Cidadeverde.com

Nova gestora da SDR Teresina é pesquisadora em assentamentos

Imprimir
Fortalecer e expandir o projeto de hortas comunitárias, com ênfase em arranjos produtivos e diversificação da produção hortifrutigranjeira é uma das principais estratégias de Aline Maria Sousa Oliveira, 39, que assumiu nesta quarta-feira, 18, a Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR) da Prefeitura de Teresina. O principal objetivo destas ações, segundo ela, é minimizar a dependência da capital na exportação de produtos agrícolas, pois o município possui uma das maiores áreas rurais do país, mas que somente agora vem recebendo uma política pública direcionada para o homem do campo.

Aline Oliveira é economista, graduada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), mestra e doutoranda em desenvolvimento do meio ambiente (UFPI) ressaltando pesquisa sobre Assentamentos Rurais de Teresina. “Estamos cientes de que muito precisa ser feito, mas já há um relevante trabalho aqui realizado nesta gestão e pretendemos dar continuidade a esses projetos de resgate da dignidade do trabalhador do campo, homens e mulheres que vivem do que produzem. Pretendemos ampliar as ações de melhoria e urbanização das estradas municipais, de infraestrutura, irrigação, saneamento, eletrificação , abastecimento d’água e levar a gestão para mais perto dos mais de 100 povoados existentes em Teresina”, disse.

De acordo com Aline Oliveira, na SDR será adotado um modelo de gestão que realmente viabilize qualidade de vida no campo. “A zona rural de Teresina é tão perto da zona urbana, mas ao longo dos anos esteve sempre distante da atenção das administrações, mas a orientação que assimilamos, bem como a nossa convicção é de que a população do campo pode contribuir decisivamente para o crescimento e o desenvolvimento econômico da capital. É só uma questão de vontade política”,observa a superintendente da SDR.

A zona rural de Teresina ocupa uma área de pelo menos 116 quilômetros quadrados, ou 116 mil hectares, abriga mais de 100 povoados com uma população de aproximadamente 55 mil habitantes. Recentemente, foi instituído pelo governo municipal o Plano de Desenvolvimento Rural, que baliza políticas públicas para a região.

Nos últimos meses, foram realizadas reformas emergenciais de aproximadamente 350 quilômetros de estradas e o asfalto está sendo levado para várias rodovias de interligação entre localidades e zona urbana. A meta é que até 2016, conforme projetos já elaborados para curto e médio prazo, a Prefeitura de Teresina leve asfaltamento a 200 quilômetros de rodovias municipais.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: SDRTeresina