Cidadeverde.com

Planilhas eletrônicas ajudam na organização do orçamento

Imprimir
A preocupação com as despesas de fim de ano e com os gastos do ano que começa tem deixado muitos brasileiros preocupados. É época de pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), a matrícula, o material escolar e a fatura do cartão de crédito, com despesas das férias e das compras de Natal.

Não há saída. O jeito é se organizar, pois a dívida já foi feita e não dá para voltar atrás. Quem está no vermelho tem agora que encarar a situação e procurar reduzir as dívidas para que elas não se tornem um problema ao longo de 2013.

Se você acha confuso fazer um orçamento doméstico, a saída pode ser recorrer à tecnologia, que cada vez mais tem socorrido aquelas pessoas que não gostam de anotações em papel e de fazer contas utilizando uma calculadora ao fim de cada semana ou mês. Sempre dá um pouco de trabalho, mas com boa vontade é possível sair do vermelho ou permanecer no azul ao longo do ano.

Basta procurar nos sites de busca que uma série de planilhas eletrônicas está disponível em diversos endereços na internet. Uma delas pode ser encontrada no site da BM&FBovespa. Além da planilha, no endereço é possível assistir a vídeos com várias orientações. Outra planilha, também com dicas, pode ser encontrada no site do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Ibdec).

Há ainda a opção de tabelas impressas para quem não gosta de usar o computador durante o planejamento. Uma delas pode ser encontrada no site Meu Bolso em Dia, de inciativa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Se a opção for usar a planilha, no mesmo endereço é possível encontrar várias delas.

Outra alternativa são os aplicativos. Essas ferramentas, para quem não tem dificuldade de usá-las no computador, também ajudam na hora de organizar as contas. Um desses aplicativos é o Jimbo, desenvolvido pela própria Febraban. Gratuito, pode ser uma boa saída para controlar melhor as contas e não esquecer a data dos pagamentos. O programa tem dicas, permite várias entradas de dados e até um planejador de financiamento. Existe também uma versão para tablet e smartphone com Android, que está disponível na loja de aplicativos da Google.

Outra ferramenta que pode ajudar as pessoas é a Calculadora do Cidadão , disponível no site do Banco Central (BC). A ferramenta permite simular situações com diversos cálculos a partir das informações fornecidas pelo usuário. O aplicativo também faz correções monetárias utilizando séries históricas de taxas e indicadores financeiros armazenados no BC. Existe ainda uma versão para tablets e smartphones que pode ser baixadas gratuitamente para quem usa o Android , sistema operacional desenvolvido pela Google, ou iOS, da Apple.

Entre as dicas divulgada pela Febraban, uma diz que é importante que as pessoas acompanhem diariamente ou semanalmente os gastos e que o cartão de crédito ou o cheque especial não seja utilizado como extensão do salário. Outra dica é que ao procurar um agente financeiro em busca de crédito, deve-se ter em mente se o empréstimo é o mais adequado para a situação. Também é preciso evitar o crédito rotativo do cartão de crédito, que tem taxas elevadas. Mais uma dica é ter uma poupança de emergência.

Pesquisa recente da Confederação Nacional do Comércio (CNC) mostra que o percentual de famílias com dívidas (em atraso ou não) neste mês chega a 60,2%, inferior ao de dezembro de 2012 (60,7%), mas superior à taxa de janeiro daquele ano (58,8%).

Fonte: ABr
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais