Cidadeverde.com

Atletas universitários terão prêmio em 2010

Duas novidades importantes no calendário do esporte universitário de 2010, divulgado nesta quarta-feira pela Federação Acadêmica de Esportes Piauiense - Faep.

A etapa nacional das Olimpíadas Universitárias só será realizada em novembro, entre os dias 4 e 13, na cidade de Joinvile/SC.

No dia 19 do mesmo mês, a Faep pretende premiar os melhores do ano com festa, seguindo o exemplo do que foi feito este ano pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário - CBDU.

O calendário ficou assim:

MAIO
7 a 15 - Olimpíadas Universitárias (etapa Piauí)
20 a 23 - Torneio nacional de Lutas - Judô, Taekwondo e Caratê (Maringá/PR)

JUNHO
11 a 13 - Etapa Piauí da Liga Nacional Universitária (Copa Integração - Futsal, Handebol, Basquete, Vôlei)

JULHO
12 a 18 - Liga Nacional (etapa regional de Basquete e Vôlei)
26 a 31 - Liga Nacional (etapa regional de Handebol e Futsal)

OUTUBRO
Fase final da Liga Nacional de Desporto Universitário

NOVEMBRO
4 a 13 - Olimpíadas Universitárias (Fase Nacional - Joinvile/SC)
19 - Festa dos melhores do ano no esporte universitário do Piauí

Por onde andam? Pantico, Moroni, Pantera...

Na última segunda-feira (14), o Icasa, de Juazeiro do Norte/CE, apresentou seu grupo para o início da pré-temporada de 2010, visando o Campeonato Cearense e a Série B do Brasileirão.

O técnico é Flávio Araújo (foto), o mesmo que ajudou o time cearense a subir para a Segundona. No plantel estão outros nomes conhecidos do futebol piauiense, como o zagueiro Juba (ex-Flamengo e Barras) e o atacante Pantico (ex-River, Oeiras, e Barras).

Outro técnico que se apresentou longe do Piauí foi Paulo Ricardo Moroni, que já comanda o América de Natal/RN para a disputa do Campeonato Potiguar e Série B do Brasileirão. Mesmo com uma série de problemas, o gaúcho liderou o Flamengo na conquista do Campeonato Piauiense 2009.

Com Moroni está o atacante Maurício Pantera (ex-River e Barras)

Todos esses nomes já podem ser retirados da lista de pretendidos dos clubes piauienses.

Curiosidades do 16 de dezembro

O Milan, de Ronaldinho Gaúcho, comemora nesta quarta-feira 110 anos de fundação.

Também são lembrados os 74 anos do São Paulo Futebol Clube, que em 1935 substituiu o São Paulo da Floresta.

Aliás, no dia do aniversário, a história só tem más lembranças tricolores. Em 1989, Sorato marcou o gol da vitória do Vasco e deu o bicampeonato brasileiro aos cariocas. No ano seguinte, Tupãzinho fez para o Corinthians, que levou o Brasileirão pela primeira vez. E os dois jogos foram no Morumbi.

Vídeo: Um golaço no Campeonato Inglês

Sempre achei o Brasileirão mais emocionante que os europeus. Aqui são vários clubes disputando o título e/ou vaga na Libertadores, ao invés de dois ou três fortes.

A diferença é que boa parte dos principais craques do mundo, inclusive os brasileiros, estão lá.

Por isso, é mais fácil ver momentos como o do vídeo abaixo no Campeonato Inglês do que no Brasileirão.

O meia equatoriano Valencia só arrematou a jogada que valeu ingresso para inglês e a mensalidade da TV por assinatura do brasileiro. A jogada foi sensacional.



Vitória do Manchester United por 3 a 0 sobre o famoso Wolverhampton Wanderers.

Teresina terá desafio entre feras do vôlei de quadra e praia em 2010

Foto: CBV

Depois de dois anos seguidos sendo sede de etapas do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia, o Piauí ficará de fora do calendário.

A Confederação Brasileira de Voleibol - CBV - já divulgou o calendário com as 12 etapas do torneio, que no Nordeste só passará por Fortaleza/CE, João Pessoa/PB, Petrolina/PE, e Maceió/AL. Uberaba/MG foi a única novidade.

Mas calma, perde-se de um lado, se ganha do outro. A CBV confirmou no Piauí o Desafio de Vôlei Banco do Brasil. São jogos-exibição onde atletas da praia enfrentam feras das quadras. Tudo dentro de um ginásio, cheio de areia, onde jogam quatro de cada lado. A mistura de regras parece ser bem divertida.

Além de Teresina, Boa Vista/RR, Belém/PA, Palmas/TO, Santa Maria/RS, e Ribeirão Preto/SP receberão o evento, ainda sem datas definidas.

Em São Luís/MA, o evento foi realizado no último novembro no ginásio Castelinho, com direito a show da cantora Preta Gil.

A CBV ainda confirmou a segunda edição do Circuito Estadual de Vôlei de Praia, que começa em Palmas/TO no mês de janeiro. Serão etapas regionais em todos os estados. A 12ª acontecerá em Teresina, entre 11 e 13 de junho.

Judô: Piauí quer sediar seletiva nacional do sul-americano Sub-17 e Sub-20

A Confederação Brasileira de Judô - CBJ - divulgou seu calendário de atividades para 2010. Os locais dos torneios nacionais ainda não foram definidos.

O Piauí, como ocorre com frequência, poderá sediar mais uma competição nacional em Teresina.

O presidente da Federação Piauiense de Judô - FPIJ -, Danys Queiroz, afirmou para o blog que tentará trazer para o Estado o a seletiva do Sul-Americano Sub-17 e Sub-20, marcada para 6 e 7 de fevereiro. Quem vencer o torneio, representará o Brasil em Buenos Aires, no dia 25 de junho.

No ano passado, o Piauí sediou o Campeonato Brasileiro Regional, com a presença de cinco estados. Teresina já foi palco da seletiva do Sul-Americano em 2005.

Piauí no pódio na Meia Maratona de Serra/ES



Domingo foi dia de Meia Maratona de Serra, no Espírito Santo. E teve piauiense no pódio.

Conceição de Maria Oliveira ficou em segundo lugar na prova feminina, com o tempo de 1h25min58. Em primeiro veio a queniana Margaret Karie, com 1h25min27.

O prêmio para a piauiense foi de R$ 4,6 mil (valor após a dedução de impostos).

Com 285 pontos no ranking nacional de corridas de rua, Conceição é a terceira colocada e briga pela liderença com Marizete Moreira, hoje na ponta com 298 pontos. A última prova válida no calendário será a Corrida de São Silvestre, dia 31 de dezembro, em São Paulo.

Sarah Menezes não é favorita; Por isso, vote

Nunca considerei Sarah Menezes favorita ao prêmio de melhor atleta do ano, e explico:

1) Poliana Okimoto ganhou 9 de 11 etapas mundiais de maratonas aquáticas, além de ter ido ao pódio no Mundial de Deportos Aquáticos, que teve várias provas transmitidas em TV aberta. A exposição de mídia foi bem maior que a da Sarah, cujo bicampeonato mundial não foi mostrado nacionalmente nem em TV fechada;

2) César Cielo é favorito disparado no masculino, e há campanha para votação casada de Cielo e Okimoto;

3) A presença de Natália Falavigna, do Taekwondo, só divide os votos das artes marciais entre ela e Sarah Menezes;

Por isso eu digo que independente dos rumores de que a Sarah estaria liderando a votação, quem quer que ela ganhe não pode parar de votar. Poxa, todas merecem, mas vamos dar esse presente de fim de ano para a garota que nos enche de orgulho, não é verdade?

Para completar: eu temo que essas declarações da Poliana Okimoto acirrem os ânimos. Ela foi infeliz, e suas palavras já vão lhe deixar em saia justa no dia da entrega do prêmio. Já vi muitas vezes o povo piauiense se irritar, condenar, exaltar os ânimos demais. Mas quem quer que a Sarah seja eleita não pode perder tempo fazendo campanha contra adversárias.

Também é preciso entender que outras pessoas podem preferir votar em outra pessoa, mesmo no Piauí. O pessoal do Taekwondo, por exemplo, faz campanha pela Natália. Para eles é melhor ter um ídolo nacional na sua modalidade ajudando a trazer mais atletas, e ninguém deve condenar isso.

Poliana Okimoto critica campanha por Sarah e diz que votação é injusta

O texto abaixo foi publicado no dia 11 no blog da nadadora Poliana Okimoto, que disputa com a taekwondista Natália Falavigna e a judoca piauiense Sarah Menezes o título de melhor atleta do ano:



11/12: Premio Brasil Olimpico-Votação popular, justo ou injusto????

Hoje recebi um telefonema que me deixou muito triste e indignada!!
O assunto? Votação do Premio Brasil Olimpico.
Acho que muita gente pode discordar, mas na minha opinião, um premio tão importante como este não deveria ser decidido somente em voto popular. Principalmente pelo fato, de ser possivel, votar quantas vezes quiser.
Este premio deve ser a coroação de um trabalho, muitas vezes de anos e anos.É um premio que todos nós atletas almejamos alcançar.
Da forma em que está, irá levar o premio aquele atleta que conseguiu mobilizar o maior numero de votos!
Segundo este meu telefonema, até governador esta metido na campanha.É um absurdo!
O COB deve tomar cuidado para que não haja injustiças, até para que o premio não perca credibilidade.
Mas enfim, que vença o melhor, ou melhor,(infelizmente) que vença a melhor campanha!!!

Poliana Okimoto

Isso rendeu matéria da Folhapress (agência de notícias da Folha de São Paulo) com o título "Campanha do Piauí para que Sarah Menezes leve prêmio do COB provoca polêmica". A polêmica, ao meu ver, não é a campanha, e sim o meio de escolha da melhor atleta do ano. Que culpa tem a Sarah de ser a principal atleta de um estado carente de ídolos e conseguir uma mobilização em torno de sua pessoa? Campanha, qualquer um pode ter.

Poliana Okimoto deve esfriar a cabeça como a inteligente Natália Falavigna, que em Teresina disse não se preocupar com a disputa e pensa mais na indicação já como um prêmio por tudo o que aconteceu em 2009.

A nadadora tem seus méritos, e em uma eleição técnica levaria vantagem sobre a piauiense - seus títulos são no sênior, e bicampeonato mundial de Sarah ainda foi júnior. Mas, a votação é popular. E se um Estado de três milhões de habitantes faz campanha, há uma confederação de desportos aquáticos também mobilizada em elegê-la ao lado do nadador César Cielo, e com maior alcance que os veículos do Piauí e a voz do governador Wellington Dias.

E antes que leiam a matéria da Folha e me perguntem sobre a citação de que Sarah estaria ganhando a votação, recebi informação não oficial disso na semana passada, e tenho motivos para duvidar e pedir que todos continuem votando. Mas isso merece outra postagem por aqui.

Severino Filho e Milton Neves

A enciclopédia viva do futebol piauiense foi entrevistada para o site do jornalista mineiro.

Pela contribuição nacional para a memória do futebol brasileiro, a lembrança é mais que merecida.

Veja aqui!

Posts anteriores