Cidadeverde.com

No Piauí, 48% do turismo no litoral é feito por pessoas nascidas no Estado

Imprimir
Pesquisa feita pelo Sebrae revela que 48% do turismo no Litoral é doméstico, ou seja, é realizado pelas pessoas nascidas no Estado. O dado foi constatado pelo Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo do Piauí e divulgado hoje (21), pela direção do Sebrae.


De acordo com o diretor superintendente do órgão, Mário José Lacerda de Melo, o levantamento mostra que a economia turística no Piauí cresceu. Para ele, a pesquisa aponta a visão do futuro do segmento e apresenta ações estratégicas para a região.

"O que o plano está mostrando é que a economia turística não está fora do Estado. Não está no Sul. Ela está aqui. A iniciativa é pioneira e vale a pena uma leitura mais apurada", considerou Mário Lacerda.


Ehrlich Cordão, idealizador do Rally Piocerá/Cerapió e membro da Associação Piauiense das Empresas Organizadoras de Eventos (APOE), ressaltou que os dados mostram a vocação de Teresina para turismo de negócio. Ele disse ainda que a pesquisa é fundamental para a definição de prioridades e para a melhoria dos serviços.


O secretário de Turismo do Estado, Marco Bona, classificou como "fantástica" a pesquisa e garantiu que o Piauí não está diferente dos outros Estados.  "Na Bahia, que tem o maior fluxo de turismo do Nordeste, 52% do turismo é feito pelos baianos. 5,7% é internacional", contabilizou.

O secretario admitiu que é preciso melhorar a infraestrutura e o atendimento ao turista e anunciou que o governador Wilson Martins (PSB) já autorizou a reconstrução das rodovias que ligam Parnaíba, Ilha Grande e Pedra do Sal. Segundo o gestor, as estradas serão construídas como se fossem BRs, com acostamento e finalização.


A pesquisa foi realizada em novembro de 2010, com as principais operadoras de turismo do país. Os dois pontos turísticos mais lembrados foram A Rota das Emoções - Jericoacoara, Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses - divulgada em larga escala no país; e o Parque Nacional da Serra da Capivara, que tem grande força na definição da imagem do turismo piauiense. 

A grande motivação do turista para o Piauí é, em primeiro lugar, negócio ou trabalho; em segundo lugar sol e praia e em terceiro, visita a parentes e amigos. 70% dos turistas que visitam o litoral do Estado buscam sol e praia.


Pontos fortes e fracos do Piauí

Os principais pontos do Piauí são baixo índice de criminalidade e serviços de saúde de boa qualidade. Os pontos fracos são: infraestrutura precária no interior, abastecimento de água e energia insuficiente durante a alta estação no litoral e falta de aterro sanitário em importantes cidades.

Como eixo estratégico, o plano aponta que é preciso que as prefeituras municipais tenham condições técnicas estruturais para gerir o desenvolvimento do turismo local e sejam um destino atraente para novos investimentos privados.


Flash de Yala Sena
Redação de Jordana Cury
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais