Cidadeverde.com

Altos é novo líder na Série D; River perde invencibilidade e cai para terceiro

Reprodução/Twitter/Juventude Samas

A derrota em casa na estreia na Série D do Brasileirão parece ter ficado no passado da Associação Atlética de Altos. Três rodadas depois, o Jacaré assumiu a liderança do Grupo A2 do torneio. 

No sábado (3), fora de casa, Klenisson e Leandro marcaram os gols do time piauiense na vitória sobre o Juventude Samas (MA) por 2 a 1 - Rômulo descontou para os maranhenses. 

O Altos chegou a 9 pontos e é o líder isolado do grupo - posição que era do River antes da bola começar a rolar na quarta rodada. 

Enquanto o Altos vencia o Juventude, o River jogava com o Moto Club (MA), também fora de casa. Repleto de desfalques, o tricolor piauiense perdeu por 2 a 0 - gols de Wesley e Gleydison. 

O Galo fechou o sábado na vice-liderança, mas caiu para a terceira posição, neste domingo (4), após o São Raimundo (RR) derrotar o Santos (AP) por 2 a 0. 

São Raimundo e River têm 7 pontos cada um. A diferença entre os dois times está no saldo de gols: 2 a 1 para a equipe de Roraima. 

No próximo domingo (11), teremos Altos x River, no Felipe Raulino, em Altos. Na mesma tarde, o São Raimundo visita o Sinop (MT). 

River segue invicto na Série D, e Altos derruba o técnico do Moto Club

Foto: Victor Costa/River A.C.

Atualizada às 23h10

Parece que os tropeços em casa ficaram para trás.  

O River é líder do Grupo 2 da Série D do Campeonato Brasileiro, e o Altos aparece isolado na segunda posição - graças à vitória do Baré (RR) por 1 a 0 sobre o São Raimundo (RR), no fechamento da terceira rodada. 

Nesta quarta-feira (30), o Galo venceu o Juventude Samas (MA) por 1 a 0, com gol de Lucas Bahia, no segundo tempo. O tricolor está invicto, com 7 pontos. 

Quase no mesmo horário, em Altos, o Moto Club saiu na frente com gol de Ramon, no primeiro minuto de partida. Tiaguinho empatou para o Jacaré, aos 7 minutos. E no segundo tempo, Betinho e Tiaguinho garantiram a vitória dos donos da casa. O Altos fecha a rodada na vice-liderança, com 6 pontos. 

Derrotado pelo Sampaio Corrêa na decisão do Campeonato Maranhense, no último fim de semana, o Moto Club não aguentou a derrota para o Altos e demitiu o treinador Dejair Ferreira. 

 

 

Crise para uns, boa fase para o outros. 

Faltam 11 rodadas para o fim da fase de grupos. Tem muito jogo pra disputar, muita estrada pra pegar, mas os bons resultados no início ajudam na sequência do torneio. 

No sábado (3), será a vez dos times piauienses jogarem no Maranhão. O Altos visita o Juventude Samas, enquanto o River enfrentará o Moto Club. 

River empata no Piauí, e Altos vence no Amapá. Será se bom é jogar fora de casa?

Foto: Victor Costa/River A.C. 

Na primeira rodada da Série D do Brasileirão, vocês devem lembrar, o River venceu o Sinop (MT) fora de casa, e o Altos perdeu no estádio Felipão.

Neste sábado (26), ocorreu quase o inverso. 

O Altos goleou o Santos (AP), fora de casa, por 4 a 0 - três de Klenisson e um de Manoel. Parece até que o Jacaré pensou que estava enfrentando aquele outro Santos, o paulista, e quis dar o troco da goleada que levou no ano passado

E o River cedeu empate para o Baré (RR), no Albertão - João Gabriel e Lucas marcaram no primeiro tempo, mas Cacau e Netinho garantiram o 2 a 2 na etapa final. 

Será se a boa da Série D 2020 é jogar fora de casa?

Sobre a Série A, o Cidadeverde.com publicou levantamento mostrando que os clubes visitantes não estão aproveitando essa "vantagem" de jogos sem torcida

E na Série D? Fui dar uma vasculhada na primeira rodada e vi que, nos 31 jogos, 12 tiveram vitórias dos donos da casa. Outras 10 partidas terminaram empatadas. E os visitantes venceram nove confrontos.

Se pensarmos no empate como resultado positivo para o visitante, esses times se deram bem em 61% das partidas. 

Mas é só o começo da Série D, com algumas equipes em busca de entrosamento, e outras com atropelos por conta dos casos de covid-19 - um jogo foi adiado e outros dois, que deveriam ter sido suspensos, acabaram acontecendo... 

Há que se levar em conta também o novo formato, com oito grupos de oito equipes casa. Serão 14 rodadas. É cedo para dizer que os visitantes vão dominar na quarta divisão. 

E existem (muitos) outros fatores que podem influenciar o resultado de uma partida. Jogar sem torcida é apenas deles. 

Esses fatores fazem os treinadores dizerem que o futebol é dinâmico. É tão verdade que, antes da Série D, eu poderia dizer a você que o Altos, por ter poucas mudanças no elenco, teria chance de fazer uma estreia melhor que a do River, que mudou quase todo o time. Aconteceu o contrário.

O jeito é seguir acompanhando, de casa, os representantes do Piauí na Série D. E que Galo e Jacaré aprendam com os tropeços do início dessa jornada. 

Sete meses após ajudar a eliminar o River, lateral fecha com o Galo

Foto: Canindé Pereira/América-RN

O River oficializou, nesta terça-feira, a contratação do lateral Michael para a sequência da temporada 2020. O jogador vem do América-RN e atuou em dois jogos que a torcida tricolor gostaria de esquecer.

Em fevereiro, Michael foi titular tanto na derrota do River para o América por 3 a 2 pela Copa do Nordeste - jogo que provocou a proibição de torcedores no Albertão, válida até hoje - e na eliminação do Galo na Copa do Brasil, nos pênaltis, pelo mesmo clube potiguar.   

Foto: Yasmin Cunha/Arquivo Cidadeverde.com

Michael, em destaque, na foto com o time do América-RN, em fevereiro, antes de jogo com o River

O lateral de 26 anos é mineiro de Belo Horizonte, tem 75kg e 1,81m de altura. Ele defenderá o River na continuidade do Campeonato Piauiense, a partir de novembro, e na Série D do Campeonato Brasileiro - caso tenha contrato regularizado nos próximos dias, poderá enfrentar o Baré (RR), sábado (26), no Albertão. 

Michael chegou ao América-RN em novembro de 2019 e permanecem na retomada dos treinos após a suspensão pela pandemia de covid-19, mas deixou o clube potiguar antes do início da Série D do Brasileirão. 

No currículo, o jogador tem passagens por América, Ipatinga, Democrata, Coimbra, Mamoré, Patrocinense e Atlético Muriaé - todos de Minas Gerais - além de Taubaté-SP, CRAC-GO e Ferroviário-CE, além do América. 

Federação de Ciclismo do Piauí confirma retomada de eventos em outubro

Foto: Divulgação/Aldeia/Arquivo

Com calendário atualizado e protocolo específico de prevenção contra a covid-19, a Federação de Ciclismo do Piauí confirmou a retomada dos eventos no estado para o mês de outubro. 

George Rodrigues, presidente da federação, explicou ao Cidadeverde.com que o protocolo foi elaborado pela entidade para ser seguido mesmo que o poder público não tenha tais exigências. Caso decreto do Estado e/ou Prefeitura cobre medidas adicionais, essas também deverão ser seguidas. 

- Não é só porque Estado ou Prefeitura cobra. Criamos o nosso protocolo pensando no bem estar dos atletas que vão participar. 

Entre as mais de 20 exigências gerais estão a disponibilização de álcool em gel, premiação apenas com o campeão no pódio, arquibancada sem torcida, limite de pessoas nas equipes dos ciclistas, mensagens no sistema de som para reforçar a obrigatoriedade do distanciamento social, e uso de máscara por todos os envolvidos - exceto atletas durante a prova, sendo que os mesmos terão de por o acessório assim que acabar a competição.

Além disso, largadas de categorias deverão ocorrer em turnos ou até dias diferentes, para evitar aglomerações. Há ainda recomendações específicas para provas de estrada e mountain bike. Não há previsão de teste de coronavírus no protocolo - o que também não é previsto no decreto mais recente do Governo do Piauí sobre treinamentos e competições esportivas.

Veja a lista de exigências e recomendações da Federação para as provas de ciclismo no Piauí

A Federação fará a fiscalização das medidas e prevê desclassificação imediata do atleta que não seguir o protocolo. O evento também está sujeito a suspensão de deixar de aplicar as medidas preventivas. 

Provas confirmadas

Marcada pada o dia 4 de outubro, a sexta edição da Volta dos Fortes, válida pelo Campeonato Piauiense de Moutain Bike, já tinha 389 atletas inscritos até a publicação desta matéria. A disputa acontecerá no município de Altos e é a primeira do calendário reformulado da federação. 

Ciclismo 2020: acesse para se inscrever nas provas

Também está com inscrições abertas a Ventos do Litoral, dias 10 e 11 de outubro, em Parnaíba, válida pelo Campeonato Piauiense de Estrada. A organização da prova disponibilizou um questionário específico sobre sintomas de covid-19 a ser feito com os atletas. 

A terceira prova agendada na retomada do ciclismo piauiense é a Evo Road, no dia 25 de outubro, em Teresina. 

Federação de Ciclismo do Piauí - calendário atualizado de 2020*

ESTRADA
11/10 - VENTOS DO LITORAL (Parnaiba)
25/10 - EVO ROAD (Teresina)
22/11 - AMIGOS DA LIDI (Teresina)

MOUNTAIN BIKE
04/10 - VOLTA DOS FORTES | XCM (Altos)
08/11- DESAFIO DO ESTREITO | XCO (Luzilandia)
06/12 - RALLY PIOCERÁ SERIES | XCM (Teresina)

*Eventos sujeitos a alteração ou cancelamento por conta da pandemia de covid-19

Posts anteriores