Cidadeverde.com

Campanha realiza mil testes de glicemia no centro de Teresina

Imprimir

A Associação de Diabéticos do Piauí (Adip) realizou neste sábado (24) a campanha “Diabetes: do olho ao pé”. A iniciativa tinha meta de realizar mil teste de glicemia na população de Teresina. O evento foi realizado na praça João Luis Ferreira.

Fotos: Evelin Santos/Cidadeverde.com

“Esse tipo de ação é justamente para que seja feita avaliação precoce da doença e para começar a tratar a diabetes antes que o caso evolua para a forma mais grave da doença”, analisa a presidente da Adip, Jeane Melo.

A ação educativa contou com serviços médicos como avaliação nutricional, oftalmológica, endocrinologia, foram feitos teste em pés de diabéticos, além de consultas com especialista em vascularidade.


“Também tivemos ações que ensinam a pessoas lidarem com a doença. O que mais determina o diabetes ainda é o estilo de vida do paciente”, explicou Jeane Melo.

Dados do Piauí
Segundo a Sesapi, há cerca de 100 mil diabéticos no Estado. Desse total, 40 mil estão na capital. “Mas com certeza está defasado. No mundo a cada 5 segundos é diagnosticada uma pessoa com a doença e a cada 10 segundo há uma vítima fatal”, disse a presidente da Adip.


Biomédicos

Outra ação de saúde também foi realizada na praça Pedro II. Era a ação “Biomédico na Praça” realizada pelos cursos de Biomedicina de Teresina que nesta semana comemoraram o seu Dia com o a segunda edição do Encontro. Estandes na praça mostravam as ações dos biomédicos e os visitantes conheciam sobre a profissão.






Flash de Geísa Chaves (Especial para o Cidadeverde.com)
Redação de Lívio Galeno
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais