Cidadeverde.com

Brasileira é eleita a melhor jogadora do mundo no handebol

Imprimir
A ponta Alexandra Nascimento foi escolhida como melhor jogadora do mundo em 2012, após enquete realizada pelo site da IHF (Federação Internacional de Handebol). Aos 31 anos, a jogadora foi o principal destaque na ótima campanha da seleção brasileira nas Olimpíadas de Londres 2012 , quando chegou às quartas de final, sendo eliminada apenas pela campeã olímpica Noruega.


Alexandra receberá seu prêmio no dia 27 de janeiro, data da final do Mundial masculino de handebol, na Espanha. Foi a primeira vez que um atleta brasileiro venceu a maior premiação da modalidade. Além do troféu, ela ganhará um cheque no valor de 10 mil euros (cerca de R$ 26 mil).

"Hoje tive a melhor notícia da minha vida. Nós não somos o país do handebol, mas temos a possibilidade de evoluir cada vez mais. Aprendemos com as melhores aqui na Europa", disse Alexandra, em entrevista à rádio  Bradesco Esportes . A ponteira, que defende o Hypos, da Áustria, foi o grande destaque individual da seleção brasileira em Londres, tendo terminado como a quarta artilheira das Olimpíadas, com 37 gols (aproveitamento de 67% nos chutes a gol, o melhor da competição).

A brasileira recebeu a notícia de seu prêmio em pleno treino. "Começamos o treino e, de repente, o técnico parou e reuniu todas no meio da quadra. Com uma cara muito séria ele disse que estávamos treinando com a melhor jogadora do mundo. Eu não podia acreditar. Fiquei tão emocionada, comecei a pular a chorar e, depois disso, foi impossível seguir com o treino normalmente", disse Alexandra.

O dinamarquês Morten Soubak, técnico da seleção feminina, disse que esta premiação significa muito para a jogadora e para o handebol brasileiro. "Primeiro, é um reconhecimento por todo o trabalho que ela tem feito. É a maior conquista que um atleta pode conseguir. Isso representa algo muito importante para o Brasil também, que mostrou que tem atletas com capacidade e talento para chegar muito longe", afirmou.

Na eleição da IHF, Alexandra alcançou 28% dos votos dos internautas, superando algumas das principais jogadoras do mundo, como a norueguesa Heidi Loke, campeã olímpica, e a monenegrina Bojana Popovi, segunda artilheira das Olimpíadas (46 gols) que terminaram na segunda posição, empatadas com 24% dos votos.

No masculino, o melhor atleta de 2012 foi o francês Daniel Narcisse, medalha de ouro com a França nos Jogos de Londres e que contou com 25% dos votos. Na segunda posição terminou Mikkel Hansen, da Dinamarca, com 21%, enquanto Filip Jicha, da República Checa, ficou em terceiro, com 18% dos votos.


Fonte: IG
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais