Cidadeverde.com

Piauí registra 3 mil internações por acidentes de trânsito

Imprimir
O Ministério da Saúde divulgou relatório com o número de internações por acidentes de trânsito em 2011 e quanto o Sistema Único de Saude (SUS) gastou em cada Estado com esses pacientes. No Piauí, foram 3.503 internações e R$ 3.267.138,04 gastos pelo SUS. 

Alexandre Padilha, Ministro da Saude 

Entre os Estados do Nordeste o Piauí está na sexta colocação em número de acidentes. O Ceará lidera o ranking com 11.169 pacientes atendidos na rede pública vitimados pelo trânsito. No Brasil, a violência no trânsito é uma das principais causas de mortalidade, e já virou uma questão de saúde pública. 

O Ministro Alexandre Padilha disse que as mudanças na Lei Seca, que já estão em vigor, podem ajudar a evitar acidentes. “A violência no trânsito reflete diretamente no SUS. Para se ter uma ideia desta realidade, só em 2011 foram registradas 155 mil internações no SUS relacionadas a acidentes de trânsito, o que representou um custo de mais de R$ 200 milhões”, disse. O relatório de 2012 ainda não foi fechado. 

Esse valor leva em conta apenas as internações na rede hospitalar pública, sem considerar os custos dos atendimentos imediatos às vítimas feitos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (SAMU), nas Unidades de Pronto Socorro e Pronto Atendimento e na reabilitação do paciente com consultas, exames, fisioterapia, dentre outros. “Com estes recursos, poderíamos construir 140 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24 horas) e melhorar o atendimento à população nas urgências e emergências do país”,  alerta o ministro.

Da Redação 


Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais