Os jornalistas que fazem o Jornal do Piauí estiveram em uma ação fraterna, dividindo um pouco do seu tempo aos mais carentes. Eles foram até o Lar Espírita Casa do Samaritano ajudar a fazer a sopa semanal que é distribuída para cerca de 300 pessoas todos os sábados pelas ruas do Centro de Teresina. A Sopa Fraterna tem cinco anos e reúnem pessoas que doam um pouco do seu tempo para o próximo.
A equipe foi até a sede do Lar para auxiliar a cortar as verduras, a mexer as panelas, experimentar o tempero e colocar nos copos que são distribuídos em dois pontos da cidade.
Francisco Lima, Maria Sérvio, Solange Sousa e Maira Monteiro ajudaram a cortar os legumes enquanto Joelson Giordani, Elivaldo Barbosa e Galego mexiam as panelas.
Para Elivaldo Barbosa foi uma experiência muito boa. “É extraordinário! É muito gratificante, você nem lembra do tempo que está doando”, declarou.
Já o Galego disse que gostou, apesar de não saber fazer um ovo. “Mesmo estão com as mãos cansadas, e bom doar o tempo para as pessoas necessitadas. Só não quero que minha mulher se acostume porque não faço nada em casa”.
O apresentador do Jornal do Piauí, Joelson Giordani, afirma que é importante ter esse gesto voluntariado. “É necessário porque tem muita gente que precisa, as pessoas que dependem desse alimento e as pessoas que são solidárias e também precisam de ajuda”, afirmou.
A reportagem foi comandada pela jornalista Eli Lopes, que informou que foram feitas 288 porções e 24 litros de suco que foram distribuídos em dois pontos: nas proximidades de um hospital para acompanhantes e pessoas na rua e em praças do Centro.
A coordenadora da Sopa Fraterna, Carla Melo, disse que a ação tem cinco anos e começou com quatro pessoas, mas que agora ganhou outras adesões, no entanto sempre precisam de doações de descartáveis, isopores, além de material de cozinha e dos próprios alimentos.
Caroline Oliveira
[email protected]