Cidadeverde.com

Governador discute novas rotas aéreas para o PI em Brasília

Imprimir
Com os recentes investimentos em infraestrutura dos aeroportos no interior, o Piauí tem chamado atenção de empresas que atuam na área de aviação regional. Nesta terça-feira (19), o governador Wilson Martins reúne-se em Brasília com executivos da Colt Aviation e o superintendente da Sudene (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste), Luiz Gonzaga Paes Landim, para discutir a criação de rotas regionais envolvendo o Estado. O encontro ocorre na Superintendência de Representação do Piauí (Surpi), em Brasília.

“Estamos viabilizando a infraestrutura necessária para o Piauí se inserir nesse setor. Um exemplo é o aeroporto de Parnaíba, que tem voos regionais viabilizados pelo turismo e pelos negócios, já que estamos implantando a ZPE (Zona de Processamento de Exportações), o porto de Luís Correia”, disse Wilson Martins.

Outros aeroportos citados por Wilson Martins são o de Floriano (recentemente reformado e ampliado), o Picos e o de São Raimundo Nonato, que deve ter sua casa de passageiros concluída ainda este ano. “É fácil montar uma rota de negócios e turismo.

A Colt Aviation, empresa paulista, pretende operar voos regionais a partir do Piauí. Inicialmente, os destinos mais prováveis no Piauí são Parnaíba, Picos e São Raimundo Nonato, a serem interligados a destinos no Ceará e em Pernambuco. “Temos estudos que apontam o crescimento da demanda local por voos regionais, aeroportos em centros turísticos e econômicos. Iniciamos os estudos de viabilidade técnica em outubro e hoje recebemos da Setur um estudo de fluxo de passageiros na região de Parnaíba”, relatou Roberto Christiano, diretor da Colt Aviation, que atualmente trabalha com aviação executiva, durante visita ao governador Wilson Martins no mês de janeiro.

“Também temos estudos da Passaredo (empresa que já opera no ramo de aviação regional) que apontam a viabilidade do negócio. O Governo do Estado tem todo interesse em ser parceiro e de fomentar o setor”, afirmou Wilson Martins. Uma das formas de parceria estudadas é a oferta de incentivo fiscal para a compra de combustível pelas empresas interessadas.

Além dos investimentos oriundos de recursos próprios do Governo do Estado, o Piauí é um dos estados incluídos na segunda fase do PROFAA (Programa Federal de Auxílio a Aeroportos), destinado ao melhoramento e expansão de aeroportos e aeródromos de interesse estadual ou regional. Os investimentos do PROFAA visam ao reforço da segurança e do conforto dos usuários da aviação regional, através de convênios para investimentos em construção, reforma e adequação de aeródromos e aeroportos de interesse regional e estadual.

Da Redação



Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais