Cidadeverde.com

Agentes penitenciários ameaçam greve e querem novas contratações

Imprimir
Após mais uma morte na Casa de Custódia e uma nova tentativa de fuga registrada no último sábado (17), os agentes penitenciários farão uma assembleia nesta terça-feira (20), às 10h na sede do Sinpoljuspi para fazerem uma nova pauta de reivindicações ao Governo do Estado. 

Vilobaldo Carvalho

Segundo o presidente do Sindicato, Vilobaldo Carvalho, não está descartada a possibilidade de paralisação no final do ano. “Os agentes não aguentam mais trabalhar sob pressão constante de motins ou tentativas de fuga. A sobrecarga de atividades está causando estresse principalmente naqueles que trabalham na Casa de Custódia. Há uma possibilidade dos agentes decidirem por greve no Natal e no Ano Novo e se houver uma paralisação de 24 horas na Custódia, o caos estará formado”, observou. 

Vilobaldo acrescenta que a situação nos presídios está se agravando porque com a chegada das festas de fim de ano, os detentos ficam mais revoltados por estarem presos. “Se o Governo convocasse os 60 agentes que passaram no concurso e não foram chamados, a situação melhoraria”, reforça. 

Atualmente, as 14 unidades prisionais do Estado possuem 650 agentes penitenciários trabalhando em regime de plantão de 24/72 horas. 

Secretaria de Justiça 

O secretário de Justiça, Henrique Rebelo, afirmou que precisa esperar o resultado da assembleia para saber qual atitude tomar. "Iremos tomar as providências necessárias. Eles devem manter 30% que é exigido por lei e os outros vamos solicitar auxílio das forças de segurança. Da Polícia Militar e até a Força Nacional se necessário", destacou. 


Sobre a superlotação, o secretário disse que estão no Departamento Penitenciário do Ministério da Justiça dois projetos de construção de novas penitenciárias em Parnaíba e Floriano, esperando acabar com um entrave de lá. Os recursos, no valor de R$ 15 milhões, já estão na Caixa Econômica, mas as mudanças no projeto devem ser feitas no próprio Departamento na capital Federal. 

No mês de dezembro uma nova licitação para a obra da Casa de Detenção, parada há dois anos, na BR-343, deve ser realizada. Depois do novo projeto passar pela Polícia Federal, agora vai para a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e depois liberado para licitação. Serão 130 vagas de segurança máxima. 


Flash de Caroline Oliveira
Redação Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais