Cidadeverde.com

Ceará no Albertão? Conversa...

Na segunda-feira, dia 31, recebi pelo Twitter uma indagação sobre jogos do Ceará pelo Campeonato Brasileiro serem transferidos de Fortaleza/CE para Teresina, em função da reforma do estádio Castelão para a Copa do Mundo de 2014. Estranhei, mas fui checar.

Entrei em contato com colegas da imprensa esportiva no Ceará na mesma noite, e fui informado de que tal situação foi descartada até pelo Governo do Estado. A reforma em 2010 será somente na área externa, e não irá atrapalhar as atividades no local. E, aos jornalistas de lá, a hipótese teresinense sequer foi cogitada.

Durante a semana, no entanto, a história não morreu. E fui surpreendido por ouvir uma amiga comentar o assunto ainda na última sexta-feira. Por isso, decidi escrever sobre. Soube que, no jogo de quarta-feira entre Flamengo e Comercial, não se falava em outra coisa.

E de onde surgiu a especulação? Não sei. Parece ser mais uma vontade de ter jogos da Série A no Piauí do que propriamente uma negociação concreta. E, afinal de contas, apesar de apto a receber jogos, o estádio Albertão nunca teve sua reforma concluída, não é verdade?

Nova caravana do Judô: Teresina - Salvador

No fim de semana, a turma do Judô viaja para o Campeonato Brasileiro Sub-17, em Salvador/BA. Antes disso, hora de ajeitar a foto para por no crachá do credenciamento.


Quem não gosta de sua foto 3x4 reclame com o técnico Abdias Queiroz, ele que enviou todas essas. E é bem melhor postar a foto de todos depois, com as medalhas, não é verdade?

O embarque da turma está previsto para sexta-feira, dia 4. A volta será de ônibus, no domingo. A turma é nova, vários vão acompanhados dos pais. E além da idade, será o primeiro campeonato Sub-17 deles, que terão pela frente adversários mais experientes e perto de chegarem ao Sub-20. Será mais difícil, mas o Judô do Piauí... Você sabe.

Estão inscritos Larissa Silva Lima (-44kg), Joseanne Fernandes (-52kg), Laiz Oliveira (-57kg), Addanary Sousa (-70kg), Raphisa Silva (+70kg), Mateus Carvalho (-50kg), Rodrigo Lopes (-55kg), Lucas Matos (-60kg), João Batista Romeiro (-66kg), Stael Torres (-73kg), e Afrânio Gomes (-81kg). A prefeitura de Teresina bancou todas as inscrições e viagem do treinador.

Mas falta patrocínio para Laiz, da academia Bujin do Parque Piauí, zona sul, e Lucas Matos, da Escola Aberta. Quem puder ajudar, por favor, se manifeste.

Fase final das Olimpíadas Universitárias

Começa nesta quinta-feira, dia 3, a fase final da etapa estadual das Olimpíadas Universitárias. Os jogos vão até o dia 6 de junho, e definirão os representantes do Piauí na etapa nacional, que acontecerá em Blumenal/SC no mês de novembro.

Na UFPI, UFPI e ICF vão decidir o título no basquete masculino. Já no handebol e futsal, acontecerá o mata-mata, com finais previstas para o dia 6.

A etapa estadual já contou com mais de 600 atletas, e definiu os melhores no Judô, Natação, Atletismo, e Xadrez. Teresina, Picos, Piripiri, e Parnaíba tiveram representantes nos torneios. 

O basquete tem suas surpresas

Na fase regional da Liga Nordeste, o Caxias/MA tinha a segunda melhor campanha, só havia perdido para o Flamengo. Na semifinal, no último fim de semana, perdeu para o Vintecinco.com por 71 a 67 e está fora do torneio.

As finais começam na manhã deste sábado no ginásio do Sesc Ilhotas. Antes de Flamengo e Vintecinco.com, tem CMT e Caxias/MA pelo torneio feminino. Os jogos no sábado e domingo começam às 9h, com portões abertos.

Mais IFPI nos Jogos Brasileiros 2010

Esta semana falei do Instituto Federal do Piauí - IFPI -, que nos Jogos Brasileiros de Institutos Federais conquistou quatro medalhas em esportes coletivos: prata no futsal feminino, e bronze no futebol masculino, handebol feminino, e futsal masculino.

E eu aqui estranhando, cadê o pessoal do Judô? Mas o pessoal de lá mesmo só falou nos esportes coletivos...

Pois é, falha na comunicação. E é preciso registrar o desempenho da turma no individual.

Em especial o Judô, que faturou sete medalhas, sendo ouro Aécio Santos (-55kg), Geraldo Lima Filho (-73kg), e Juliana Barbosa (-63kg); prata com Lucas Matos (-60kg), Denis Oliveira (-66kg), e Polyana Romão (-52kg), e bronze com Laiz Oliveira (-57kg).

No Atletismo, o nome a ser observado para competições nacionais é Juliane Ferreira, prata nos 3 mil e 800 metros rasos, e bronze nos 1.500 metros. 

E o IFPI nem pista de atletismo tem...

Leitura na Esportiva: Roteiro Salipi 2010

Começou o Salão do Livro do Piauí - Salipi. A oitava edição do evento continua imperdível para qualquer pessoa. Bate-papos, palestras, e outras atrações são um prato cheio nesta semana, na praça Pedro II.

Mas é de se lamentar, e também uma incoerência, que as livrarias e editoras enfeitem seus estandes de verde e amarelo em alusão à Copa do Mundo e não disponham de um livro sequer sobre futebol. Ontem e hoje fiz buscas, e pouco encontrei para indicar. Mesmo no ano em que as publicações do gênero se multiplicam.

Fui a vários estandes sem me identificar como jornalista. Perguntei por obras de temática esportiva, seja futebol, Copa do Mundo, ou bibliografia de atletas. Em alguns casos, fui informado de que "na loja tem", e estariam todos no estande no dia seguinte. Não aconteceu. Os que estão nas prateleiras, não tiveram destaque. Foi preciso perguntar e procurar um pouco, mas encontrei.

A própria organização do Salipi também poderia ter inserido o tema esporte em algum bate-papo na sua programação. São uns oito por dia. Bibliografia não falta. E nos anos de Copa do Mundo e Olimpíadas, creio que o assunto do momento deve ser aproveitado para fomentar mais leitores. O mesmo vale para outros temas.

Mas existem opções, não se preocupe. Uma delas até me surpreendeu. Na Livraria Nova Aliança há kit com livro infantil. "Meu Brasil Campeão, Orgulho da Nação" conta a história da seleção brasileira em quadrinhos, e ainda traz brindes, como chaveiro e garrafinha de água. Custa R$ 36,90.

Outra dica interessante é para o torcedor do Atlético/MG. A Livraria Leonel Franca conta com um kit que tem o livro "Uma paixão em preto e branco", de Roberto Drumond, como principal produto. Sei que existem de outros clubes, mas no estande só havia do Galo mineiro. 

Na Bom Livro estão algumas das obras da editora Contexto já indicadas aqui no blog, como "As melhores seleções brasileiras de todos os tempos" e "As melhores seleções estrangeiras de todos os tempos", do narrador esportivo Milton Leite e do comentarista Mauro Beting, respectivamente. Além de "Os 11 maiores volantes do futebol brasileiro", de Sidney Garambone, e o interessante "O Futebol explica o Brasil", de Marcos Guterman.




As opções mais baratas, sem dúvida, são da coleção "Para Zoar...", de Mário Brito, com ilustrações do chargista Duke. São seis livros para zoar são paulino, cruzeirense, santista, corinthiano, atleticano, e palmeirense. Cada um custa cerca de R$ 13, e você pode achar em vários estandes, como na Leonel Franca e Margarida. 

Para fechar, o fruto de uma garimpada. No estande das editoras Projeto e 34, parte de uma prateleira foi reservada para livros de Educação Física. Além da literatura mais técnica, específica mesmo para estudantes da área, você encontra lá o livro "Invasão de Campo", de Barbara Smit, que fala da disputa entre marcas esportivas, como Adidas e Puma. O clássico "Estrela Solitária", biografia do craque Mané Garrincha escrita por Ruy Castro, também está por lá, em outra estante.

Sul-americano de Badminton será no Piauí

O presidente da Federação de Badminton do Piauí - Febapi -, Francisco Ferraz, acaba de me dizer por telefone a seguinte frase:

- O carimbo foi batido.

Quem é leitor do blog lembra que em dezembro do ano passado falei aqui sobre a realização do Sul-americano de Badminton no Piauí. Pois essa é a boa notícia do dia. O torneio internacional está confirmado para o Estado, e acontecerá em novembro.

Por uma semana, Teresina sediará torneio internacional de uma modalidade olímpica. A presença estrangeira só havia sido registrada aqui em competições de tênis. Serão cerca de duzentos atletas de aproximadamente 10 países na capital piauiense.

Agora a Federação corre para organizar o torneio. A primeira e mais urgente medida é a confirmação do local. O ginásio mais adequado seria o do Sesc Ilhotas, mas em qualquer lugar do Piauí serão necessárias adaptações para que a competição aconteça. 

Parabéns a todos que fazem o Badminton do Piauí pelo esforço e dedicação. E vamos torcer por medalhas brasileiras, e piauienses, na competição de novembro.

Badminton do Piauí joga em Porto Alegre

A turma do Badminton do Piauí entra no avião mais uma vez na madrugada de terça-feira.

Eles disputam o Campeonato Brasileiro de Badminton em Porto Alegre/RS a partir do dia 3 de junho. O torneio vai até o dia 6. Chegam com antecedência para uma programação de treinos, que incluem trabalhos de corrida e na quadra.

A técnica Norma Rodrigues acompanhará cinco jovens promessas, entre elas três classificados para o Pan Júnior, a ser realizado ainda neste ano em São Domingos, na República Dominicana: Andressa Miranda (SUb-17), Francielton Farias (Sub-15) e Tainara Silva (Sub-13).

Outro que integra a delegação é Fabrício Farias, irmão de Francielton, que disputa na categoria Sub-11. 

Completa o time Lucas Alves, da Sub-19, que está treinando em São Paulo. Ele passará dois meses com a seleção brasileira e segue direto de lá para Porto Alegre. 

O principal objetivo no torneio é somar pontos no ranking para disputar o Sul-americano, que será em Teresina.

Iate Clube leva quase todos os prêmios da Taça Brasil Sub-20 - 2ª Divisão

Fotos: Zerosa Filho/CBFS

O Iate Clube perdeu a final da Taça Brasil Sub-20 de Futsal - Segunda Divisão, disputada em Ribeirópolis/SE no último domingo. Mas pelas fotos, nem parece.

O time vice-campeão, que assim como o Internacional de Ribeirópolis/SE garantiu vaga na primeira divisão do ano que vem, levou o troféu Fair Play de equipe mais disciplinada da competição.

- Jogamos sempre na bola, com tranqüilidade. Faltou perna para nossa equipe chegar ao título, mas, de qualquer maneira, é especial para o nosso estado - disse o técnico Marcelo José.

O capitão Helcius recebe o troféu de Fair Play

O troféu de artilheiro ficou com o ala Dannylo, que marcou 10 gols em seis jogos.

- Todos me ajudaram e os gols saíram naturalmente. Fiquei muito feliz por ajudar a equipe a chegar aqui, pois quero que o futsal do Piauí cresça bastante com essas conquistas - comentou.

Dannyllo e o troféu de artilheiro da competição

O Iate Clube ainda teve o ataque mais positivo: 36 gols dos 141 marcados em todo o torneio. O vice-artilheiro também é do time piauiense: Aylson, com nove gols.

Não custa nada ficar de olho nessa turma. Ajudar, incentivar... Essas coisas que atleta precisa.

Futsal: a vez das mulheres

A Confederação Brasileira de Futebol de Salção - CBFS - já divugou a tabla da Taça Brasil Feminina Sub-20 - Primeira Dividão, que acontecerá em Palmas-TO entre os dias 14 e 19 de junho, enquanto o Brasil estará de olho na Copa do Mundo de futebol.

Ao perceber que a segunda divisão só tinha quatro equipes, a CBFS resolveu unir esta com a primeira divisão. Assim, o torneio terá 12 times disputando duas vagas para a Divisão Especial de 2011.

O IFPI, antigo Cefet-PI, foi beneficiado com a mudança. Teria de jogar a Segunda Divisão. Agora vai para a primeira no Grupo C, com Santa Cruz-MG, Agrimaq-AL, e Ulbra/Toody-TO. 

O torneio ainda terá Projeto Juntos Piuma-ES, Santa Cruz-PE, Mixto/Alvinegro-MT e Asdericel-RO, no Grupo A; e ABC-RN, Col. Militar/SEDUC-TO, Ninho de Águias-AM e Independente-RR, no Grupo B. As duas melhores de cada grupo avançam para um mata-mata. As três melhores e a perdedora de melhor índice técnico fazem as semifinais. As finalistas estão na Divisão Especial em 2011. 

Posts anteriores