Cidadeverde.com

Empresário comanda de Teresina o 3º maior site de downloads do Brasil

Imprimir
De uma sala comercial na rua Coelho de Resende, no centro de Teresina, o empresário André Alencar conseguiu que seu site alcançasse a terceira posição em número de acessos no Brasil para o setor em que se enquadra.

Fotos: Lívio Galeno/Cidadeverde.com

O web-empreendedor criou no ano de 2003 o site www.zigg.com.br, uma plataforma on-line de armazenamento de dados e de divulgação de conteúdos relacionados ao mercado tecnológico mundial.

“Eu trabalhei com a criação de provedores de dados no Piauí, no ano de 1989. Também atuei no setor de telecomunicações e até fui dono de uma locadora de DVDs. Mas sempre fui apaixonado por tecnologia e algo me dizia que esse setor seria o futuro”, conta.


Nascido no Estado de São Paulo, no ano de 1972, o empresário, que é filho único, se mudou para o Piauí no início da década de 80, com a família. Em Teresina, criou raízes e se tornou pai de duas meninas. 

“Eu queria ficar e a empresa nasceu de uma forma muito natural. Sou tecnólogo em Sistemas para Internet. Quando sai do negócio dos provedores fiquei sem chão. Estava insatisfeito porque não tinha resultados e eu não queria desistir. Foi ai que pensei em criar o site”, disse.


Quase 10 anos depois, os resultados alcançados pela empresa não cansam de surpreender André. No ano de 2007, ele venceu o prêmio Ibest, a maior condecoração brasileira para o setor de tecnologia, como empreendedor individual.

“Foi uma grande honra. Sempre diziam que eu era louco e que esse negócio de internet não ia dar certo. Mas aqui estou eu, brigando com os maiores do país e não estando no eixo Rio-São Paulo, que concentra o mercado de downloads”, comemora o empresário. 


Hoje, o Zigg é um gigante brasileiro. Com 400 mil acessos por dia e cerca de 12 milhões acessos por mês, a meta do criador, é que criatura desbanque a concorrência e se estabilize como o segundo site de downloads mais acessado do país.

“Quando estou em eventos nacionais ninguém acredita que o site é administrado do Piauí. Não tenho vontade de sair daqui. Meu negócio é todo virtual, posso operar de qualquer lugar do mundo”, explica André Alencar.

Estrutura
O portal está hospedado na Califórnia, Estados Unidos, em 22 servidores. Atualmente, a equipe conta com 10 pessoas contratadas produzindo em massa conteúdo para entreter e informar o mundo sobre os lançamentos que movimento o mundo tecnológico.


“Temos um estúdio em nossa estrutura. Daqui, conseguimos fazer avaliações, por exemplo, de um celular, de um tablet ou de um notebook recém-lançado no mercado. A avaliação começa pela caixa do produto e vai até o detalhamento de funcionalidades”, informa.

O rendimento vem através de parcerias com grandes portais de notícias nacionais e de buscadores como o Google. Mas André avalia que ainda pode expandir a atuação. Um bom desafio é se ramificar no Estado.

“Em quase 10 anos de história, o site teve apenas um anunciante aqui do Piauí. Temos possibilidade de expansão. Somente 30% da população do Estado está conectada através da internet banda larga”, analisa.


Desafios
“Quando comecei esta empresa em 2003, ganhava apenas para subsistir. Na época, resolvi criar uma plataforma de armazenamento de dados similar ao Superdownloads e deu certo. Agora, quero me focar em como atuar de forma eficiente em tablets e celulares”, revela.

As novas plataformas de comunicação, as redes sociais e os novos aparatos tecnológicos, cada vez mais leves e compactos, fascinam André Alencar. “Mas é difícil exibir publicidades em telas pequenas. Teremos que buscar algo novo”, planeja.

Crítica
O empresário acredita que a infraestrutura de comunicação do país ainda tem muito que evoluir para oferecer a base necessária para o desenvolvimento do setor, principalmente no Piauí. 


“O acesso móvel à internet tem que ser melhor. Eu, por exemplo, tenho assinatura de um pacote de internet 3G para uso domiciliar e ele não funciona. A banda larga também tem que evoluir e baratear. Ela ainda chega muito cara pra gente”, analisa.


Lívio Galeno
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais