Cidadeverde.com

Pais de Sarah Menezes ganham presente

Valdecir Carvalho/Vipcomm

Dona Dina e seu José Rogério foram a São Paulo neste fim de semana e pela primeira vez estiveram em um torneio internacional de Judô.

Eles são os pais de Sarah Menezes, que ganharam um presente duplo da filha: a viagem no fim de semana, e ver o título da judoca piauiense na Copa do Mundo de São Paulo.

Quem fará algo pelo futebol do Piauí?

Aconteceu no último fim de semana um fórum para discutir os problemas do futebol piauiense.

Não tive interesse em me inscrever. Também não fui convidado. Ou seja, não participei. Assim como muitos, o que se constatava pelos lugares vagos no evento.

Quem é o tal Fábio Lima? O fato de já ter sido editor de esportes do jornal O Dia por um bom tempo, e continuar na área, talvez me credencie para dizer alguma coisa. E o farei. De novo.

Antes de parecer o contrário, não estou chateado porque não fui lembrado pelo evento. Realmente não tinha interesse de participar. Não fui ao fórum porque cansei de ver o debate entre as mesmas pessoas sobre a mesma coisa. E como mais novo que muitos, por vezes fui até repreendido com o rótulo de "ele fala mal do Piauí", após uma matéria mais crítica.

Em toda reportagem que faço, desde 2003, tento inserir discussões a respeito da situação do futebol piauiense. Quando surge um debate, isso quando surge, ninguém chega a um acordo. 

Recentemente, o instituto Captavox fez pesquisa sobre as torcidas de Teresina. No Jornal do Piauí, os problemas foram novamente levantados. O Cidadeverde.com está com várias reportagens sobre pontos discutidos, como ajuda do poder público. Todos os lados ouvidos pensam diferente.

Penso que já se pensou demais. Fazer um fórum é importante, mas ideias precisam ser aplicadas. Se há uma solução para o futebol piauiense é agir.

Mais uma vez o tema foi debatido. Então, o que vamos todos fazer agora pelo futebol do Piauí?

Piauiense corre em Maringá/PR

A piauiense Cruz Nonata da Silva disputou neste domingo o Grande Prêmio Caixa de Atletismo em Maringá/PR. Na prova dos 5 mil metros, ela terminou na quinta posição, com o tempo de 16min14seg97.

A queniana Pamela Chesopich Lisoreng venceu a prova (15min56seg21), seguida da brasileira Fabiana Cristine da Silva, e das etíopes Mekdes Bekele e Birtukan Fente. Cruz Nonata foi a segunda melhor brasileira na prova. 

Taça Brasil: Futsal do Piauí é de primeira!

Zerosa Filho/CBFS

Hoje todos comemoram termos uma Sarah Menezes para poder torcer no Piauí, e não olhamos muito para os corajosos que fazem muito o que ela já fez: viajam do jeito que dá, para onde tiverem de ir, fazendo rifa, tirando dinheiro do bolso, faltando aula até sem compreensão do professor, entre tantas coisas que já vi tanto atleta fazer para levar a bandeira do Piauí no peito Brasil afora.

Não sei se tudo isso é o caso da turma do Iate Clube, que se juntou com a Fundação Garra para tirar o futsal do Piauí da segunda divisão na Taça Brasil Sub-20. Mas só o fato de terem alcançado seu objetivo merece, no mínimo, que vocês saibam que eles existem. Uma vitória chorada colocou o Estado na primeira divisão do torneio em 2011 (quando disputarão vaga para a Divisão Especial).

Neste sábado, em Ribeirópolis/SE, Thaylan, Herculys, Ossian, Luiz, Vinícius, Denys, Ernesto, Dannyllo, Alyson, Helcius, Hélio, Júnior, Victor, Rafael, Lázaro, e Carlos, com o técnico Marcelo Amorim Ramos, e o atendente José Afonso Cordeiro, fizeram os outros times do futsal piauiense acreditarem que é possível.

Semifinal do torneio contra o Ajax/Santa Maria, do Rio Grande do Norte. Além da vaga na final, a garantia da vaga na 1ª divisão em 2011. No tempo normal, empate em 3 a 3, após o Iate sair perdendo por 3 a 1. Na prorrogação, 2 a 2, após o Iate sair ganhando por 2 a 0. Faltando 15 segundos para o fim, tiro livre direto: Vinícius cobra, e deu o que você vê abaixo. 

Atualizada às 11h56min - O Iate Clube perdeu a decisão neste domingo para o Internacional de Ribeirópolis/SE por 8 a 3.

A emoção, que só eles sabem muito bem como é, foi registrada pelo fotógrafo da Confederação Brasileira de Futebol de Salão, Zerosa Filho.

Zerosa Filho/CBFS

Tenistas no karaokê de Roland Garros: é de bolar de rir!

A TV estatal francesa fez algo diferente para o torneio de Roland Garros, aquele que Guga ganhou algumas vezes na França, lembra? Pois é, os jogos já começaram em Paris. E a palhaçada começou no Youtube.

Já foram postados cinco vídeos de tenistas em um karaokê pra lá de diferente, cheio de raquetes, e assistentes que ajudam a criar o clima de "sem noção".

Andy Murray usou uma perucona para cantar uma do Jackson Five. O sueco Robin Soderling atacou de Abba, banda do seu país: botou uma peruca loira para cantar "Gimme Gimme Gimme a man after midnight" - é um dos mais engraçados. O francês Tsonga foi de Black Eyed Peas e provou que é melhor como tenista. Kei Nishikori só podia arrumar uma música em japonês.

Mas o sucesso arrebatador da brincadeira veio com os sérvios Novak Djokovic e Viktor Troicki. Novak já apareceu aqui com uma máquina maluca, e agora deu uma de Shakira. No clipe da música Gipsy, aqui parodiado, o espanhol Rafael Nadal é quem faz par romântico com a cantora colombiana.



Escapou, hein, Guga?

IFPI nos Jogos Brasileiros: 4 medalhas

Foram encerrados os Jogos Brasileiros dos Institutos Federais, que contou com a participação de times do IFPI. Times que ganharam tudo até a semifinal. 

No futebol de campo, o Piauí perdeu a semifinal e ficou com o bronze após vencer a Bahia por 4 a 1.

No handebol feminino, vitória do IFPI por 17 a 14 contra Alagoas, mas na disputa de terceiro lugar. No masculino, bronze para o Ceará, que derrotou o Piauí por 20 a 19. 

Único time do Estado a decidir uma modalidade nos Jogos, o futsal feminino perdeu a final para o Espírito Santo por 3 a 1. Os homens ganharam bronze ao vencerem São Paulo por 6 a 1.

Somou aí? Uma medalha de prata e três de bronze. Sendo cinco possíveis para a delegação.

É de se lamentar que os times invictos até as semifinais tenham sido superados na reta final, mas isso pode-se dizer que é do esporte. A turma do IFPI precisa ser lembrada mesmo é pelos professores dedicados, que fazem deporto escolar como poucas instituições de ensino em Teresina. Exemplo que merece mais atenção. 

Mais gente na natação nos orgulha

No dia 17 falei aqui no blog das medalhas conquistadas por Moema Sales e Camila Ravenna no Interfederativo de Natação, disputado dias 14 e 15 de maio em Belém/PA.

Não sei porque, quando abri a lista geral de resultados, não vi que o Piauí ainda faturou bronze em duas provas de revezamento.

Para compensar o vacilo, seguem fotos de Bruna Emanuele, Stephany Andrade, Moema Sales, e Rayanne Martins, bronze no revezamento 4x50 metros livre feminino, e Danilo Lucas, Arquimedes Nunes Filho, Denilson Ferreira, e Franklin Nunes Wernz, ao lado do técnico Harthemio Costa. O time foi bronze também no revezamento 4x50m medley.

 

Piauí invicto nos Jogos Brasileiros das Instituições Federais

Os piauienses vão bem, obrigado, nos Jogos Brasileiros das Instituições Federais, que acontecem em Brasília até o dia 29. Representado apenas em três modalidades, o Instituto Federal do Piauí - IFPI - não perdeu nenhuma partida até ontem.

No futebol de campo, muitos gols: 5 a 1 contra Rondônia, 6 a 1 no Distrito Federal, e 2 a 2 diante de Alagoas, resultado que garantiu a liderança do grupo

No handebol feminino, o Piauí já venceu o Rio Grande do Sul por 17 a 6 e empatou em 8 a 8 com o Pará. No masculino, 18 a 16 no Tocantins e 28 a 10 contra São Paulo. Os dois times lideram seus grupos na fase classificatória.

No futsal, as equipes só fizeram um jogo em três rodadas. No feminino, vitória de 5 a 0 sobre o Ceará. No masculino, 2 a 1 contra Alagoas.

A competição termina no fim de semana.

Fundação é a garra do Piauí no futsal

A Confederação Brasileira de Futsal dividiu de nova forma as competições interestaduais. Elas agora contam com Divisão Especial, 1ª Divisão e 2ª Divisão.

Desde então, o futsal piauiense tem alternado resultados onde demonstra precisar de um pouco mais para se manter na 1ª Divisão e tentar vaga na elite, ao mesmo tempo em que tem jogado firme para provar que 2ª Divisão não é o seu lugar.

A 28ª Taça Brasil Sub-20 está sendo disputada desde o fim de semnaa em Ribeirópolis/SE, tendo o Iate Clube/Fundação Garra como representante do Piauí na 2ª Divisão. No Grupo B, dois jogos e duas vitórias: 8 a 1 no Motivo/ES, e 5 a 1 no Mojuca/RO. Nesta quarta, o adversário será o Cane/AP, e por último o Balsas/MA. 

Caminhando para ter a vaga na semifinal, o time do técnico Marcelo José Amorim Ramos precisa vencer o jogo de sábado contra um dos adversários do Grupo A, que estará na 1ª Divisão em 2011. Então, é trabalhar firme para evitar a queda no ano que vem.

Olho no ala Dannyllo, jogador mais novo do time. Ele ainda completará 18 anos em outubro, mas é o artilheiro do torneio com cinco gols. 

Veja fotos da participação piauiense até aqui em Sergipe. 
Créditos: Zerosa Filho/CBFS

E o Flamengo está na final... do basquete

E não estou falando da Liga Nacional de Basquete, nem do Flamengo carioca.

O Flamengo do Piauí é o primeiro finalista da fase regional da IV Supercopa Nordeste de Basquete. No sábado, o time rubro-negro venceu o Fênix por 97 a 45, e manteve o 100% de aproveitamento na competição. Todos os jogos são realizados no ginásio do Sesc Ilhotas.

A outra semifinal será no próximo sábado, entre Vintecinco.com e Caixas/MA. Os melhores disputam com times da região de São Luís/MA as vagas para a fase final do torneio.

No feminino, também no sábado, o IFPI venceu o CMT por 42 a 30. O torneio das mulheres prossegue no próximo sábado, com IFPI e Caxias/MA, e domingo com CMT e IFPI.

Posts anteriores