Cidadeverde.com

Governador decreta Piripiri como a Capital do Humor

O governador Wilson Martins decretou oficialmente que o  município de Piripiri, localizado a 153 quilômetros de Teresina, é a Capital do Humor devido à boa "safra" de comediantes e humoristas que saem da cidade. Atualmente, nomes como João Cláudio Moreno, Dirceu Andrade e Amaury Jucá são conhecidos nacionalmente por suas apresentações.  A lei sancionada ainda instituiu os municípios de São João do Piauí, como a Capital da Uva, e Oeiras como a Capital da Fé.


O município de São João do Piauí, a 486 quilômetros de Teresina, recebeu a denominação em virtude da produção do fruto na região e a importância da comercialização do produto para o desenvolvimento econômico da região. 


O Festival da Uva foi criado pelo Governo do Estado, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), com o objetivo de divulgar o projeto de fruticultura irrigada, com destaque para a uva, que está sendo implantado no assentamento Marrecas, na zona rural de São João do Piauí.

 Já, a Capital da Fé, Oeiras, a 313 quilômetros, ganhou esse título pela grandiosidade da Semana Santa que é realizada todos os anos na cidade, além da tradição que move o povo da primeira capital piauiense. Os romeiros acompanham a imagem de Bom Jesus dos Passos pelas ruas do centro histórico de Oeiras, procissão que abre a Semana Santa no município e que anualmente atrai um número cada vez maior de fiéis.


Além da procissão de Bom Jesus dos Passos, Oeiras apresenta outras grandes procissões como a do Fogaréu, acompanhada somente por homens e com a cidade iluminada por velas, e a do Senhor Morto, na quinta e na sexta-feira, respectivamente. 

As referidas denominações para os três municípios passarão a fazer parte do calendário de eventos comerciais, industriais e turísticos do Piauí.


Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais