Cidadeverde.com

Brown sobre futuro do Campeonato Piauiense: "a tendência vai ser suspender"

Foto: Yasmim Cunha/Cidadeverde.com

Em entrevista para a Rádio Cidade Verde, nesta terça-feira (17), o presidente da Federação de Futebol do Piauí (FFP), Robert Brown, explicou a decisão de realizar os jogos do Campeonato Piauiense com portões fechados, mas afirmou que, com o avançar da pandemia de coronavírus, a tendência é que o torneio precise ser suspenso nos próximos dias. 

No Acorda Piauí, Robert Brown explicou que a decisão de realizar os jogos com portões fechados leva em consideração muitos fatores, mas foi determinante o decreto do governador Wellington Dias (PT), que recomendou o cancelamento de eventos esportivos ou realização dos mesmos sem público. 

Mesmo assim, depois de conversar com dirigentes de outros estados, Brown acredita que o torneio precisará ser suspenso. Para isso, a FFP aguarda novas orientações das autoridades que tratam das medidas de controle do coronavírus no Brasil. 

- Particularmente, eu acho que nós vamos ter que suspender. É uma opinião minha. Eu acho que a tendência vai ser suspender. Ou hoje, ou amanhã, ou daqui para sexta, ou na outra semana. Mas eu acho que vai suspender, porque a tendência do coronavírus é aumentar, e à medida que for aumentando, vai ter que se fechar todas essas coisas. Inclusive, é só de portão fechado, mas vai chegar uma hora que nós vamos ter que fechar total. 

O presidente da FFP afirmou ainda não ser possível projetar como será o calendário do futebol brasileiro. Brown afirmou já existirem especulações de mudanças no formato do Campeonato Brasileiro, mas não há nenhuma certeza do que irá acontecer. A incerteza no período de duração da pandemia é o que gera dúvidas sobre quando os torneios poderão ser disputados. 

Sem Copa do Nordeste, FFP pode antecipar Rivengo 
A tabela do Campeonato Piauiense prevê a realização do clássico entre Flamengo e River na próxima terça-feira (24). O jogo não seria no fim de semana por conta da participação do Galo na Copa do Nordeste. Com a expectativa de suspensão do torneio regional, o Rivengo pode ser antecipado. 

River e Santa Cruz estava agendado para o próximo sábado (21), pelo Nordestão. Questionado sobre a possibilidade de usar o fim de semana para a realização do Rivengo, Robert Brown admitiu poder antecipar a partida com a confirmação da suspensão da Copa do Nordeste. Porém, o clássico seria disputado com portões fechados. 

Federação decide manter Campeonato Piauiense, mas com portões fechados

Foto: Fábio Lima/Cidadeverde.com

Ampliada às 17h37

Em nota divulgada na tarde desta segunda-feira (16), a Federação de Futebol do Piauí (FFP) decidiu que o Campeonato Piauiense continuará a ser disputado, mas sem presença de torcedores. 

A medida visa contribuir para o controle da pandemia de coronavírus, que tem mais de 200 casos confirmados em todo o país e mais de 30 suspeitos no Piauí. 

A decisão começa a valer na quarta-feira (18), com o jogo entre River e Parnahyba, marcado para o estádio Lindolfo Monteiro. 

Em nota, a FFP informou que vai seguir recomendação de decreto do governador Wellington Dias (PT), que declarou situação de emergência em saúde pública, suspendendo aulas na rede estadual e eventos em órgãos do Estado. 

No mesmo decreto, o governador recomenda "aos organizadores ou produtores de eventos, o cancelamento de eventos esportivos, artísticos, culturais, políticos, científicos, comerciais, religiosos e outros eventos de massa".

"A FFP esclarece que está monitorando todas as informações referentes ao Coronavírus/Covid-19 e segue em contato permanente com as entidades e órgãos de saúde do governo. A mentora permanece em alerta e avaliando possíveis medidas a serem tomadas para o seguro enfrentamento desta pandemia", diz a nota da federação. 

Com isso, o Piauí segue os estados do Ceará, Bahia e Paraíba, outros nordestinos que decidiram manter seus torneios, mas sem torcida. Em Pernambuco, os jogos serão com portões fechados por força de decreto do governo local. 

Alagoas e Sergipe anunciaram a suspensão de seus campeonatos estaduais. 

A Copa do Nordeste, que tem sua última rodada marcada para o próximo sábado (21), ainda tem seu futuro em aberto. 

Vitórias fazem Flamengo sonhar com finais do Piauiense: "se deixarem a gente chegar..."

Foto: Elziney Santos/FFP

As vitórias sobre Altos e Timon mudaram a situação do Flamengo no Campeonato Piauiense. De candidato ao rebaixamento, o rubro-negro admite até sonhar com uma das vagas na decisão. 

Brigar pelo título é algo que ainda parece improvável. Com 12 pontos, o Leão pode chegar a 24 caso vença as quatro partidas que terá pela frente: River, 4 de Julho (fora de casa), Picos (em casa) e Piauí. 

E não basta apenas vencer: é preciso que Altos, com 21 pontos, e Picos e 4 de Julho, ambos com 20 pontos, não ultrapassem o teto que pode ser alcançado pelo rubro-negro. 

O time deixou o Lindolfo Monteiro no sábado (14), após o 3 a 1 sobre o Timon, aos gritos de "Eu acredito" por parte da torcida. 

Missão impossível? Para quem derrotou o líder Altos, de virada... Melhor não duvidar do que o grupo do técnico Paulo Moroni é capaz. 

Foto: Fábio Lima/Cidadeverde.com

- É bem difícil. Mas, matematicamente, enquanto for possível, tem que se trabalhar. Eu falei para os jogadores que não se tratava mais da competição, mas do caráter nosso, de estar no Flamengo, representando um clube profissional, de fazer o maior desempenho possível, de doação máxima pra dignificar essa reta final da competição. Se chegar lá e deixarem a gente chegar, a gente agradece. 

O Rivengo, próximo jogo do Fla no Campeonato Piauiense, está marcado para o dia 24 de março, terça-feira. 

Covid-19: atletas de badminton do Piauí farão exames após contato com possível infectada

Foto: Arquivo pessoal

Última atualização às 14h42

Seis integrantes da seleção brasileira de badminton, quatro deles piauienses, serão submetidos a exames após manterem contato com uma pessoa que pode ter contraído o coronavírus. Alguns deles chegaram a divulgar vídeos nas redes sociais, usando máscaras, informando que estavam isolados, mas todos estão em casa aguardando a realização de testes. 

A situação envolve os piauienses Francielton Farias, Fabrício Farias, Jaqueline Lima e Sâmia Lima, a fluminense Fabiana da Silva e treinador português Marco Vasconcelos, que estão em Americana (SP) treinando para competições futuras. Nenhum deles apresenta sintomas da Covid-19, mas continuarão em casa, sem treinar, até o resultado de exames. 

O presidente da Confederação Brasileira de Badminton (CBBd), Francisco Ferraz, informou ao Cidadeverde.com que os atletas mantiveram contato com uma blogueira que os entrevistou no último fim de semana. Depois disso, ela postou mensagem nas redes sociais informando que iria fazer exames para saber se estava com o Coronavírus. 

Por precaução, os cinco atletas e o treinador foram a um hospital em Americana para serem submetidos a exames. Porém, o técnico Marco Vasconcelos informou ao Cidadeverde.com que nenhum deles fez teste para o coronavírus porque não havia sintomas da doença - o contato com a blogueira possívelmente infectada foi há quatro dias. 

Uma empresa será contratada para realizar os exames e descartar qualquer tipo de suspeita. O treinador acrescentou que não existe isolamento, mas todos os cinco atletas e o treinador vão ficar em casa até fazerem os exames. 

Marco Vasconcelos ressaltou que a CBBd tem um plano de prevenção ao Coronavírus, que foi executado com sucesso durante as viagens internacionais da seleção brasileira, e um plano de emergência, acionado após a blogueira anunciar que faria teste para saber se foi infectada. 

Durante a manhã, Fabrício e Francielton Farias divulgaram vídeos informando que estavam isolados, o que foi confirmado em primeiro contato com o presidente da CBBd, que falou sobre os procedimentos adotados nessa situação.

Mais tarde, após a informação repercutir, Jaqueline Lima entrou em contato com a reportagem e negou que estivesse em isolamento. Samia Lima postou vídeo ao lado de Fabrício Farias no qual ele afirma que foi ao hospital "fazer alguns exames de prevenção" e a atleta acrescenta que estão "todos ótimos". 

O grupo treinava em Americana enquanto uma decisão sobre o circuito mundial de badminton não era adotada. Com torneios cancelados em todo o planeta, a tendência é que a temporada seja cancelada e os atletas sejam classificados para os Jogos Olímpicos com base no ranking atual. Nesse cenário, há possibilidade de que uma dupla de piauienses garanta vaga em Tóquio. 

Veja vídeos postados pelos irmãos Fabrício e Francielton em suas contas no Instagram nesta segunda-feira (16) - o vídeo foi atualizado com novas postagens feitas pelos atletas após a repercussão do caso:

A CBBd divulgou nota, no início da tarde desta segunda-feira (16), esclarecendo os procedimentos adotados nessa situação:

Nota à imprensa e à sociedade sobre COVID-19 e isolamento de atletas.

A Confederação Brasileira de Badminton (CBBd), informa à imprensa, aos atletas, federações, clubes e a todos os interessados que está prontamente atenta a situação de emergência global em decorrência da pandemia anunciada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), do novo Corona Vírus (COVID-19) e suas consequências no Brasil, diante do cenário que se apresenta.

A CBBd tem tomado medidas de precauções em relações a todos e, pelo fato noticiado que atletas de Seleção Brasileira de Badminton estariam em isolamento e com intercorrências do COVID-19, essa não procede totalmente, uma vez que estão assintomáticos e não fazem parte importantes de grupo de risco. Adotando medida de precaução, após alguns desses atletas terem tido contato físico com uma repórter nesse último final de semana, na gravação de um especial para mídia social, e essa profissional ter colocado em rede social particular que estaria em uma espécie de "quarentena; pelo fato dos atletas terem viajado à Europa e ao Iran, no Oriente Médio, participando de torneios, resolveu-se fazer a testagem de todos eles e, até o resultado final da testagem para COVID-19, e eventual contraprova, os treinos da Seleção foram suspensos devendo os atletas ficarem em seus alojamentos obedecendo naturalmente, como todos os brasileiros, medidas sanitárias amplamente divulgadas pelos organismos do deporto e de autoridades em saúde pública e particular.

Quaisquer outras informações serão repassada oportunamente pela CBBd.

Decisão da CBF suspende dois jogos no Piauí; FFP adota cautela sobre Campeonato Piauiense

Foto: Fábio Lima/Cidadeverde.com

A decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de suspender jogos de seus torneios para ajudar a conter a pandemia de coronavírus afetou dois jogos agendados para esta semana no Piauí. O Campeonato Piauiense segue mantido, mas a Federação de Futebol do Piauí (FFP) vai discutir a situação das próximas rodadas nesta terça-feira (17). 

Na tarde de quarta-feira (18), Fluminense (PI) e Bahia fariam jogo único pela primeira fase da Copa do Brasil Sub-20. A partida, marcada para o estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina (PI), não tem nova data para acontecer. 

Outro jogo nacional marcado para esta semana no futebol piauiense envolveria Tiradentes e Ceará, pela Série A2 do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino. O confronto seria disputado na tarde de sábado (21), também no Lindolfo Monteiro. 

Pelo mesmo torneio, o Tiradentes ainda tinha jogo previsto com o Oratório (AP) para o dia 5 de abril. As tigresas, que no sábado (15) venceram seu jogo de estreia contra o Juventude Timonense, em São Luís (MA), tem outros dois jogos fora de casa na fase de grupos do Campeonato Brasileiro. 

JOGOS DA SEMANA NO FUTEBOL PIAUIENSE

Quarta (18/03)
Copa do Brasil Sub-20:
Fluminense x Bahia (suspenso)

Campeonato Piauiense
River x Parnahyba

Quinta (19/03)
Campeonato Piauiense:
Timon x 4 de Julho

Sábado (21/03)
Copa do Nordeste:
River x Santa Cruz (sem torcida)

Brasileiro Feminino Série A2:
Tiradentes x Ceará (suspenso)

Domingo (22/03)
Campeonato Piauiense: 
Altos x Picos
Parnahyba x Piauí

Nordestão em aberto
Na Copa do Nordeste, o River tem um último jogo a disputar pela fase de grupos. A partida com o Santa Cruz segue confirmada para sábado (21), mas a Liga do Nordeste vai se reunir até terça-feira (17) para definir se dará seguimento ao torneio. Independente da decisão, a partida terá de ser disputada com portões fechados, por conta de punição imposta pelo STJD. 

Por final, decisões superiores já impactam o Nordestão. Na sétima rodada, Ceará e Sport tiveram de jogar com portões fechados por determinação do governo cearense. 

Estadual mantido, por enquanto
O Campeonato Piauiense sofre com calendário apertado e tem 18 jogos para encerrar a classificatória, além das duas partidas das finais. Quatro dessas partidas estão marcadas para esta semana - todas mantidas até o momento. 

O presidente da Federação de Futebol do Piauí (FFP), Robert Brown, está no Rio de Janeiro e retorna a Teresina na terça-feira (17), quando a entidade deve tomar uma posição oficial sobre a situação. No momento, a palavra dentro da FFP com relação aos próximos passos é cautela.

Coronavírus: jogadores de River e Vitória trocam aperto de mão por toque de cotovelos

Foto: Victor Costa / River AC

Quem acompanhou a transmissão de Vitória 4x1 River, no domingo (16), pela TV Cidade Verde, viu um gesto diferente antes do início da partida. Jogadores dos dois times se cumprimentaram tocando os cotovelos ao invés do tradicional aperto de mãos. 

O gesto foi adotado como forma de conscientizar os torcedores a se prevenirem contra o coronavírus, razão da pandemia que paralisou países e começa a afetar vários estados brasileiros - inclusive forçando eventos esportivos a serem disputados sem presença de público. 

Reprodução/TV Cidade Verde

Internamente, o River mantém suas atividades normalmente, uma vez que tem dois jogos ainda confirmados nesta semana: contra o Parnahyba, na quarta-feira (18), pelo Campeonato Piauiense; e Santa Cruz, no sábado (21), pela Copa do Nordeste - com portões fechados para cumprir punição imposta pela Justiça Desportiva. 

Mesmo treinando, o grupo foi orientado a se precaver contra a vírus, especialmente quando estiverem nos aeroportos, em deslocamento para jogos fora do Piauí. 

Depois da derrota na Copa do Nordeste, o River continuou em Salvador. Pela manhã, o time fez atividade regenerativa na piscina do hotel onde ficou hospedado. Os jogadores que permaneceram em Teresina treinaram no clube. 

UFC: Massaranduba vence e lamenta torcida ausente em Brasília

Foto: UFC

O piauiense Francisco Trinaldo "Massaranduba" somou mais uma vitória para seu currículo no UFC. 

Neste sábado (14), no ginásio Nilson Nelson, Massaranduba derrotou o canadense John Makdessi por decisão dos juízes. 

A luta aconteceu em um ginásio fechado, medida para evitar aglomerações e um aumento na epidemia de Coronavírus. 

Massaranduba comemorou a vitória, apesar da ausência de seus fãs.

- É demais, apesar que a torcida não tá aqui pra aplaudir a gente, mas eu tenho certeza que eles todos assistiram. Eu só tenho que agradecer ao UFC por me colocar pra lutar na minha casa. 

 

 

Sobre o confronto, o piauiense de 41 anos afirmou que terá de mudar sua estratégia para voltar a nocautear os adversários. 

- Na verdade, os lutadores que estão lutando comigo só estão correndo, não sei por quê. Mas é isso aí. Eu tenho que mudar o jogo, ser mais inteligente. Mas eu vou buscar isso. Apesar que eu tô tiozão, eu vou lutar "inté" o corpão aguentar, e eu vou nocautear essas fujão uma hora. 

Altos vence Piauí e dorme na liderança do Campeonato Piauiense

O Altos assumiu a liderança provisória do Campeonato Piauiense. No Lindolfo Monteiro, em Teresina (PI), o Jacaré derrotou o Piauí por 2 a 0 e manteve o time rubroanil na zona de rebaixamento da competição. 

Echeverria, no primeiro tempo, e Tiaguinho, no segundo, marcaram os gols do Altos, que chegou a 21 pontos na classificação geral – um a mais que Picos, que joga fora de casa neste domingo (15), com o 4 de Julho. O Piauí segue na penúltima posição, estacionado com 5 pontos. 

O próximo jogo do Piauí será no domingo (22), contra o Parnahyba, fora de casa. No mesmo dia, o Altos recebe Picos, em jogo marcado para o estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina (PI). 

Foto: Elziney Santos/FFP

O jogo
A partida começou com dor de cabeça para o técnico Fernando Tonet, forçado a fazer duas substituições ainda no primeiro tempo – todas por lesões. Lucas deu lugar a Reinaldo Lobo, e Betinho saiu para a entrada de Echeverria. Poderia ser pior com o corte sofrido por Klenisson, mas o atacante seguiu em campo com uma touca de natação. 

As melhores chances do primeiro tempo foram do Altos. Aos 36 minutos, Echeverria cabeceou, o goleiro Chicão tocou na bola e ela acertou a trave antes de sair pela linha de fundo. 

O gol veio pouco tempo depois. Aos 39 minutos, Klenisson recebe passe rápido pelo lado direito e cruza para a Echeverria chutar para abrir o placar. 

O segundo tempo foi de chances desperdiçadas do Altos, que demonstrou cansaço dentro de campo. O Piauí tentou se aproveitar disso, mas fez um jogo de muita movimentação e pouco perigo ao time adversário. 

Com placar enxuto, o gol de Tiaguinho veio tranquilizar a torcida. Aos 37 minutos, o lateral esquerdo cobrou falta e a bola atravessou a barreira do time rubroanil. 

 

Tiradentes estreia com vitória fora de casa no Brasileiro de Futebol Feminino

O Tiradentes estreou com vitória no Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino Série A2. As tigresas derrotaram o Juventude Timonense por 3 a 1, em jogo disputado na tarde deste sábado (14), no estádio Castelão, em São Luís (MA). 

Suyane abriu o placar aos 8 minutos de jogo, após pegar o rebote de cobrança de falta no lado direito do ataque piauiense. 

Do outro lado do ataque, começou a jogada do segundo gol. Aos 23 minutos, Eliene cobrou escanteio e Ana Clara apareceu na pequena área para tocar rasteiro para a rede. 

Na etapa final, em nova cobrança de escanteio, Adrielle cabeceou para o gol, a zagueira do Juventude tentou tirar em cima da linha, mas não conseguiu. 

O Juventude Timonense diminuiu com gol de pênalti marcado por Francyellen, aos 33 minutos do segundo tempo. 

O Tiradentes volta a jogar no dia 21 de março, contra o Ceará, em Teresina (PI). 

 

Flamengo vence lanterna Timon e confirma reabilitação no Campeonato Piauiense

O Flamengo confirmou sua reabilitação no Campeonato Piauiense e derrotou o Timon por 3 a 1, na tarde deste sábado (14), no Lindolfo Monteiro, em Teresina (PI). 

O rubro-negro marcou dois gols com Matheus Fornazari no primeiro tempo, e outro com Índio, de pênalti, na etapa final. Depois disso, o Timon descontou com Juninho Carioca. 

Após o jogo, torcedores rubro-negros aplaudiram o time com gritos de “eu acredito”. O Leão chega a 12 pontos e tem mais quatro partidas para fazer nesta fase. Matematicamente, o Flamengo ainda tem chances de classificação para as finais. O Timon continua na lanterna, com 4 pontos. 

O próximo jogo do Flamengo será mais um clássico com o River, no dia 24 de março. Antes disso, no dia 19, o Timon vai enfrentar o 4 de Julho, em Teresina. 

Foto: Elziney Santos/FFP

O jogo
O Flamengo aproveitou os mais de 2 metros de estatura do atacante Matheus Fornazari para sair na frente. O camisa 18 marcou logo aos 4 minutos de partida. 

A pressão rubro-negra diminuiu depois do gol, e o placar foi ampliado apenas aos 34 minutos. Cobrança de falta, bola cruzada do lado direito, e Matheus subiu sozinho na grande área – porque difícil seria ter alguém tão alto para subir com ele: 2 a 0. 

No segundo tempo, quando o Timon tinha mais posse de bola, o Flamengo apostava nos contra-ataques. Foi assim que William sofreu pênalti, convertido pelo zagueiro Índio, aos 27 minutos. 

Aos 29 minutos, Juninho Carioca diminuiu a desvantagem, em uma disputa de bola confusa na grande área rubro-negra. 

O Timon teve boas chances para até empatar. Não fosse duas defesas importantes do goleiro Robson, o placar poderia ser outro – mas se não fosse também pela defesa rubro-negra salvar uma bola que passou por baixo dos seus braços, aos 43 minutos, o lanterna teria tido outra sorte no jogo. 

 

Posts anteriores