Cidadeverde.com

Agressão: Advogado denuncia "sessão de pancadas" dentro do 12º Distrito

Imprimir
O Advogado Milton Lustosa Filho denunciou nesta quinta-feira “sessão de pancadas” e agressões supostamente praticada por policiais civis do 12º DP (Planalto Ininga) durante briga de estacionamento. O secretário de Segurança Pública, Robert Rios Magalhães, determinou o afastamento dos agentes, recolheu as armas e os distintivos. A OAB pediu prisão preventiva por crime de tortura. A agressão teria ocorrido por volta do meio dia da última terça-feira (23). 

“É um ato abominável no Estado”, disse Sigifroi Moreno, presidente da OAB. 


Carlos Lustosa Filho/Cidadeverde.com

Wilton diz que foi agredido por policiais e ameaçado de morte.

A vítima mostra as lesões por queimadura que sofreu no braço direito, abdômen e nas costas e marcas deixadas por uma vara utilizada para espancá-lo.

Advogado mostra ferimentos de queimaduras. Ele ainda apresenta
o lábio cortado e marcas vermelhas no braço esquerdo.

O advogado disse que tudo começou por ter estacionado seu carro em frente a uma loja na avenida Nossa Senhora de Fátima, quando tinha ido almoçar.


Sigifrói Moreno

"Eu sempre almoço nesse restaurante e estaciono meu carro em frente a loja. Naquele dia, um rapaz chegou até mim perguntando se eu ia demorar no almoço e pediu que eu tirasse o carro. Eu respondi que não iria demorar e pedi para ele aguardar. Dez minutos depois, ele voltou com um amigo com ar de intimidação. Eu me levantei bruscamente e eles saíram. Em seguida, uns seguranças me aconselharam a tirar o carro. Eu fui até lá e estacionei em outro local. Quando eu voltava para terminar meu almoço, a esposa de um deles ficou me ameaçando, dizendo que ia quebrar meu carro. Tivemos um bate-boca. Quando eu cheguei ao meio fio um homem baixinho me abordou. Eu pensei que ele era da loja e nós discutimos e fomos às vias de fato. Ele pegou meu cinto, me imobilizou no asfalto quente, prendeu minhas mãos e me jogou na traseira de uma viatura", contou o advogado.




Local onde aconteceu o episódio

Milton disse que apenas nesse momento percebeu que seu agressor era um policial. Ele revela que havia ainda mais três outros homens que continuaram as agressões dentro do 12º DP.

"Me levaram para uma ante sala e um deles, o Walter me deu um tapa atingindo meu ouvido e o rosto e o Valdek pegou uma vara e começou a bater na queimadura [sofridas quando foi jogado no asfalto]", disse.

O advogado afirma que eles só pararam as agressões quando viram nos documentos que se tratava de um advogado.

Em seguida, o advogado foi levado para a Central de Flagrantes, para o Instituto Médico Legal e novamente para a Central de Flagrantes, onde foi registrada ocorrência.


12º DP

A OAB já acionou a Delegacia Geral de Polícia Civil e solicitou a punição dos envolvidos. O presidente de Ordem, Sigifrói Moreno, afirma que os policiais já foram afastados e o inquérito criminal instalado na Corregedoria.

"Vamos solicitar a prisão preventiva, pois não concebemos essa situação que é abjeta e inaceitável", disse Sigifrói.

O caso está sendo investigado pelo delegado Carlos César.

"Mesmo que eu tenha perdido a razão, tivesse discutido ou errado, a polícia não poderia agir como agiu, até porque eu já tinha tirado o carro da calçada", completou Milton.

Outro lado 
Os agentes do 12º DP Walter Waquim e Valdek contaram sua versão sobre a suposta agressão ao advogado ao Cidadeverde.com. Eles disseram que estavam fazendo diligências com outro agente a respeito a um assalto a uma loja de informática em frente churrascaria, quando foram abordados por uma mulher dizendo que ela e o marido estavam sendo ameaçado de morte. 


Segundo Walter (foto), Corregedoria foi ao Distrito
e não teria constatado agressões.

“Nós fomos até lá e nos deparamos com um homem com uma faca de mesa, discutindo com outro por causa de um carro que estava estacionado errado. Nós nos identificamos como policiais e pedimos que ele retirasse o carro dali. Ele fez isso, mas em seguida voltou e empurrou o marido da mulher que era dona da loja. Eu pedi que ele fosse embora porque o problema já estava resolvido, mas ele estava descontrolado e me deu um soco. Foi quando eu dei a voz de prisão”, contou o agente Walter. 


Ele disse que o advogado ofereceu resistência a prisão e por isso tiveram que imobilizaram, porque estavam sem algemas. “Ele se debatia muito tanto que o ferimento que ele disse que foi causado por uma vara, foi do momento em que ele caiu e bateu no meio fio. Nós o trouxemos para a delegacia e não houve nenhum tipo de agressão, até porque as outras vítimas presenciaram tudo e vieram também”, destacou o policial que até o fechamento desta reportagem não havia sido notificado pela Corregedoria da Polícia Civil. 


O advogado foi levado para a Central de Flagrantes e foi autuado resistência a prisão, desacato e tentativa de homicídio. 


Flash de Carlos Lustosa Filho
Redação de Leilane Nunes
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais