Cidadeverde.com

Brasil pode apoiar aérea Avianca na compra da portuguesa TAP

Imprimir
O Governo do Brasil estuda apoiar a companhia aérea de bandeira colombiana e capital brasileiro Avianca na compra da portuguesa TAP, depois que as autoridades do país ibérico suspenderam as negociações de venda em dezembro, afirmou neste sábado a imprensa.


Segundo o jornal 'Folha de S. Paulo', Portugal suspendeu o negócio em sua fase final argumentando falta de garantias financeiras do grupo Synergy, controlado pelo empresário brasileiro de origem boliviano Germán Efromovich.

O empresário, também com nacionalidade polonesa por seus pais e colombiana concedida por decreto presidencial, tem o apoio do Governo da Colômbia em sua tentativa de comprar a TAP e inclusive em novembro, acompanhou o presidente do país, Juan Manuel Santos, em uma missão a Portugal para antecipar o negócio.

A compra de TAP tinha sido estimulada por José Dirceu, ex-ministro de Presidência no Governo de Luiz Inácio Lula da Silva, que foi condenado a 10 anos de prisão por corrupção em sua gestão e cuja sentença, lembrou a 'Folha', coincidiu com a suspensão do negócio por parte das autoridades portuguesas.

O apoio 'oficial' do Brasil ao negócio, detalhou o jornal, se daria através do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), mas o Governo considera também que o próprio Efromovich tem 'suficientes garantias próprias' para respaldar a compra.

Fonte: Efe
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais