Cidadeverde.com

Melhor de 2008, Erivan jogará no Flamengo

O meia Erivan, 34 anos, ex-River, ex-Parnahyba, ex-Barras, e ex-um-monte-de-outros-times no Piauí e Rio Grande do Norte, vai vestir a camisa do Esporte Clube Flamengo em 2010. Ele foi eleito o melhor jogador do Campeonato Piauiense de 2008, quando ajudou o Barras a levar seu primeiro título.

O presidente Everaldo Cunha confirmou o reforço, e a manutenção de boa parte do grupo  de 2009. Só o atacante Rone e o lateral direito Niel, que está no Mogi Mirim/SP, seriam as baixas até agora. O meia-atacante Michel, os laterais Tote e Batata são alguns dos que poderão retornar.

O técnico Valter Maranhão inicia a pré-temporada em Altos, no dia 6 de janeiro. O Flamengo estreia na temporada 2010 contra o Palmeiras, dia 10 de fevereiro, em Teresina, pela Copa do Brasil.

Solidariedade ao judoca Fabiéldo Torres

O blog se solidariza com o judoca Fabiéldo Torres, vice-campeão brasileiro sênior em 2008 na categoria até 73kg. Ele perdeu sua mãe nesta terça-feira.

O velório acontece na casa da família, no Monte Castelo. O sepultamento está programado para 10h de quarta-feira.

Vários nomes do Judô piauiense já se solidarizaram com o atleta.

VÍDEO: Lance que você só vê no basquete

Boston Celtics 90x90 Los Angeles Clippers. NBA, noite de ontem.

Falta um segundo para o fim da partida. Baron Davis chuta no último milésimo de segundo e...



Bingo! Adoro basquete por conta desses lances. Por isso, vejo o site da NBA todo santo dia:www.nba.com/video

Reparem na imagem em slow motion, mostrando o cronômetro e o arremesso no último instante. Se demorasse mais um suspiro, Davis não teria seus dois pontos validados.

Ronaldo Angelim terá até carreata em Oeiras

Essa é boa. O secretário de esportes de Oeiras, Cabo Chico, confirmou para o blog que Ronaldo Angelim, do Flamengo, será recebido com carreata na tarde do dia 30, antes do jogo beneficente que fará no estádio Gerson Campos.

A carreata será por volta de 14h. Depois, o autor do gol do título brasileiro de 2009 dará autógrafos para os fãs em local ainda a ser definido.

O jogo entre Amigos de Ronaldo Angelim e Amigos de Marciano (atacante oeirense, ex-Icasa/CE e Coritiba/PR), será às 17h, e o ingresso custa R$ 2 (saiba mais aqui).

Uma pergunta fica no ar: será uma carreata da população de Oeiras ou dos flamenguistas?

Sarah Menezes e a saga do joelho direito

Até brinquei com o técnico Expedito Falcão: cada suspiro da Sarah Menezes agora é notícia.

Mas o caso é sério, o joelho direito da bicampeã mundial júnior de Judô.

A bendita ressonância magnética foi feita nesta segunda-feira, em Teresina. O exame foi enviado para São Paulo. O resultado deve sair só na quarta-feira, e encaminhado para a Confederação Brasileira de Judô.

Todos torcem para que Sarah Menezes não precise de cirurgia. Porém, caso ela ocorra, deverá afastar a judoca dos tatames por pouco tempo, só até fevereiro.

Mas a falta de treinos já a deixará sem competir em janeiro. A participação no torneio dos melhores de 2009, na Coréia do Sul, no próximo mês, está descartada.

Ronaldo Angelim vai jogar em Oeiras

Maurício Val/Vipcomm


Tudo confirmado. Ronaldo Angelim, que saiu de Juazeiro do Norte/CE para marcar o gol do título brasileiro do Flamengo em 2009, vai jogar amistoso em Oeiras no dia 30, quarta-feira, no estádio Gerson Campos.

A partida será entre os amigos de Ronaldo Angelim, com vários jogadores do Icasa/CE que subiu para a Série B do Brasileirão, e amigos do Marciano, atacante de Oeiras que jogou no Icasa e Coritiba.

O jogo começa às 17h, e terá preliminar às 15h entre as escolinhas do Osmarildo, ex-zagueiro do Oeiras Atlético Clube, e do município de Inhuma. O ingresso custa R$ 2.

A Secretaria Municipal de Esportes de Oeiras, que trabalha na organização do jogo amistoso, contou  para o blog que espera 2.500 pessoas na partida. A renda irá ajudar Décio Pelé, amigo pessoal de Angelim no Icasa, e a população carente de Oeiras.

Hoje à tarde haverá um treino em Oeiras com a presença de Marciano e seus amigos. Ronaldo Angelim chega no dia do jogo, depois de almoçar em Picos.

Com a partida, Ronaldo Angelim irá retribuir o amigo Marciano, que levou seu time para outro jogo beneficente em Juazeiro do Norte, no ano passado.

CBF: Piauí é o 4º com menos clubes no país

Para quem não viu ao longo do ano o Cadastro Nacional de Clubes de Futebol, aqui vão alguns números recebidos de federações e clubes pela Confederação Brasileira de Futebol - CBF. A última atualização é de outubro e, de acordo com a entidade, vale para agremiações em atividade nos últimos três anos.

O Piauí é o quarto estado brasileiro com menos clubes cadastrados, e o menor do nordeste - 12 times. Ganha apenas de Roraima (8), Acre (10), e Amapá (11).

O Maranhão tem 19. Alagoas, 16, Rio Grande do Norte, 17. Na região, o Ceará lidera com 42. São 227 em todo o Nordeste, contra 235 do Sudeste. Foram cadastrados 783 em todo o país.

Dos nordestinos, 43 estão nas nove capitais, três deles em Teresina: River, Flamengo e Piauí. Outros 74 estão em cidades do interior com menos de 50 mil habitantes, sendo quatro piauienses: Barras, Caiçara, Comercial, e Luís Correia.



O curioso é que o cadastro da CBF não inclui o Oeiras Atlético Clube, que disputou o Estadual de 2009, mas sim o Luís Correia Sport Club, como se o mesmo tivesse disputado o torneio de 2008, o que não ocorreu.

Aliás, lá consta que Flamengo, Princesa do Sul, e Cori-Sabbá jogaram a 1ª Divisão em 2008, quando estavam na Segundinha.

Não estou aqui reclamando do Piauí ter 12 clubes, acho até muito. Pior se tivessemos ainda mais e sem condições de bancar todos os times. Os dados servem como retrato do país, e mostram um pouco como estamos no futebol nacional.

E os números completos, você vê aqui.

Times piauienses no ranking da CBF

Aos interessados, o ranking atualizado da CBF em 10 de dezembro, no qual o hexa São Paulo é só quinto, e o Flamengo terceiro. O Grêmio venceu tanta Copa do Brasil que ainda lidera, seguido do Corinthians.

Melhor clube piauiense na lista, o River manteve os 138 pontos e caiu uma posição - é o 87º.

O desativado Tiradentes é o 89º com 132.

Depois de jogar Copa do Brasil e Série D, o Esporte Clube Flamengo somou apenas dois pontos, e ainda caiu uma posição. Com 61, é o 118º na lista.

O Piauí manteve os 38 pontos e caiu duas posições - 131º.

O Barras ganhou um ponto e subiu três colocações (186º, 18 pontos), empatado com outros seis times.

A Sociedade Esporitva de Picos ocupa a 149ª posição com os mesmos 33 pontos do ano passado.

Ainda integram a lista o 4 de Julho (208º, 11 pontos); Parnahyba (228º, 7 pontos); Auto Esporte (239º, 6 pontos); Cori-Sabbá (247º, 5 pontos); e Caiçara (291º, 2 pontos)

A Federação de Futebol do Piauí subiu três pontos - de 458 para 461 - e se manteve na 21ª posição, com direito a duas vagas na Copa do Brasil.

A CBF não divulgou a nova conversão de pontos do ranking após a criação da Série D, mas percebe-se que a participação na primeira fase da Copa e do Brasileirão valeram apenas um ponto. Antes, só estar na Copa do Brasil já renderia dois pontos.

E de que serve tudo isso mesmo? No futebol do Piauí, serve mais para riverino contar vantagem.

Mais de 30 piauienses na São Silvestre 2009

Sergio Shiubuya/ZDL


A organização da  São Silvestre confirmou neste domingo (27) que 36 pessoas do Piauí estão inscritas na mais tradicional prova de rua do país, que acontece no dia 31. O número é o segundo menor dos Estados do Nordeste, vencendo apenas Alagoas, de acordo com a lista abaixo:

SP - 15.790 - 75,20%
RJ - 902 - 4,29%
MG - 873 - 4,16%
PR - 700 - 3,34%
DF - 430 - 2,05%
SC - 341 - 1,62%
PE - 254 - 1,21%
BA - 246 - 1,17%
CE - 225 - 1,07%
RS - 202 - 0,96%
GO - 166 - 0,79%
ES - 153 - 0,73%
MS - 101 - 0,48%
SE - 88 - 0,42%
PB - 65 - 0,31%
PA - 57 - 0,27%
RN - 58 - 0,27%
AM - 52 - 0,25%
MA - 52 - 0,25%
ESTRANGEIROS - 40 - 0,19%
MT - 41 - 0,19%
AL - 35 - 0,17%
PI - 36 - 0,17%
RO - 25 - 0,12%
TO - 24 - 0,11%
AP - 21 - 0,10%
RR - 14 - 0,07%
AC - 9 - 0,04%

Total - 21.000 - 100,00%

Os principais nomes nascidos no Estado e que deverão brigar pelo pódio são o maratonista José Teles, 16º neste ano em Nova Iorque, e a fundista Cruz Nonata, vice-campeã sul-americana nos 10 mil metros e campeã do Troféu Brasil.

Papo na esportiva - Sarah Menezes

Fábio Lima/Cidadeverde.com


Melhor atleta brasileira de 2009 após votação no Prêmio Brasil Olímpico. Melhor do país entre todos os judocas no ranking mundial, com o quinto lugar na categoria ligeiro (até 48kg). Primeira brasileira bicampeã mundial de Judô, após se sagrar campeã mundial Sub-20 na Fraça. Quinto lugar em seu primeiro mundial sênior. Alguém aí teria a ousadia de indicar outro nome para a última entrevista do ano no blog que não o de Sarah Menezes?

Ídolo?
Leandro Guilheiro (Na Esportiva - Judoca bronze em Atenas 2004 e Pequim 2008)

Música do momento?
Músicas da Legião Urbana

Matéria da faculdade que passou com folga?
Anatomia (NE- Sarah cursa Educação Física na Face, em Teresina)

Matéria da faculdade que te dá mais trabalho?
Bases Biológicas (NE - A disciplina interpreta e relaciona fenômenos biológicos relevantes ao esporte, desde o funcionamento das células...)

Melhor amigo(a) na seleção brasileira?
Danielle Yuri

Quem mais te faz rir nas viagens da seleção?
Leandro Cunha e Luciano Correa

Fora do esporte, o que mais te agradou em 2009?
Ajudar na reforma da casa da minha mãe. (NE - investiu o dinheiro dos prêmios dos torneios internacionais na reforma)

E o que mais te irritou?
Minhas coisas fora do lugar!

Se pudesse dar um Ippon em alguma coisa, seria em que?
Nas dificuldades que o judô piauiense tem em arranjar patrocínio, e nos empresários que não têm a visão de investir no esporte.

Do topo do ranking mundial, qual a adversária foi ou será mais difícil de enfrentar?
Será Fukumi (foto ao lado), está no momento em 1º lugar no ranking. (NE - Tomoko Fukumi, japonesa atual campeã mundial, com quem Sarah não teve a chance de lutar ainda).

Qual país mais te encantou/agradou nessas suas viagens?
Japão.

Em qual país é melhor para comer? E em qual país a comida não desce?
Fora o Brasil, o Japão é o melhor lugar para comer. O pior é a Rússia!

Qual a coisa mais estranha que você já viu nas suas viagens ao exterior?
Comida na Tailândia. E em Roterdã, um rapaz andando numa bicicleta deitada!

Do que mais sente falta nas viagens?
Da minha família e amigos.

Sérgio Huoliver/COB


Se na disputa do prêmio de melhor do ano estivessem só Poliana Okimoto e Natalia Falavigna, em quem você votaria?
Depois do que ocorreu no Prêmio Brasil Olímpico, eu votaria na Natália. (NE - Em críticas ao método de escolha do melhor do ano, Poliana deu a entender que Sarah não teria méritos, pelo menos maiores que os da nadadora, para ser a vencedora).

Se ganhase o prêmio da Mega Sena de fim de ano, o que você faria?
Construiria um centro de treinamento no Piauí para descobrir novos talentos.

Apostou na Mega Sena?
Não.

Quem te ajudou a levar tantos títulos em 2009?
Meu técnico e amigo Expedito Falcão e todos que treinaram comigo durante o ano.

 

Posts anteriores