Cidadeverde.com

62ª Expoapi é aberta superando expectativas e em clima de otimismo

Imprimir
O otimismo e entusiasmo deram a tônica na noite desta quarta-feira (5) na abertura oficial da 62ª Exposição Agropecuária do Piauí - Expoapi -, que reúne criadores de vários estados brasileiros no parque de exposições Dirceu Arcoverde, em Teresina. Dos organizadores do evento ao governador do Estado, o tom do discurso foi de alegria pelo sucesso do evento, no ano que deve ficar marcado pela consolidação da feira no calendário do setor. As atividades vão até domingo (9).

Fotos: Raoni Barbosa/Revista Cidade Verde

Ricardo Ramos, presidente da Associação Piauiense de Criadores de Zebu - APCZ, disse que já nos primeiros dias feira foi realizado um grande volume de negócios, superando até a previsão mais otimista. "Há produtores que venderam quase todos os animais que trouxeram apenas nos dois primeiros dias. Acreditamos que o resultado irá se repetir nos leilões, onde deve haver animais arrematados por R$ 20 mil ou R$ 30 mil". 

O governador Wilson Martins (PSB) se mostrou bastante animado com o evento. "Esta é uma parceria do Governo com o setor privado, onde quem ganha são os produtores do Piauí. O Piauí é um dos Estados que mais investiu no setor primário e obtém como resultado uma produção recorde no cerrado mesmo com a seca. E o trabalho da Adapi, que vacina mais de 95% do gado, é responsável pela magnitude da Expoapi, que se consolida a cada ano que passa".

A solenidade foi precedida pela entrega da Medalha Estadual do Mérito Agropecuário “João Mendes Olímpio de Melo”. Doze produtores, cinco técnicos, três instituições e duas empresas foram contempladas pelo apoio dado ao desenvolvimento do do setor. 


Premiação
Antes da entrega das medalhas, foi feita a premiação do concurso de gado Gir. O deputado estadual João Mádison Nogueira (PMDB), criador da raça, ganhou cinco prêmios das 12 categorias disponíveis. Os campeões são da raça Gir Leiteiro.

Mádison afirma que esse é o reconhecimento de um trabalho que vem sendo realizado há anos. Seu objetivo é mostrar que essa raça, originada na Índia e melhorada geneticamente com o auxílio de criadores da Embrapa, é ideal para as condições físicas e climáticas do Piauí. 


"Esses prêmios são importantes para mostrarmos que no Piauí há animais que podem competir em pé de igualdade com o gado de qualquer estado brasileiro. O gado Gir Leiteiro pode melhorar consideravelmente a bacia leiteira do Piauí, porque produz de 35 a 40 litros por dia, podendo até render mais se for cruzado com o gado holandês", explicou. 

Homenageados com a Medalha Estadual do Mérito Agropecuário “João Mendes Olímpio de Melo”

Produtores
1.      Álvaro Brandão Filho
2.      Antonino Martins Soares
3.      João Mádison Nogueira
4.      João Martins Soares (Post Mortem) Rep. João Martins Soares Filho
5.      João Orlando Ribeiro Gonçalves
6.      José Renaldo Gomes Barbosa
7.      Manoel Simão de Lima:
8.      Maria das Graças Melo e Lira:
9.      Naum Roberto Ryfer:
10.      Oscar Teodorio Frota
11.      Osvaldo Mendes de Oliveira
12.      Waldecy José de Souza

Técnicos
1.      Carlos Augusto Melo Carneiro da Cunha
2.      Felipe de Jesus Moraes Júnior
3.      João Sebastião Alves Neto
4.      José Antônio Filho
5.      José Augusto de Carvalho Gonçalves Nunes

Instituições
Associação Brasileira de Criadores de Bovinos Curraleiro Pé-Duro - Representada pelo seu Presidente Guilherme Cavalcante de Melo
Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro - Representada pelo seu Presidente Sílvio Queiroz Pinheiro
Associação dos Criadores de Nelore do Brasil - Representada pelo Presidente Pedro Gustavo de Britto Novis

Empresas
Cialne Indústria de Alimentos S/A – Dudico
Portal AZ – Arimatéia Azevedo

Carlos Lustosa Filho (flash do Parque de Exposições)
Fábio Lima (Da Redação)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: Expoapi