Cidadeverde.com

Vereador defende inclusão social de dependentes químicos em Teresina

Imprimir
O vereador Samuel Silveira (PMDB) pretende lutar pela criação de uma entidade dirigida pela Prefeitura de Teresina, em parceria com comunidades terapêuticas, para dar assistência imediata aos internos que concluírem o tratamento da dependência química, visando, especialmente, fomentar a reinserção social. A informação foi divulgada na manhã deste domingo (27), durante a solenidade de graduação de 21 internos da comunidade terapêutica Fazenda da Paz, numa das unidades da instituições, situada na zona rural de Timon-MA.

 
De acordo com o parlamentar, a preocupação maior é que, com as dificuldades para conseguir emprego e se readaptar socialmente, o interno acabe tendo uma recaída e volte a usar substâncias entorpecentes. “Quando o dependente conclui o tratamento, ele perde a ‘proteção’ da comunidade terapêutica e volta para o mundo real. Sem perspectivas de emprego e excluídos socialmente, muitos acabam recaindo no vício”, explica Samuel.
 
O projeto, que já conta com o apoio do coordenador da Fazenda da Paz, Célio Barbosa, está em fase de elaboração. A ideia inicial é que a Prefeitura de Teresina arque com as despesas de estrutura da entidade e as comunidades terapêuticas entrem com os ensinamentos e a metodologia. “Por meio de um sistema de cooperativa, aqueles dependentes que concluírem o tratamento e não conseguirem um emprego ficarão nesta casa, ainda sob as orientações da comunidade, mas também gerando renda. Seria um período de transição”, assevera Samuel.
 
Na Fazenda da Paz, por exemplo, o índice de inserção dos ex-internos no mercado de trabalho se aproxima dos 48%. A instituição atua há quase 20 anos na recuperação de homens que têm envolvimento com álcool e outras drogas. “A etapa mais difícil da vida de um dependente químico é persistir no tratamento. Porém, manter-se longe da droga, após sair da comunidade terapêutica, também é uma luta árdua e é preciso dar suporte para que eles consigam superar mais esta fase”, analisa Célio Barbosa, ao justificar seu apoio ao projeto.


Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais