Cidadeverde.com

Evangelina Rosa fará teste do olhinho a partir desta semana

Imprimir
A equipe da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER)  iniciou os procedimentos para a realização do Teste do Olhinho, que detecta alterações no globo ocular de recém-nascidos. O teste está sendo realizado em todos os bebês que nascerem a partir desta semana nas dependências da maternidade, contemplando uma média de 40 crianças por dia. Além do teste do olhinho, também são realizados os testes da orelhinha e do pezinho.

De acordo com a pediatra Marisa Fortes, a realização da triagem é de suma importância para a saúde da criança numa idade posterior. Isto porque o teste do olhinho detecta aquelas crianças que poderão evoluir com alguma alteração de patologia oftalmológica. “Queremos alertar as mães para a importância do diagnóstico precoce”, completa.

O teste do olhinho (ou o teste do reflexo vermelho) é um exame que deve ser realizado rotineiramente em bebês na primeira semana de vida, preferencialmente antes da alta da maternidade. Ele pode detectar e prevenir diversas patologias oculares, assim como o agravamento dessas alterações, como a cegueira irreversível.

A triagem também previne e diagnostica doenças como a retinopatia da prematuridade, catarata congênita, glaucoma, retinoblastoma, infecções, traumas de parto e a cegueira. Segundo dados estatísticos, essas alterações atingem cerca de 3% dos bebês em todo o mundo.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais