Cidadeverde.com

Parceria dissemina Método Canguru em cidades do interior do Piauí

Imprimir
A Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), em parceria com a Escola Técnica do SUS, está compartilhando o conhecimento sobre a atenção humanizada a recém-nascidos de baixo peso, o Método Canguru. A proposta é multiplicar essa metodologia que tem melhorado a expectativa de vida de bebês prematuros e diminuído significativamente o tempo de internação.

A ação consiste em introduzir na grade curricular dos cursos oferecidos pela Escola Técnica do SUS informações sobre a metodologia Canguru. Já foram contemplados os municípios de São Raimundo Nonato e Floriano e agora será a vez de Picos, Piripiri e Teresina. 

As aulas são ministradas pela fonoaudióloga tutora do Método Canguru da Maternidade Dona Evangelina Rosa, Clara Almendra. “Nossa proposta é compartilhar informações e multiplicar o alcance da metodologia Canguru”, explica.

No método Canguru, o bebê fica em contato, pele a pele, no colo da mãe, proporcionando a troca do calor humano. O objetivo é fazer com que a temperatura, a respiração e os batimentos cardíacos da mãe acalmem o bebê e estimulem seu crescimento, além de estabelecer o vínculo afetivo entre o bebê e a família. É como se a própria mãe fosse uma incubadora. 

Os recém-nascidos que passam pelo método crescem mais rapidamente e são mais sadios. Na MDER, o método Canguru já é utilizado desde o ano de 2004.
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais