Cidadeverde.com

HUT realiza IV Semana de Sensibilização para a Vida a funcionários

Imprimir
O Hospital de Urgência de Teresina Prof. Zenon Rocha (HUT) realizará, de 25 a 27 de setembro, a IV Semana de Sensibilização para a Vida, com o tema “Doação de Órgãos: compartilhando esta ideia”, com o intuito de sensibilizar os profissionais de saúde e toda a população sobre o processo de doação e os benefícios da ação para a sociedade. A solenidade de abertura ocorre nesta terça (25), com início ás 9 horas da manhã, na sede da Fundação Municipal de Saúde. Alem de uma panfletagem, às 17 horas, na Av. Raul Lopes.

Através de palestras e rodas de diálogos, os profissionais terão a oportunidade de pensar mecanismos de cooperação e sensibilização, debatendo temas essenciais na temática de doação de órgãos, analisando o cenário e elaborando estratégias que otimizem ainda mais o processo de doação no HUT. O evento também contará com a participação de algumas pessoas que passaram pela fila de transplantes e hoje podem expressar seus sentimentos de angustia durante a espera de um doador.

“Os aspectos gerais da doação de órgãos, da atuação dos profissionais à sensibilização da sociedade, terão espaços de discussão durante a semana. “O objetivo principal é sensibilizar os profissionais a participarem mais efetivamente do processo de doação além de divulgar a importância do ato de doar órgãos. Um profissional engajado e conhecedor do protocolo colabora de maneira singular para a agilidade do processo de doação”, é o que expõe a coordenadora de enfermagem da CIHDOTT do HUT, Nadja Miranda.

A Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes – CIHDOTT – atua no HUT com três enfermeiros, dois psicólogos e uma assistente social, realizando, diariamente, a busca de órgãos, tecidos ou partes do corpo humano visitando todos os postos de enfermagem do hospital.

Para o diretor geral do HUT, Ludnardo Pinto, a busca por conhecimento ajuda de maneira significativa na otimização dos serviços da saúde. “O propósito é colocar todos os profissionais em contato com ambiente de doação e possam, através de uma democratização das informações, colaborar cada vez mais com as ações. Criando mecanismos que possibilitem índices cada vez mais significativos de doação, trazendo, assim, um grande ganho a sociedade”, comenta.


Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais