Cidadeverde.com

FUNASA elabora projeto para mais de 100 municípios do Piauí

Imprimir
Aconteceu nesta sexta-feira, dia 18 de janeiro, no auditório da Fundação Nacional de Saúde - Funasa, em Teresina, uma reunião com prefeitos e representantes para a apresentação da lista de cidades contempladas com projetos para a obtenção de recursos para ações de saneamento básico e abastecimento de água.


De acordo com o diretor de Saúde Ambiental da Fundação, engenheiro Henrique Pires, 114 cidades piauienses receberão, sem custo, esses projetos. “O Governo Federal oferece recursos sob diversas formas, no entanto, é preciso que haja interesse dos gestores, para que se possa pleitear esses beneficios”, analisa.

Ainda no final de 2012, a Fundação já havia divulgado o nome de 50 cidades piauienses que foram contempladas com a mesma modalidade de projetos. A reunião na Funasa serviu para esclarecer dúvidas e auxiliar os gestores a conhecer possibilidades de parceria.

Os municípios em questão serão beneficiados com alguns dos 2.702 projetos de saneamento elaborados pela Fundação em todo o Brasil, que totalizam R$ 370 milhões em recursos. “A presidenta Dilma está fazendo o maior banco de projetos de saneamento do Brasil, são quase  3 mil projetos que irão garantir melhores condições de vida a muitos brasileiros”, revela Henrique Pires.

A prefeita do município de Colônia do Gurgueia, Lisiane Franco, esteve presente à reunião e mostrou-se satisfeita com a discussão entre prefeitos e membros da Fundação. “Hoje recebemos orientações que nos ajudarão a planejar nossas ações”, afirma a prefeita.

O prefeito da cidade de Francisco Macêdo, Cristóvão Alencar, também fez uma avaliação positiva do encontro. “Precisamos estar alinhados às ações da Funasa nos municípios para que esses projetos sigam adiante”, aponta Alencar.

Henrique Pires enfatiza que os investimentos em saneamento básico se revertem em economia para a saúde. “A Organização Mundial de Saúde - OMS estima que a cada real investido em obras de saneamento básico, outros quatro são poupados em gastos com saúde”, explica o diretor.

O critério de escolha dessas cidades foi feito pelo Ministério da Saúde e levou em conta fatores como o Índice de Desenvolvimento Humano - IDH. O superintendente da Funasa no Piauí, Otávio Matias, também esteve presente no encontro.

Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais