Cidadeverde.com

Marcus Vinícius é eleito e será o 1º piauiense a comandar OAB

Imprimir
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) elegeu, na noite desta quinta-feira (31), o novo presidente da instituição. Marcus Vinicius Furtado Coêlho, do Piauí, venceu a disputa contra Alberto de Paula Machado, do Paraná. Os dois protagonizam a primeira disputa pelo cargo em 15 anos. 


Primeiro conselheiro federal do Piauí eleito para o cargo, Coêlho foi eleito com 64 votos (78%) contra 16 do seu oponente e um voto em branco. A posse será na sexta-feira (1º), às 9h (horário de Brasília) e o mandato vai até 31 de janeiro de 2016. 

A solenidade em Brasília (DF) foi aberta com um minuto de silêncio pelas mais de 200 vítimas do incêndio da boate Kiss, em Santa Maria (RS), ocorrido no último fim de semana. A proposta foi de Ophir Cavalcante, presidente que será sucedido esta semana. 

Foto: Eugenio Novaes

O voto dos 81 conselheiros federais, três de cada Estado e do Distrito Federal, é secreto. O candidato com maioria simples vence a disputa. 

Decano do Pleno, o conselheiro federal Paulo Roberto de Gouvêa Medina, de Minas Gerais, presidiu a sessão. 

A chapa “OAB Independente, Advogado Valorizado” é presidida por Marcus Vinicius Furtado Coêlho, secretário-geral do triênio que se encerra, enquanto a “OAB Ética e Democrática” é encabeçada por Alberto de Paula Machado, vice-presidente de Ophir Cavalcante.


Natural de Paraibano (MA) e com carreira na advocacia do Piauí, Estado pelo qual é conselheiro federal, Coêlho tem como integrantes de sua chapa Cláudio Pacheco Prates Lamachia (Vice-Presidente), Cláudio Pereira de Souza Neto (Secretário-Geral), Cláudio Stábille Ribeiro (Secretário-Geral-Adjunto) e Antônio Oneildo Ferreira (Diretor-Tesoureiro).

Veja o currículo do novo presidente da OAB

Advogado militante, formado pela Universidade Federal do Piauí (turma de 1993) com pós-graduação pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorando em Direito Processual pela Universidade de Salamanca, Espanha. Filho do escrivão judiciário Sérgio Coêlho e da professora primária Maria Doracy, Marcus Vinicius nasceu na cidade de Paraibano, no sertão maranhense, região que abrange a Chapada do Alto Itapecuru, distante cerca de 500 quilômetros de São Luís. Perdeu o pai aos quatro anos de idade e, aos 11, mudou-se com a mãe para Teresina, onde estudou no Instituto Dom Barreto, considerado pelo Enem, durante três edições, a melhor escola do país. Após formar-se em Direito, foi aprovado em primeiro lugar em concurso público para professor da UFPI. Anualmente, a Universidade de Salamanca concede como reconhecimento aos seus alunos destacados em cada curso o Prêmio de Grado de Salamanca. O título é dado a todos os licenciados e diplomados que tenham tido excelência no rendimento acadêmico, o que ocorreu com Marcus Vinícius. Eleito para seu quarto mandato consecutivo no Conselho Federal, onde foi Secretário-Geral na última gestão, desempenhou funções de presidente da Comissão Nacional de Legislação e de presidente da Coordenação do Exame de Ordem Unificado. É Membro da Comissão de Juristas para elaboração do novo Código de Processo Civil e da Comissão do Senado responsável pelo novo texto do Código Eleitoral. É, ainda, autor dos livros “Direito Eleitoral e Processo Eleitoral” (Editora Renovar (3ª edição), “Processo Civil Reformado” (Editora Forense), e “A Inviolabilidade do Direito de Defesa” (Editora Del Rey). Membro do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), já tendo composto a Comissão de Direito Constitucional da entidade.

Repercussão na rede:

O ex-presidente da OAB/PI, Norberto Campelo, comemorou na rede social. Veja:



Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: OABEleição