Cidadeverde.com

Prefeitos e vereadores querem ações de inclusão produtiva

Imprimir
Durante toda esta semana, a secretária Estadual do Trabalho e Empreendedorismo do Piauí, Larissa Maia, recebeu, na sede da Setre, a visita dos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de alguns municípios, que estiveram discutindo sobre ações de qualificação social e profissional e inclusão produtiva.

Ficando a par de todos os projetos, o prefeito de Monte Alegre, Davinelson Soares, esteve com a secretária discutindo as demandas que o município exige em relação à qualificação, além de firmar parceria com o ProJovem Trabalhador - Juventude Cidadã e tratar sobre as novas alternativas de inclusão produtiva através dos resíduos sólidos.

Também tratando sobre os assuntos, esteve com Larissa Maia, a deputada estadual Belê, acompanhada do ex-vereador de Picos, Rivalnido Reis, e o vice-prefeito Benigno Novo. Na ocasião, falou-se também sobre o cadastramento de alunos no ProJovem Trabalhador, parcerias para ampliar e reestruturar os Sines nos municípios, além da explanação de outros projetos, como a Casa do Trabalhador.

O Governo do Estado, segundo a secretária do Trabalho, levará aos três municípios salas de aula de qualificação, primeiramente através do ProJovem Trabalhador e posteriormente pelo projeto Qualifica Piauí, que é o plano estadual de qualificação profissional. “Sobre o ProJovem, a ideia é que comecemos por Picos que é o município com o maior número de salas. Como conseguimos dobrar os recursos do programa, ao invés de uma sala, agora serão duas e conseguintemente”, afirma Larissa Maia.

Começando também pelo município de Picos, o projeto Incubadora de Talentos, cuja intenção é trabalhar com a inclusão produtiva, através da economia solidária, favorecendo e fortalecendo cooperativas de fomento e catadores de lixo e resíduos sólidos, está desenvolvendo um plano piloto na região e a ideia é que seja executado o quanto antes. “Já estamos com os recursos em mãos para levar a Picos o que seria o ideal do projeto, que é fazer com que ele aconteça desde a hora da coleta do lixo até a destinação final”, diz a secretária.

O projeto atuará nos 224 municípios do Estado e serão investidos em 2013, R$ 14 milhões, devendo gerar 300 empreendimentos econômicos solidários, envolver e capacitar três mil famílias, totalizando 15 mil pessoas. “Tenho grandes expectativas em relação ao projeto. É um plano audacioso, já que é pioneiro, jamais visto antes no Piauí, e através dele, se criarão cooperativas de catadores, fornecendo a estas, recursos e qualificações que irão gerar muitos empreendimentos e ajudar muita gente no município”, destaca o prefeito de Monte Alegre, Davinelson.

Ainda de acordo com a secretária, o objetivo é que empregos sejam gerados. Só na região de Picos, serão gerados aproximadamente 650 empregos diretos e 1.900 indiretos. “Além da geração de empregos, a comercialização dos produtos oriundos da cooperativa pode se tornar um atrativo e a erradicação dos lixões é acima de tudo, uma questão de saúde pública. Portanto, é um projeto que desperta o interesse de todos”, finaliza.

Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais