Cidadeverde.com

ADIP realiza Novembro Azul para alertar sobre o diabetes

Imprimir
No próximo dia 14 de novembro é dia de chamar a atenção de toda a sociedade para um problema de saúde pública que tem crescido assustadoramente nos últimos anos, atingindo cada vez mais pessoas: o Diabetes Mellitus. Essa data é dedicada ao Dia Mundial do Diabetes. 

Em Teresina, a Associação dos Diabéticos do Piauí (ADIP) irá realizar uma série de ações durante todo o mês, considerado pelos diabéticos como mês azul, para alertar e enfatizar a população da importância da detecção precoce da doença, bem como sintomas e tratamento.

As atividades já iniciam nesta segunda (05), com a realização da Oficina Estadual das Diretrizes de Hipertensão Arterial, Diabetes Mellitus e Prevenção de Doenças Cardiovasculares e Renal Crônica. A ação, que será realizada hoje  e amanhã (06), no Diferencial Buffet, é uma promoção da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI).

Já no período de 12 a 18 de novembro, a Ponte Estaiada e o Palácio de Karnak estarão iluminados com o azul, cor símbolo dos diabéticos. No dia 13, a Câmara Municipal de Teresina, por iniciativa do vereador Edvaldo Marques, irá realizar uma sessão solene, a partir das 9h, para alertar a população e o poder público de que o diabetes é uma doença silenciosa e perigosa e que precisa de políticas públicas que permitam a prevenção e um tratamento digno e humano aos acometidos por ela.

No dia 14, quando se comemora o Dia Mundial do Diabetes, acontecerá uma campanha pública na praça João Luís Ferreira, das 8h às 12h, com atividades corporais, avaliação e orientação alimentar, exame do pé e da unha, glicemia capilar, avaliação antropométrica, verificação de pressão arterial, entre outras ações. Ainda nesta mesma data acontece a palestra “Alimentação Saudável”, no Centro de Saúde Integrado Lineu Araújo, a partir das 8h e uma campanha educativa no Centro de Saúde do Poti Velho, promovida pela Estratégia Saúde da Família, que assiste a comunidade do bairro.

E esse mês também se concretiza um sonho da ADIP e uma grande vitória para a associação: a inauguração do Ambulatório de Feridas e Pé Diabético - Fundação Municipal de Saúde (FMS). O projeto foi proposto pela ADIP em parceria com o cirurgião vascular Valrian Campos Feitosa.

Para a presidente da ADIP, Jeane Melo, o mês será pequeno para tantas ações. “Juntos a alguns gestores públicos, parceiros, profissionais da saúde, diabéticos e amigos, estaremos realizando e apoiando ações e eventos ligados à promoção da saúde. E mais, vamos ainda discutir, falar de problemas e pensar em soluções e políticas públicas mais eficientes. Serão 30 dias para educar, esclarecer, prevenir, alertar, lutar e comemorar um ano da Associação dos Diabéticos do Piauí”, destaca a presidente.

No dia 24, acontece uma grande ação na praça João Luís Ferreira com atendimento de profissionais de diversas áreas e especialidades relacionadas ao diabetes, bem como o lançamento da Revista Sem Açúcar e com Afeto, produzida pela ADIP. Para fechar o mês, a ADIP em parceria com a Fundação Municipal de Saúde (FMS) realiza no dia 30 de novembro, o I Fórum de Políticas Públicas para o Diabetes no Piauí.



Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais