Cidadeverde.com

Mais de 150 cidades do PI possuem conflitos territoriais, diz deputado

Imprimir
Pelo menos 30 dos 80 municípios em litígio no Piauí já firmaram acordo na Comissão de Estudos Territoriais do Estado do Piauí. Nesta quarta-feira (18) mais prefeitos estiveram reunidos na Alepi com os membros da Cete e sinalizaram positivamente pelo fim das disputas envolvendo limites, como é o caso de Bela Vista e Simplício Mendes. 

O deputado João de Deus, que participa da comissão afirmou que o número de cidades com problemas territoriais chega a 150 em todo o estado. "A comissão intermedia as negociações entre as divisas das cidades. É bastante comum haver uma comunidade que pertencem a um município mas é atendido por outro", descreve. Ele cita como exemplo Castelo do Piauí que possui conflito com Juazeiro, Novo Santo Antonio, São João da Serra e Buiriti dos Montes. "Fazemos o acordo que é assinado entre todos eles, em seguida levado para as Câmaras Municipais, depois retornam à Assembleia para ser transformado em lei que posteriormente devem ser sancionada pelo governador. É realmente gratificante ver disputas históricas serem resolvidas desta forma”, relatou o parlamentar.

O prefeito de Francisco Macedo, Cristovão Alencar, disse estar satisfeito. Segundo ele, foi resolvido litígio com os municípios de Padre Marcos, Caldeirão Grande, Alegrete e Marcolândia. Também estiveram hoje na Cete representantes de Simplício Mendes e o prefeito de Bela Vista do Piauí, Josimar Coelho. Ele explicou que o acordo firmado envolve apenas a localidade Cantinho.

Para o representante do CREA, Sandro Souza, a “grande evolução deste trabalho é que está sendo feito de forma técnica e transparente. Por isso temos avançado nas negociações. Apesar do litígio entre Teresina, Curralinhos e Nazária ainda não estar resolvido ainda não esgotamos as tentativas para um acordo”.

O presidente da Cete é o deputado Antônio Félix (PSD). A Comissão ainda é formada por Elias Alves Barbosa (Governo do Estado); Raimundo Nonato da Silva Filho, Guilherme Hermes Silva Nascimento e Francisco das Chagas Sotero (IBGE); Francisco Soares Filho e Francisco Ferreira de Lima (APPM); e Bartolomeu da Silva Melo Filho (assessor da Cete).

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais