Cidadeverde.com

24 mil eleitores podem ter os títulos cancelados no Piauí

Imprimir
24.211 eleitores deixaram de votar por três eleições seguidas e podem ter os títulos cancelados nos próximos dias. Em Teresina são 7.770 pessoas que não foram às urnas por três vezes seguidas.

A última alternativa para esses eleitores, segundo a juíza da 2ª Zona Eleitoral de Teresina, Eliane Marques, é comparecer ao cartório eleitoral munido de documento com foto, o comprovante de residência e pagar a taxa de R$ 3,50 nos próximos 60 dias. 

“O eleitor que não votou e nem justificou e nem compareceu nos 60 dias após as eleições para justificar, têm mais essa alternativa antes de ter seu título cancelado. Caso não o faça não vai poder abrir contas, assumir concursos públicos e vestibulares, fazer empréstimos e ainda quem for funcionário público não poderá receber seus vencimentos”, destacou a juíza. 

Caso o eleitor não lembre se faltou há três eleições seguidas basta acessar o site: www.tre-pi.jus.br ou comparecer a um cartório eleitoral, com o título de eleitor e um documento com foto. 

Eleição Biométrica

A partir de março de 2013, os eleitores de Teresina devem passar pelo recadastramento biométrico. Todos serão convocados no mês do aniversário. A convocação deve durar um ano. 

Em pelo menos oito municípios esse recadastramento já aconteceu ou está acontecendo e até 2017 todos os municípios já devem ter cadastrados seus eleitores com a digital. Nas eleições de 2020, todo o Brasil terá eleições biométricas. 

Faltosos por zona de Teresina
1ª Zona – 2.216 eleitores
2ª Zona – 1.012 eleitores
63ª Zona – 1.392 eleitores
97ª Zona – 1.872 eleitores
98ª Zona – 1.288 eleitores


Caroline Oliveira
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais