Cidadeverde.com

Ex-vereador é sorteado em casa no Jacinta Andrade; ADH investiga

Imprimir
Uma comissão está investigando denúncia contra um ex-vereador que foi sorteado em uma casa no residencial Jacinta Andrade. A comissão é composta pelo Ministério Público Estadual, Agência de Habitação do Piauí e Defensoria Pública.

Fotos: Helder Sousa

O diretor geral da Agência de Habitação, Gilberto Medeiros, informou ao Cidadeverde.com que a denúncia contra o ex-vereador está sendo apurado. “Vamos verificar se ele atende os critérios para aquisição da casa. Há muitas denúncias, mas muitas sem sentido”, disse Gilberto Medeiros. 


Atualizada às 17h26

A novela Jacinta Andrade ganhou um novo capítulo nesta segunda-feira (18) após um ex-vereador do interior do Piauí, contemplado com uma casa no conjunto residencial da zona Norte de Teresina, ter assumido o imóvel ocupado irregularmente por uma família de 10 pessoas há duas semanas. O impasse é apenas mais um envolvendo imóveis sorteados pela Agência de Desenvolvimento Habitacional - ADH - e pessoas sem-teto que invadiram casas inabitadas há meses. 


José dos Santos Silva, 38 anos, conhecido como Santilho, foi vereador pelo PT no município de Cajazeiras, 266 quilômetros ao Sul de Teresina, entre 2004 e 2008. Ao término do mandato, disputou a eleição para prefeito, mas foi derrotado. Hoje ele afirma trabalhar coordenando o transporte escolar municipal. Santilho afirma ter participado de todos os trâmites legais para ser sorteado com uma casa de três quartos no Jacinta Andrade. Recebeu as chaves em fevereiro, mas nunca assumiu o imóvel. 


Santilho explicou ao Cidadeverde.com que não havia se mudado porque o residencial é desprovido de escolas para os três filhos, que moram com ele e a esposa na casa de sua sogra, bairro Promorar, zona Sul da capital. Além disso, faltaria condições para fazer a mudança. Nesta segunda, ele foi até a casa e colocou uma rede como forma de demarcar sua posição. 


Do outro lado da história está Mauricélia Cavalcante da Silva, 30 anos, mãe de sete filhos e grávida de sete meses. Ela afirma estar na casa há 16 dias com toda a prole, a mãe e o esposo Ezequias Pereira de Moura, 47 anos, que teria sofrido um acidente vascular cerebral em janeiro. No momento da reportagem, o marido estava sendo atendido no Centro de Integrado de Reabilitação - Ceir. 


Mauricélia relatou que após o problema de saúde do marido ficou impossível pagar o aluguel na Santa Maria da Codipi, onde morava. O corretor nunca teve a carteira assinada e isso estaria dificultando sua aposentadoria. 


A dona de casa reclama que o ex-vereador não precisaria da casa, tendo até um Corsa Classic de cor branca, no qual poderia transportar seus filhos até a escola mais próxima. Além disso, vizinhos afirmam que existe um ônibus para levar as crianças até os colégios de bairros mais próximos. 

Enquanto isso, o parlamentar se defende. Ele garante ter sido sorteado legalmente e nega que seja pré-candidato a prefeito de Cajazeiras mais uma vez. Além disso, disse ter dormido na casa na semana passada e nenhuma família estava no imóvel. Confirmou ainda que o carro é o único bem que possui na vida. 

Uma comissão de invasores já foi criada para dialogar com as autoridades e Ministério Público. Eles cobram a garantia de moradia, nem que seja em outro conjunto habitacional. Enquanto isso, a ADH mantém o trabalho para convocar mutuários que não foram contemplados inicialmente para assumirem os imóveis não ocupados. 


Geísa Chaves e Yala Sena
Fábio Lima (Da Redação)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais