Cidadeverde.com

Cinema Na Esportiva: O melhor de todos os filmes sobre futebol e Copas do Mundo


O Milagre de Berna
(Das Wunder von Bern, de Sönke Wortmann, Alemanha, 2008, 118min)

O Brasil tem o melhor futebol do mundo, e disso ninguém duvida. Nem mesmo os alemães. Por isso também temos de dar crédito ao que bem merece. E a Alemanha conseguiu retratar no cinema o melhor filme sobre futebol que ainda há.

Sönke Wortmann deu mais drama e cores para a disputa da Copa do Mundo de 1954, na Suíça. A desacreditada Alemanha, com estima em baixa após a derrota na Segunda Guerra Mundial, é retratada pela família Lubenski, do jovem Matthias. Ganhar o primeiro título mundial era façanha que quase ninguém acreditava.

Uma façanha tão grande que precisava de outra do mesmo porte para ser recriada no cinema. Para tal, jogadores de verdade foram chamados para encenar a decisão contra a Hungria, de Puskas, na cidade de Berna. Detalhes como a chuva, a bola, os uniformes, a arquitetura do estádio, as traves, e até mesmo as jogadas, não foram esquecidos. Mais de três milhões de alemães viram o filme no cinema.

Algo que me chamou a atenção e é interessante para quem já viu o filme oficial da Copa do Mundo de 1954: Nos dois filmes, um garoto sai de casa para conseguir ver a final da Copa do Mundo a todo custo. A diferença é que na ficção, tal jornada se torna decisiva no desfecho.

Se você já quer entrar no clima da Copa do Mundo, eis uma boa pedida.



Aloísio pode estrear pelo Ceará em Picos

Ex-CRB, Flamengo, Goiás, Atlético/PR, São Paulo, com quem foi campeão brasileiro, e Vasco, campeão da Série B, Aloísio já treina no Ceará, adversário da Sociedade Esportiva de Picos na Copa do Brasil, dia 24 de fevereiro. Já regularizado, sua vinda ao Piauí só depende do técnico Paulo César Gusmão.

Aloísio foi um dos principais nomes nos últimos títulos do São Paulo. No Vasco, só jogou 12 vezes e fez um gol. Sua passagem pela Série B foi mais marcada por um chiclete, que o fez desmaiar no jogo com o Brasiliense. Ele engoliu a goma de mascar após uma trombada e ficou alguns segundos sem respirar.

O atacante de 35 anos, que iria jogar com Felipão no Bunyodkor, do Uzbequistão, e chegou a ser anunciado pelo Sport Recife, merece atenção da SEP. Da turma de veteranos, o alagoano é um dos poucos em clubes da Série A.


Piauienses e o Campeonato do Nordeste

A conversa que não rola no Piauí já é intensa no Rio Grande do Norte e outros estados da região. Depois de muito falatório, o Campeonato do Nordeste finalmente pode voltar, e já tem início previsto para maio. As datas dos torneios sul-americanos seriam usadas para não chocarem com o Brasileirão.

E o River já se mexeu. Falei nesta quinta-feira com o presidente Elizeu Aguiar, que já pediu ajuda da Federação de Futebol do Piauí - FFP - para manter os contatos com os dirigentes que tentam o retorno do torneio...

Olha só, Elizeu pedindo ajuda da FFP, que só servia para divulgar tabela... E, segundo Elizeu, os contatos já foram feitos.

Existem notícias de que haverá uma reunião na próxima semana, talvez já para bater o martelo quanto ao retorno da competição, com aval da CBF. 

Martelo batido, é a vez de definir como será o torneio, e ai entram Piauí e Maranhão, Estados que no mapa da CBF estão até hoje na região Norte do Brasil, e por isso ficaram de fora das primeiras edições do Campeonato do Nordeste.

Elizeu quer alguém do Piauí na reunião. Talvez até o próprio. A intenção é incluir um ou dois clubes do Piauí e Maranhão. Se couber todo mundo, a ideia é levar River, Flamengo, Moto Club, e Sampaio Corrêa. Os clubes maranhenses já foram contatados também por dirigentes do Piauí nesse sentido. 

Aguardem cenas dos próximos capítulos.

Canindé testa Parnahyba antes da estreia

O adversário do Tubarão é o Maranguape, 10º colocado do 1º Turno do Campeonato Cearense, e de folga até o início do returno.

O jogo será sábado, dia 20, às 17h no estádio Mão Santa. Ingressos terão preços divulgados em breve.

É bem provável que este será o último jogo do Parnahyba antes da viagem para a estreia em Teresina, dia 28, contra o River, pela 1ª rodada do Campeonato Piauiense.

Futsal: Peneirão da Fundação Garra

Waldir Freitas, da Fundação Garra, convoca garotos nascidos entre 1995 e 1997 para mais uma peneira de um dos principais clubes de Futsal da cidade.

Os testes serão no ginásio Verdão: sábado de 14h às 18h, e domingo de 9h às 12h. Candidatos devem levar tênis, meião e caneleira.

Os aprovados na peneira irão se juntar ao grupo nos treinamentos que visam a Taça Brasil Sub-15, e poderão ser convocados para a competição em abril deste ano. O Fundação Garra irá representar o Piauí no torneio.

Isso graças ao time campeão piauiense de 2009. Olha aí a garotada:

Sarah dá entrevista para a BBC em Londres

Fotos: Divulgação/CBJ

Os ingleses procuraram a Confederação Brasileira de Judô semanas atrás para marcar entrevista com Sarah Menezes. Eles queriam conhecer a judoca piauiense bicampeã mundial júnior, e eleita a melhor atleta brasileira de 2009.

E quem agendou a entrevista foi apenas a BBC, uma das mais prestigiadas e importantes emissoras de TV do mundo.

Sarah e os demais judocas da seleção brasileira treinam com os ingleses nesta semana, antes da disputa do Grand Prix de Dusseldorf, que começa sábado na Alemanha. Mas a entrevista foi marcada pela BBC com a CBJ antes mesmo da delegação deixar o Brasil.

E o inglês, Sarah? Como está? As aulas começaram um dia desses... Ainda falta um bocado, mas ela chega lá.

Já fiquei de plantão na BBC hoje pela manhã, mas a entrevista não foi exibida. No site da emissora ainda não existe nada sobre a reportagem.

 

Flamengo/PI lamenta goleada do Palmeiras

Everaldo Cunha, presidente do Esporte Clube Flamengo, sobre a goleada sofrida pelo Palmeiras para o São Caetano, 4 a 1 no Palestra Itália, na noite de ontem:

- Nós achamos foi ruim. Não era para perder agora, tinha de perder era pra gente.

A frase não é só auto estima rubro-negra elevada ao quadrado. Para o Flamengo, o estouro de uma crise agora significa tempo para o Palmeiras arrumar a casa, se recompor, e vir mais forte no jogo de volta da Copa do Brasil.

Copa do Brasil: adversários em crise

O Palmeiras, ontem, perdeu por 4 a 1 para o São Caetano. Na verdade, o São Caetano ganhou do Palmeiras, que precisa de reforços e mais algumas coisas para se reerguer na temporada. Hoje, a diretoria fará uma reunião para tomar decisões sobre o futuro. Uma derrota no clássico de domingo com o São Paulo seria o fim. Outra contra o Flamengo/PI na quinta-feira, e a eliminação na Copa do Brasil, seria o caos.

Quem também se deu mal ontem foi o Ceará, que perdeu por 2 a 1 em pleno estádio Castelão para o Guarany de Sobral. O resultado deixou o Vovô na sétima posição entre as 12 equipes do 1º Turno, e confirmou a eliminação precoce do torneio. Sem poder disputar as semifinais, o alvinegro, que já havia demitido o técnico Renê Simões, se prepara para encarar a Sociedade Esportiva de Picos na próxima quarta-feira. Depois, pensa no 2º Turno do Cearense.

Vai com o que tem

Se no Brasil a Taça Fifa é recebida por Pelé e outros campeões mundiais, no Peru ela vai parar nas mãos do presidente Alan Garcia! Ora, se não tem craque, vai com quem tem.

Para tornar a recepção desta semana ao menos mais divertida, o presidente colocou um daqueles gorros típicos do Peru sobre a taça. Engraçadinho...



Posts anteriores