Cidadeverde.com

Detentos fazem rebelião e queimam colchões no presídio de Esperantina

Fotos: Revista AZ

Ampliada às 18h23

Em nota, a Secretaria de Justiça confirmou a segunda morte na penitenciária Luiz Gonzaga Rebelo. Dois detentos ficaram feridos.

Veja a nota na íntegra

NOTA À IMPRENSA
No inicio da tarde desta terça-feira (16), os internos de 2 (dois) pavilhões da Penitenciária Regional Luiz Gonzaga Rebelo, em Esperantina se amotinaram, oportunidade em que atearam fogo em colchões, agrediram companheiros de pavilhão, onde dois detentos foram mortos e dois feridos encaminhados para atendimento em unidade de saúde do município.

Os amotinados reivindicavam o excesso de prazo das prisões provisórias e a cerca dos novos procedimentos disciplinares implantados pela Secretaria da Justiça, nos moldes aplicados pelo Departamento Penitenciário Nacional – DEPEN.

A administração prisional de imediato comunicou e solicitou ao juiz da comarca sua presença, vez que uma das pautas de reivindicação se dizia respeito ao excesso de prazo de prisões provisórias, que chega a 90% da massa carcerária do presídio. Tendo o juiz Marcus Klinger se comprometido a passar a atender diariamente na própria unidade penal a partir das 12 horas, objetivando agilizar a instrução processual.

A Secretaria da Justiça vai manter a metodologia disciplinar do DEPEN e embora a situação já se encontre contornada, vai transferir 53 internos para outras unidades prisionais do Estado.
 
Teresina, 16 de outubro de 2012
SECRETARIA ESTADUAL DE JUSTIÇA




Atualizada as 16h45

Um preso foi morto durante a rebelião que acontece neste momento na Penitenciária Regional de Esperantina a informação foi confirmada pelo comandante da Força Tática da PM, capitão Luiz Gonzaga Albuquerque.

"Os outros detentos o mataram utilizando vergalhões de ferro retirados das próprias celas. Outro ferido foi levado para o hospital, agora somando três feridos", informou o capitão.

Segundo o comandante o clima continua tenso, mas a Polícia já está avançando nas negociações, para conter o motim.



Atualizada as 15h02

O comandante da Força Tática da Polícia Militar de Esperantina, capitão Luiz Gonzaga, informou que está acontecendo uma rebelião neste momento na Penitenciária Regional de Esperantina, a 174 km de Teresina. De acordo com o capitão, os detentos começaram o motim durante o banho de sol, por volta de 13h30.


"Eles estão queimando colchões e gritando bastante, felizmente não há nenhum refém", informou o capitão.

De acordo com o diretor do presídio capitão Costa Neto, 130 presos participam do motim. Três pavilhões foram quebrados e dois presos foram levados para o Hospital Regional de Esperantina, com ferimentos. Ainda não há informações sobre o estado de saúde dos detentos feridos

A Secretaria Estadual de Justiça informou que já solicitou o reforço do RONE e do GATE, para garantir a segurança dos detentos, dos funcionários e da população em geral. O diretor de presídios da SEJUS, Ancelmo Portela também foi destacado para o local, para colaborar nas negociações com os detentos.


De acordo com a Secretaria de Justiça, o "provocador" do motim seria apenas um detento que está sendo identificado. O detento teria liderado a movimentação em todos os pavilhões e "insuflado" os outros presos."Felizmente todos os agentes penitenciários conseguiram sair, no momento da rebelião e nenhum ficou de refém", acrescentou o policial.

O fogo provocado pela queima dos colchões causou uma densa fumaça, os presos estão todos fora das celas e ocupam todo o pátio do presídio. O Grupo de Operações Especiais da Secretaria Estadual de Justiça - GEO, também foi acionado e já se encontra no local negociando o fim do motim e monitorando a região para evitar possíveis fugas.

Rayldo Pereira
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais