Cidadeverde.com

Sesapi promove capacitação em Tuberculose no Sul do Piauí

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi) promove, a partir desta quarta-feira (21), nos municípios de São Raimundo Nonato, Bom Jesus e Corrente, treinamentos em Manejo Clínico da Tuberculose para médicos e enfermeiros do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF).

A capacitação, que vem sendo realizada desde o início do ano, através da coordenação de Doenças Transmissíveis (DT), está prevista para ser finalizada em todo o Piauí no final deste mês. Realizado por monitores da Sesapi, o treinamento aborda desde aspectos clínicos, diagnóstico, tratamento, situação epidemiológica, até temas voltados para registro de dados e fluxo de informação dos casos diagnosticados.

“Através desse treinamento é possível identificar quais as maiores dúvidas das equipes por meio de uma metodologia interativa, que avalia o conhecimento geral dos participantes em uma dinâmica de perguntas e respostas, fazendo com que esses profissionais estejam mais qualificados no início do próximo ano, para essas atividades em suas cidades”, explica a coordenadora de DT, Karina Amorim.

A coordenadora destaca, ainda, que através desses treinamentos, a Sesapi pretende repassar ao maior número possível de profissionais a importância de se acompanhar com eficácia todo o atendimento aos pacientes. “Se os médicos da Atenção Primária conseguirem diagnosticar e acompanhar esses pacientes até a cura, evitando o abandono do tratamento, poderemos melhorar os índices da tuberculose”, frisou a coordenadora.

Capacitação para todos os territórios do Piauí
Ainda no mês de outubro foram realizadas capacitações sobre Monitoramento e Avaliação da Tuberculose em vários municípios do Estado. Ao todo, o encontro vai reunir coordenadores do Programa de Controle da Tuberculose de cerca de 50 municípios prioritários para a Sesapi.

Além das cidades da região de Floriano e Oeiras, também passaram pelo treinamento 56 profissionais da região de São Raimundo Nonato. Finalizando o cronograma, os profissionais de Bom Jesus e Corrente receberão o treinamento a partir do próximo dia 24.

Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais