Cidadeverde.com

Gestantes não devem temer vacina contra a gripe, diz diretora

Imprimir
A diretora de Vigilância em Saúde da Sesapi, Telma Evangelista, esteve nesta terça-feira (23) no programa Jornal do Piauí para informar a população sobre a Campanha Nacional de Combate a gripe, que será realizada na capital no mês de maio.

Evelin Santos/Cidadeverde.com
 
De acordo com Telma Evangelista, um dos grandes impasses referente a atingir a meta de vacinação seria o receio. “Ano passado conseguimos alcançar uma meta de 80% da população vacinada, mas em relação as mulheres gestantes esse número foi reduzido”, diz.
 
“Acredito que essa redução no quadro das mulheres gestantes tenha sido porque elas acham que tomando a dose poderiam ficar doentes, mas isso é impossível, pois os vírus utilizados na composição da vacina estão inativos não havendo condições de transmissão da doença”, disse Telma Evangelista.
 
A única contra indicação da vacina é para quem tenha alergia severa a ovo de galinha, pois pode ocorrer um choque anafilático, mas nenhum caso foi registrado. A Campanha Nacional está na sua 14ª edição.
 
Grupos que poderão tomar a vacina
  • Idosos acima de 60 anos
  • Crianças de seis meses a dois anos
  • Mulheres gestantes
  • Profissionais da saúde
 

Casos de dengue no Piauí
Dois casos de óbitos por dengue tipo 4 já foram registrados no Piauí nas cidades de Teresina e Floriano. Questionada sobre esses fatos, Telma Evangelista declarou: “Cada cidadão tem que se conscientizar de cuidar do seu lixo, da sua água parada, para evitar que casos como esses se repitam”, diz.
 
Ainda de acordo com a gestora, uma pesquisa realizada já este ano mostrou que no Estado do Piauí houve uma redução de 45,5% de registros de casos de dengue, mas essa redução foi mais significativa no interior. “Na capital esse número tem infelizmente aumentado”, declarou.
 
Em alguns municípios como Floriano, São Raimundo Nonato, Piripiri e Beneditinos já estão controlados os focos do mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão do vírus da dengue.

Geísa Chaves (especial para o Cidadeverde.com)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais