Cidadeverde.com

Artesãos de Várzea Queimada vão a São Paulo expor peças em feira

Imprimir
Artesãos da Comunidade Várzea Queimada, localizada na zona rural de Jaicós, município distante 352 quilômetros ao sul de Teresina, participarão no final deste mês de duas importantes feiras de artesanato em São Paulo.


A comunidade é beneficiária da segunda edição do Projeto A Gente Transforma, AGT, uma iniciativa do designer Marcelo Rosenbaum, criativo do quadro Lar Doce Lar do Caldeirão do Huck. O projeto tem como objetivo gerar renda para a comunidade e dar visibilidade a produção artesanal local, tendo a parceria da Prefeitura de Jaicós, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí; Governo do Estado e Revista Casa Cláudia.

No período de 22 a 25 de agosto, os artesãos da comunidade, localizada no semiárido nordestino, participarão da 22ª edição da feira Paralela Gift, que acontecerá no Transamérica Expo Center, na capital paulista. No evento, eles irão apresentar peças em palha e em borracha reciclada, que compõem a coleção Toca, desenvolvida sob o olhar atento de Rosenbaum.


Da reciclagem da borracha de pneus velhos, os homens de Várzea Queimada criaram produtos como tapetes, colares, chaveiros, anéis e rosários. Já as integrantes da Associação das Mulheres Unidas de Várzea Queimada, utilizaram a palha de carnaúba para a criação de peças como tabuleiros, bogoiós, tapetes, colchões e máscaras.

“A comunidade cresceu muito após o AGT. Os artesãos de Várzea Queimada aprenderam novas técnicas para a confecção de peças de qualidade. No passado eles não produziram em grande quantidade e forneciam os poucos produtos para o mercado de Jaicós. Mas a história agora é outra. As peças da comunidade invadiram São Paulo e o mundo. Desde janeiro, a produção não para. Até pensou-se em investir numa nova coleção, mas a produção lá está a todo vapor, e não há como parar para conceber novos produtos nesse momento”, afirma a gestora do Projeto Polos Artesanais do Sebrae no Piaui, Rosa de Viterbo.


A Paralela Gift é uma feira de negócios reservada a lojistas e profissionais da área. Durante o evento, que é semestral e reúne produtos contemporâneos, os designers lançam suas últimas coleções.

Luxo para todos

Um novo olhar sobre experiências, sensações, prazer e bem estar. Isso é o que promete a Feira Luxo para Todos, que acontece de 23 a 26 de agosto, no São Paulo Arena Convention Center, junto ao Instituto Tomie Ohtake, na capital paulista.

Os artesãos de Várzea Queimada também marcarão presença nesta feira, que tem como objetivo apresentar ao público as novidades do design contemporâneo.

“Este evento tem um foco bem interessante que é mostrar aos visitantes que existe uma nova forma de consumo, mais sofisticada e racional. A ideia é mostrar que o luxo não significa apenas o consumo de produtos com preços altos e inacessíveis, mas algo ligado à história da produção das peças. E o caso de Várzea Queimada se insere muito bem nesse contexto”, declara o gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Comércio e Serviços do Sebrae no Piauí, Gilson Vasconcelos.

A coleção Toca ocupará dois espaços na feira, um destinado a exposição dos produtos e outro para a comercialização das peças.

Outras participações

A coleção Toca, desenvolvida no âmbito do Projeto A Gente Transforma, também estará presente no São Paulo Design Weekend, um festival composto por dezenas de eventos independentes, simultâneos, integrados por um Programa Oficial.

O Design Weekend foi criado para promover o design e suas conexões com a arte, arquitetura, urbanismo, decoração, inclusão social, agregação de valor, negócios e inovação tecnológica.

O festival de design acontece simultaneamente às feiras Paralela Gift e Luxo para Todos. Na ocasião a loja Firma Casa estará promovendo o lançamento da coleção Toca por meio de uma vitrine especial montada no estabelecimento.

A coleção Toca também deverá ser exposta na loja Droog Design, em Amsterdã, na Holanda, em setembro.

Fonte: APPM
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais