Cidadeverde.com

Piauí conquista segunda medalha no Brasileiro de Atletismo Sub-18

O Atletismo do Piauí conquistou sua segunda medalha no Campeonato Brasileiro Sub-18, que acontece em Recife (PE). 

Na manhã deste sábado (19), Evandro José da Silva Martins ficou com o terceiro lugar na prova dos 400 metros rasos, com o tempo de 48seg74. 

O ouro foi para Douglas Hernandes da Silva, de Santa Catarina (48seg45), e a prata para Caio Teixeira, de São Paulo (48seg64). 

Ontem, Letícia Lima já havia conquistado o ouro nos 100 metros rasos. Ela ainda poderá levar outra medalha nos 200m, no domingo. 

Letícia Lima conquista ouro no Campeonato Brasileiro Sub-18 de Atletismo

A piauiense Letícia Lima conquistou, nesta sexta-feira (18), mais um título para sua carreira. A velocista é a nova campeã dos 100 metros rasos no Campeonato Brasileiro Sub-18, que acontece em Recife (PE). 

É a primeira competição da corredora após as duas medalhas (ouro e prata) conquistadas na Gymnasiade, maior evento escolar do mundo, disputado no Marrocos, na semana passada. 

Em Recife, Letícia venceu sua primeira bateria com o tempo de 12seg30. Na semifinal, se classificou com 12seg09. Na final, a atleta do clube CT Piauí baixou ainda mais a marca: 11seg96. A prata ficou com Vitória Jardim, de São Paulo (12seg04) e o bronze com Sabrina Costa, do Distrito Federal (12seg20).

Letícia Lima ainda irá disputar os 200 metros rasos. A eliminatória será neste sábado, com semifinal e final disputadas no domingo. 

 

De virada, Tiradentes vence fora de casa e se reabilita no Brasileirão Feminino

Reprodução/FCF TV

A Sociedade Esportiva Tiradentes confirmou sua reabilitação no Campeonato Brasileiro Feminino da Série A2. Na tarde desta quarta-feira (16), as tigresas venceram o São Gonçalo (CE), de virada, por 3 a 2, no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza (CE). 

Foi a segunda vitória seguida do time piauiense - na semana passada, o Tiradentes venceu o Botafogo (PB) por 5 a 1. A equipe que havia tomado oito gols nas partidas contra Esmac (PA) e Vitória (BA) agora soma oito gols marcados. 

Os gols do jogo
O Tiradentes poderia ter aberto o placar aos 34 minutos. A goleira Vanderleia derrubou Vilma na grande área. Mas a mesma Vanderleia passou pela prova de fogo e se redimiu: defendeu o pênalti cobrado por Raíssa. 

Mas o gol veio em outro lance de bola parada. Júlia cobrou falta por cobertura e acertou o ângulo: Tiradentes 1 a 0. 

O time piauiense era melhor em campo, mas vacilou na marcação e viu Carol empatar, aos 47 minutos do 1º tempo. 

Na volta do intervalo, veio a virada. Logo aos 2 minutos do segundo tempo, Carol pegou o rebote da defesa piauiense acertou um chute forte de fora da grande área, no ângulo. 

Mas aos 33 minutos, no lançamento de longa distância, Ana Maria surpreendeu a defesa do São Gonçalo e chegou sozinha na grande área. A jogadora do Tiradentes driblou a goleira Vanderleia e empatou o jogo. 

E aos 44 minutos, um erro da arbitragem, que marcou pênalti em falta que foi na entrada da grande área. Eliene cobrou e virou o jogo. 

Veja a transmissão da partida:

Na sequência...
Restam três jogos para o Tiradentes tentar na classificação. Na próxima rodada, a equipe adversária será a do Sampaio Corrêa (MA), dia 23, às 18h, no estádio Albertão. As tigresas ainda jogarão contra o 3B Sport, em Manaus (AM), e fecham esta fase contra o Lusaca (BA). 

Cidade Esportiva: Tite "comenta" os palpites do Acorda Piauí

Pedro Martins / MoWA Press

O técnico Tite convocou coletiva de imprensa, ontem (14), para comentar os palpites do Acorda Piauí. Mentira, foi tudo editado. 

Mas os (péssimos) chutes de Joelson Giordani, Fenelon Rocha, Elivaldo Barbosa e Fábio Lima foram conferidos nesta terça-feira (15), após a conclusão da quinta rodada do Brasileirão, com direito a frases do treinador da seleção brasileira. 

No Cidade Esportiva, também confirmamos o que Tite disse que aconteceria: fizemos nossas críticas após a convocação do treinador. Ouça na íntegra:

Ah, os placares...

E a classificação geral da Liga dos Palpites, após cinco rodadas:

1º - Elivaldo Barbosa - 29 pontos
2º - Joelson Giordani - 27 pontos
3º - Fenelon Rocha - 26 pontos
4º - Fábio Lima - 23 pontos

Sarah Menezes é convocada para Grand Prix de Judô na China

Fotos: Staff Images/Flamengo

 

A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) decidiu enviar força máxima para o Grand Prix de Hohhot, na China. A lista dos convocados para a competição, que acontecerá entre 25 e 27 de maio, inclui a piauiense Sarah Menezes (-48kg) e a também campeã olímpica Rafaela Silva (-57kg). 

A relação de convocados foi divulgada nesta quarta-feira (9). A ideia é aproveitar o Grand Prix para somar o número máximo de pontos antes do Mundial de Judô, que será disputado em setembro, no Azerbaijão. A CBJ definiu que irão para a competição mais importante do ano os brasileiros com melhor pontuação no ranking. 

Hoje atleta do Flamengo (RJ), Sarah Menezes é hoje apenas a terceira melhor brasileira no ranking, posição explicada pela ausência na categoria ligeiro em 2017 - ano dedicado por ela para tentar mudar de peso e competir entre as meio-leves (-52kg). 

No ranking mundial, a melhor brasileira entre as ligeiros é Stefannie Koyanma, 17ª colocada com 2.003 pontos. Depois aparce Gabriela Chibana, 27ª colocada com 1.273 pontos. Sarah Menezes já subiu posições desde o retorno para a categoria, mas ainda é a 33ª, com 1.150 pontos. 

O título na China rende ao campeão 700 pontos. A prata garante 490 pontos e o bronze 350. No Mundial, cada país pode convocar dois atletas em algumas categorias. 

A judoca piauiense deve embarcar para a China no dia 20 de maio, quase uma semana antes de suas lutas no Grand Prix. 

Veja a lista de convocados

SELEÇÃO MASCULINA

Eric Takabatake (60kg) - EC Pinheiros - FPJudo
Phelipe Pelim (60kg) - EC Pinheiros - FPJudo
Charles Chibana (66kg) - EC Pinheiros - FPJudo
Marcelo Contini (73kg) - EC Pinheiros - FPJudo
Eduardo Barbosa (73kg) - Paineiras do Morumby - FPJudo
Eduardo Yudy (81kg) - EC Pinheiros - FPJudo
Eduardo Bettoni (90kg) - Minas Tênis Clube - FMJ
Rafael Buzacarini (100kg) - Paineiras do Morumby - FPJudo
Rafael Silva "Baby" (+100kg) - EC Pinheiros - FPJudo
David Moura (+100kg) - Instituto Reação - FJERJ

SELEÇÃO FEMININA

Sarah Menezes (48kg) - CR Flamengo - FJERJ
Gabriela Chibana (48kg) - EC Pinheiros - FPJudo
Érika Miranda (52kg) - Sogipa - FGJ
Rafaela Silva (57kg) - Instituto Reação - FJERJ
Ketleyn Quadros (63kg) - Sogipa - FGJ
Maria Portela (70kg) - Sogipa - FGJ
Mayra Aguiar (78kg) - Sogipa - FGJ
Samanta Soares (78kg) - EC Pinheiros - FPJudo
Maria Suelen Altheman (+78kg) - EC Pinheiros - FPJudo

Suposta convocação da seleção circula nas redes sociais, mas assinatura não é de Tite

Já está em todas as redes sociais uma lista de supostos convocados do técnico Tite para a Copa do Mundo da Rússia. Esta é apenas a primeira de uma das várias relações falsas a circularem na internet até a próxima segunda-feira (14), quando a verdadeira convocação será anunciada oficialmente. 

O suposto documento apresenta 23 nomes que já foram convocados por Tite nos amistosos e eliminatórias da Copa. Mas contraria a forma de apresentação dos convocados feitas pelo treinador: o documento é impresso colorido e os nomes divididos por posição, enquanto a versão que circula nas redes sociais é em preto e branco e na ordem de numeração dos jogadores. Como se vê, não é preciso muito para duvidar da veracidade da lista e aqui no Cidadeverde.com nós suspeitamos logo cedo. 

Foto: CBF

Tudo bem que os números das camisas devem realmente ser apresentados para a Fifa antes da Copa, mas o problema da lista "vazada" nas redes sociais é outro: as rubricas ou assinaturas que deveriam ser um astestado de autenticidade, na verdade, depõem contra o suposto documento. 

Compare as assinaturas do técnico Tite e do coordenador Edu Gaspar com as do falso documento, que sequer apresenta um carimbo ou nome digitado para se tentar confirmar quem o assinou:

Reprodução/Twitter

O problema da "Fake News" não é exclusividade da seleção brasileira. O técnico do Marrocos, Herbé Renard, teve de publicar uma mensagem em suas redes sociais, na última segunda-feira (7), negando a veracidade de uma lista de convocados espalhada nas redes sociais. 

 

 

No Brasil, talvez a CBF se posicione quando uma nova versão falsa, que realmente gere dúvidas no torcedor, se espalhe na internet. 

Futebol terá 14 mudanças em regras na Copa do Mundo; CBF adotará alterações em agosto

Reprodução/CBF TV

A International Football Association Board (IFAB), órgão da Federação Internacional de Futebol (Fifa) que cuida das regras do esporte, oficializou 14 mudanças que já passam a valer para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia. 

Para explicar melhor as mudanças, conversamos na Rádio Cidade Verde com Manoel Serapião, coordenador do projeto de árbitro de vídeo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Na conversa, nesta quarta-feira (9), ele adiantou que as mudanças serão aplicadas no futebol brasileiro depois da Copa. 

- A regra faculta as competições que já foram iniciadas em colocar já na próxima competição ou no meio da competição. Isso nos possibilita a fazer essas alterações nas competições da CBF já a partir de 1º de agosto. 

Reprodução/TV Cidade Verde

Manoel Serapião conversou com a Rádio Cidade Verde e explicou mudanças nas regras

A CBF resumiu as mudanças em 14 tópicos. Na Copa, devem chamar a atenção a possibilidade de uma quarta substituição durante a prorrogação, a possibilidade dos substituídos ficarem no banco de reservas, a possibilidade de revisão de cartões vermelhos e, é claro, a inclusão do árbitro de vídeo, com punições a jogadores que tentarem inferferir na análise do árbitro. 

Chama a atenção a inclusão da mordida como falta direta, o que remete diretamente ao episódio promovido pelo uruguaio Luís Suarez no mundial de 2014. 

Ouça a entrevista na íntegra:

E veja abaixo um resumo das mudanças:

1) Substituições ilimitadas na categoria de base

2) Jogador substituído pode ficar no banco de reservas

3) Quarta substituição durante a disputa de prorrogação

4) Permitido o uso de equipamento eletrônico na área técnica para auxiliar o treinador nas questões táticas da partida e aumentar a segurança dos jogadores, ou seja, verificar se as condições físicas estão adequadas a partir de medidores usados pelos atletas

5) Se um jogador sair para ajeitar equipamento (chuteira, camisa, calção, meião ou acessório permitido) e voltar sem autorização, interferindo na partida, será punido com falta (tiro direto) ou até pênalti (se for dentro da área)

6) Árbitro de Vídeo (VAR), agora, é oficial. Previsão de uso da tecnologia está incorporada às regras do futebol

7) Algumas situações de cartão vermelho podem ser revistas mesmo após reinício do jogo

8) Árbitros não podem carregar câmeras em campo

9) Jogador que entrar na área do uso do Árbitro de Vídeo, na beira do campo, será advertido

10) Jogador que entrar na cabine em que o árbitro analisa as imagens será expulso

11) Parada para hidratação não pode exceder 1 minuto

12) Tempo gasto para hidratação e aplicação do Árbitro de Vídeo (VAR) deve ser acrescido

13) Alteração na regra do impedimento: análise da condição do jogador deve ser feita no momento em que acontece o primeiro toque antes do passe definitivo. Não é o fim do movimento, mas o instante em que a bola é tocada pelo jogador

14) Mordida foi, oficialmente, incluída como falta direta

Altos confirma acerto com o técnico Oliveira Canindé

Foto: Treze/FC

O Altos confirmou, na manhã desta quarta-feira (9), o acerto com o técnico Oliveira Canindé. Ele será apresentado às 16h, no estádio Felipão. 

Canindé comandou o Treze (PB) no início da Copa do Nordeste, mas acabou substituído por Flávio Araújo em meio a uma campanha irregular. Depois seguiu para o Floresta, que só parou no Campeonato Cearense após ser eliminado pelo Fortaleza na semifinal. 

No futebol piauiense, Oliveira Canindé já foi campeão estadual com o Parnaíba e da Copa Piauí com o Flamengo. Também passou por River e Piauí. 

No currículo, também soma passagens por Santa Cruz (PE), CSA (AL), América (RN), Remo (PA) e Sampaio Corrêa (MA). 

Kobayashi 
O novo treinador chega para substituir um Paulinho Kobayashi elogiado pela postura ofensiva, que levou o Altos ao bicampeonato piauiense. No Estadual, o agora ex-treinador fez 11 jogos e perdeu apenas um. 

Na Série D do Brasileirão, o time venceu um jogo, empatou outro e perdeu para o Moto Club (MA), no último fim de semana, fora de casa (1 a 0). 

A segunda passagem de Kobayashi pelo Jacaré é resumida em 14 jogos, com 10 vitórias, dois empates e duas derrotas. Sob seu comando, o Altos marcou 28 gols, uma média de dois por jogo. 

Altos anuncia saída de Paulinho Kobayashi; clube já tem substituto

Foto: Wilson Filho/Cidadeverde.com

A terça-feira (8) termina com dança das cadeiras no futebol do Piauí e Maranhão. 

À tarde, o Sampaio Corrêa (MA) anunciou a demissão do técnico Francisco Diá, que saiu do Altos na temporada passada para assumir o tricolor maranhense.  

À noite, o Altos anunciou a saída do treinador Paulinho Kobayashi, com passagens por clubes do interior do Maranhão. 

Na cabeça do torcedor, a associação de uma possível troca de comandantes entre clubes é imediata. Mas não há nada confirmado. 

Até porque, a informação em Altos é de que Oliveira Canindé será o próximo treinador do Jacaré. 

Oliveira Canindé confirmou ao Cidadeverde.com que está em negociação com o clube piauiense e "a tendência é acertarmos". O treinador admitiu ter conversado com o diretor de futebol do Altos, Ricardo Pereira. 

Foto: Treze FC

Oliveira Canindé treinou o Treze (PB) no início da Copa do Nordeste e admitiu negociações com o Altos

A estreia do novo técnico deve ocorrer no próximo domingo (13), quando o Altos receberá o Moto Club (MA) e tentará devolver a derrota do último fim de semana - 1 a 0 em São Luís - pela Série D do Campeonato Brasileiro. 

E se cada palpite errado no Acorda Piauí rendesse uma torta na cara?

Reprodução/SBT

E se os palpites errados rendessem torta na cara? No Acorda Piauí, teríamos uma fábrica! 

Na quarta rodada do Brasileirão, se estivéssemos no Domingo Legal e respondendo a Celso Portiolli, eu teria saído com a cara mais limpa que os demais. Ainda assim, levaria umas tortadas. 

Na classificação geral após quatro rodadas, Elivaldo Barbosa continua na frente. A diferença do líder para o segundo colocado continua em dois pontos. Mas a vantagem em relação ao lanterna já caiu para seis.

Classificação dos palpites - após 4 de 38 rodadas
1º - Elivaldo Barbosa - 26 pontos
2º - Joelson Giordani - 24 pontos
3º - Fenelon Rocha - 22 pontos
4º - Fábio Lima - 20 pontos

Ouça a íntegra da resenha do Cidade Esportiva desta terça-feira (8):

Posts anteriores