Cidadeverde.com

Falta de sinalização causa morte de animais por atropelamento no Piauí

Imprimir
O ambientalista e especialista em Direito Ambiental, Cleonilson Costa, está denunciando que a falta de sinalização nas estradas do Piauí, a falta de atenção de motoristas associada à exploração habitacional e o desmatamento, está causando um grande número de atropelamentos de animais silvestres no Estado. 

Fotos dos animais: arquivo pessoal do ambientalista


Ele percorreu mais de dois mil quilômetros no mês de janeiro e início de fevereiro e registrou muitos bichos mortos, principalmente nas BRs. Segundo ele, no trecho entre Teresina e Altos a maior ocorrência de atropelamentos de jiboias. Entre Altos e Campo maior, a maioria dos animais foram tamanduás-mirins (mambiras), tatus pebas e raposas. Já de Piripiri a Buriti dos Lopes, a maior quantidade de animais mortos é de raposas. 

Foto: Evelin Santos / Cidadeverde.com


“Reuni todos estes dados e já denunciei ao Ministério Público. Há esses empreendimentos habitacionais nas margens da BR em Teresina que causam a fuga de animais. Não há sinalização que marquem estes trechos alertando sobre a presença de animais na pista e os próprios motoristas cometem a infração do excesso de velocidade”, diz. 




Cleonilson diz que os acidentes também são comuns envolvendo animais domésticos como cães, jumentos, bovinos e caprinos. “Vi mais de duzentos animais mortos. Os incidentes acontecem principalmente à noite porque os animais que estão na estrada são atingidos pela luz e ao invés de fugirem, ficam paralisados. As nossas estradas são feitas de forma errada. Na Europa e Estados Unidos existem as estradas ecológicas, onde há túneis e sensores. Em alguns casos, as estradas são elevadas para que evitem atropelamentos”, finaliza. 



O ambientalista, que já denunciou os lixões ao longo do rio Poti está realizando suas pesquisas em um livro que deve ser lançado em breve. 




Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais