Cidadeverde.com

Em Teresina, Projeto Pense Bem AVC inicia campanha nacional

Imprimir
O projeto Pense Bem AVC, através da Associação Reabilitar e do Centro Integrado de Reabilitação(Ceir) realiza entre os dias 22 e 31 de outubro, a campanha de combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC). A atividade acontece há três anos e visa alertar a população sobre a prevenção e reabilitação do AVC, como é popularmente conhecido o derrame cerebral.

O AVC é uma das principais causas de mortes no mundo. A doença atinge 16 milhões de pessoas no mundo a cada ano e o Piauí é o Estado que apresenta o terceiro maior índice de mortalidade específica.

A campanha, que acontece a nível mundial, este ano, traz o tema ‘AVC... Eu me importo’. A enfermeira e colaboradora do projeto, Mary Canuto, explica que o tema é uma forma de alarmar a sociedade quanto a importância da prevenção e cuidados ao AVC. “Nos anos anteriores, a campanha era voltada mais aos aspectos da prevenção e fatores de risco, esse ano, além dessas características, vamos buscar conscientizar sobre a importância dos cuidados pós-AVC, abordando o tratamento e aspectos como a família, cuidadores e associações de suporte aos pacientes” explica.

O AVC ocorre devido à alteração na circulação cerebral. No AVC isquêmico há a obstrução de um vaso sanguíneo cerebral, levando à diminuição da circulação em determinada região do cérebro. E no hemorrágico acontece a ruptura de um vaso sanguíneo com sangramento dentro do cérebro. Os principais fatores de risco são a hipertensão, o diabetes, o colesterol elevado e o fumo.

Os sintomas mais comuns para identificar o AVC são a perda de força muscular de um lado do corpo, fala enrolada, desvio da boca para um lado do rosto, sensação de formigamento no braço, dores de cabeça súbita ou intensa, tontura, náusea e vômito.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais