Cidadeverde.com

HU é inaugurado e realizará por dia 1.500 atendimentos ambulatoriais

Imprimir
Após 23 anos, o Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) foi inaugurado nesta sexta-feira (9). A instituição irá funcionar para o atendimento de alta e média complexidade e também para a pesquisa e extensão para os cursos de saúde da UFPI. 


O superintendente do HU, Avelar Alves da Silva, explica que a unidade possui 201 leitos em enfermarias, 30 leitos de UTI – o que corresponde a um terço do total de leitos de Terapia Intensiva da cidade, 10 salas para cirurgia e quatro para pequenos procedimentos cirúrgicos, além de laboratórios, setor de imagem e 53 ambulatórios. “Com esses ambulatórios teremos uma média de 1200 a 1500 atendimentos por dia”, pontua. 


Avelar acrescenta que o HU irá atender 100% dos seus serviços prestados através do SUS e que os pacientes serão atendidos após serem encaminhados pela rede municipal. “O objetivo é atender a sociedade. Faremos parceria com o HUT para esvaziar os corredores e macas. Nossa missão é dar apoio à rede municipal”, pontua.

Segundo Avelar, o HU iniciará seus trabalhos com mais de 400 funcionários. 


Reitor
O reitor Luiz de Sousa Santos Junior disse que agora o Piauí possui um hospital-escola no qual será possível fazer ensino e pesquisa de qualidade. "Vamos poder fazer o convênios com os melhores hospitais públicos do Brasil e do exterior. Com os projetos de mestrados e doutorados vamos poder buscar recursos em agências de fomentos para que o hospital seja competitivo. Vamos mostrar que é possível expandir com qualidade", pontua. 


Luiz Junior também confirmou que o edital para 1.572 vagas para funcionários da unidade será lançado no final deste mês ou início do próximo. 


Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais