsal-8.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • campo-largo-itabaiana-cnfutsal-9.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • campo-largo-itabaiana-cnfutsal-10.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • campo-largo-itabaiana-cnfutsal-11.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • campo-largo-itabaiana-cnfutsal-12.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • campo-largo-itabaiana-cnfutsal-13.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • campo-largo-itabaiana-cnfutsal-14.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • campo-largo-itabaiana-cnfutsal-15.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • campo-largo-itabaiana-cnfutsal-16.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com
  • campo-largo-itabaiana-cnfutsal-17.jpg Roberta Aline/Cidadeverde.com

No primeiro dia de jogos da Copa Nordeste de Futsal, em Teresina (PI), o Campo Largo (PI) empatou com o Itabaiana (SE) em 2 a 2. A partida desta segunda-feira (4), válida pelo Grupo B, foi disputada no ginásio Verdão, que sedia o evento até o próximo sábado (9). 

Kelson marcou para o Campo Largo ainda no início do jogo. Mas o time piauiense estourou o limite de faltas no primeiro tempo. Mike aproveitou o tiro livre direto e empatou o jogo. 

No intervalo, apesar de reclamar muito com a arbitragem sobre faltas não marcadas do lado adversário, o técnico Clemilton Miranda reconheceu que a equipe caiu de produção e deixou os sergipanos crescerem no jogo. 

A conversa com os jogadores no intervalo surtiu efeito. Campo Largo voltou mais agressivo, acertou a trave e fez o Itabaiana atingir o limite de faltas antes da metade do tempo regulamentar. Mas foi de pênalti que Frede colocou o time piauiense na frente outra vez. 

O problema é que os sergipanos tiveram a tranquilidade para buscar o empate. Sem fazer faltas pelo resto da partida, o Itabaiana cresceu no jogo, empatou com Erivaldo Júnior e, nos últimos segundos, ainda teve a chance de virar o placar. 

Na terça-feira (5), às 10h30, o Campo Largo enfrentará o Eusébio (CE), que estreou nesta manhã com vitória sobre o Garapa (PE) por 3 a 1. Antes, o Itabaiana enfrenta os pernambucanos. 

River anuncia contratação de João Ananias, ex-Náutico e Santa Cruz

Foto: Santa Cruz FC

O River Atlético Clube anunciou, na manhã desta segunda-feira (4), a contratação do lateral direito e volante João Ananias, 28 anos, revelado no futebol pernambucano. 

Revelado pelas categorias de base do Náutico (PE), João Ananias tem 28 anos e passagens por Santa Cruz (PE), Salgueiro (PE), Cuiabá (MT) e Joinville (SC). Seu último clube foi o Ventspils, da Letônia. 

É o terceiro nome confirmado oficialmente pelo tricolor depois da apresentação do técnico Márcio Goiano - o atacante Valdo Bacabal e o meia Jean Natal também foram anunciados pelo Galo. 

O clube tem ainda tem contrato prorrogado com mais de 10 jogadores do elenco da temporada 2019, e trouxe de volta o atacante Eduardo, que deixou o Galo para jogar a Série C do Brasileirão com o Treze (PB). 

O River tem apresentação marcada para o dia 2 de dezembro. O tricolor vai representar o Piauí na Copa do Nordeste e disputará Copa do Brasil e Série D do Campeonato Brasileiro, além de tentar o bicampeonato estadual. 

Posts anteriores