Cidadeverde.com

8º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero é lançado no Piauí

Imprimir
O Governo do Estado do Piauí através da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC) junto com a Secretaria Estadual de Educação e Cultura (Seduc) e a Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República (SPM/PR) lançaram nesta quinta-feira (30) o “8º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero", no Salão Branco do Palácio de Karnak.

Fotos: Kalberto Rodrigues

Maria de Lourdes Rodrigues

O Prêmio consiste em um concurso de redações, artigos científicos e projetos pedagógicos, voltado a estudantes de ensino médio, graduação, pós-graduação e escolas da educação básica na área das relações de gênero, mulheres e feminismos, contemplando suas interseções com abordagens de classe social, geração, raça, etnia e sexualidade, tendo como objetivo principal estimular a produção científica e a reflexão crítica acerca das desigualdades existentes entre mulheres e homens em nosso país.


Segundo a coordenadora da Diversidade da SPM/PR, Maria de Lourdes Rodrigues, o prêmio tem como objetivo promover o debate e a reflexão sobre as desigualdades entre homens e mulheres. “É também uma forma de estimular o debate e desconstruir estas desigualdades que colocam as mulheres em situação de desvantagem e violência”, afirma.

A premiação varia de computadores para os estudantes de Ensino Médio a R$ 10 mil para as escolas e mestres ou doutorandos. “Os trabalhos apresentam múltiplas abordagens, desde a violência contra a mulher, defesa da autonomia das mulheres, luta contra preconceito e discriminação, relações familiares que reproduzem os papeis de gênero socialmente instituídos a homens e mulheres, diversidade sexual e o enfrentamento da homofobia, por exemplo”, cita Maria de Lourdes Rodrigues. 


Catarina Cabral

Na edição de 2011, a piauiense Catarina Cabral Rocha, aluna do Colégio Sagrado Coração de Jesus, foi vencedora da categoria Ensino Médio, com o texto “Carta à Mãe”, que além da premiação, foi publicado no livro “7º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero”.

As inscrições para o 8º Prêmio poderão ser realizadas através da internet ou pelos correios, até o dia 17 de setembro do ano em curso.

Para maiores informações acesse o site www.igualdadedegenero.cnpq.br.

Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais