Cidadeverde.com

Teresina tem aumento nos casos de dengue; FMS faz alerta

Imprimir
Os números da dengue têm crescido nos últimos três anos em Teresina. Em 2010, foram registrados 2.537 casos confirmados da doença. Em 2011, ocorreram 6.136 casos. Já o ano de 2012, segundo dados recentes divulgados pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), fechou com 6.541 confirmações da doença.

Para combater a dengue, a Prefeitura de Teresina tem se focado na prevenção e ações educativas em saúde. "Tanto a população como os profissionais de saúde precisam estar sempre atentos ao combate ao mosquito Aedes aegypti", alerta a Coordenadora de Ações Assistenciais da FMS, Amariles Borba. "Em relação ao trabalho educativo da população, os agentes comunitários de saúde vão continuar visitando as casas e distribuindo material informativo sobre prevenção e tratamento da dengue", completa.

Outra medida tem sido a parceria da FMS com as Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) nos mutirões de limpeza, que estão percorrendo toda a cidade. Os agentes de saúde colaboram esclarecendo a comunidade sobre a necessidade de acondicionar de forma correta o lixo para evitar a proliferação do mosquito da dengue.

A FMS avisa a população para que permaneça em alerta para a dengue, pois com o período chuvoso qualquer objeto que acumule água pode se tornar foco do mosquito. Merecem especial atenção aquelas pessoas que são acometidas pela doença pela segunda ou terceira vez, pois elas correm mais risco de sofrer complicações em seu quadro. 

Os sintomas da dengue são febre alta com dor de cabeça, dor no corpo, dor atrás dos olhos e nas articulações. "Se apresentar os sintomas, vá imediatamente ao posto de saúde mais próximo", esclarece Amariles Borba. "Fique em repouso e beba muito líquido, inclusive soro caseiro. Coloque em um litro de água filtrada ou fervida uma colher de café rasa de sal e uma colher de sopa rasa de açúcar e tome o soro constantemente", ensina.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais