Cidadeverde.com

Leida Diniz pede afastamento do diretor do IML ao secretário Robert

Imprimir
A promotora Leida Diniz, da 35ª Promotoria de Justiça, expediu Recomendação Administrativa solicitando a destituição do diretor do Instituto de Medicina Legal (IML) "Gerardo Vasconcelos", Anfrísio Antônio Nogueira Paes Castelo Branco. 

A recomendação foi dirigida ao Secretário de Segurança Pública, Robert Rios e ao governador do Estado, Wilson Martins, no dia 07 de março. 


O documento se baseia no fato do delegado de Polícia Civil Anfrísio Castelo Branco, não ter formação em Medicina ou Odontologia, não pertencer aos quadros do Departamento de Polícia Técnico-Científica e não ter adquirido estabilidade no serviço público – requisitos estabelecidos pelo Estatuto da Polícia Civil do Estado do Piauí para o exercício de cargo de direção do IML.

"Além disso, a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) orienta que os Institutos Médicos Legais e os Institutos de Criminalística devem gerir-se de forma autônoma, de modo a se garantir a imparcialidade dos laudos produzidos, e, para tanto, os cargos de chefia devem ser ocupados preferencialmente por peritos oficiais", afirma a promotora na recomendação.

Os gestores têm até amanhã(14) para se manifestarem, quando completa cinco dias úteis.

O Cidadeverde.com tentou contato com o secretário de Segurança, Robert Rios, que está em Brasília, mas não obteve sucesso. 

Polêmica

A nomeação do delegado Anfrísio Castelo Branco para outros cargos já foi motivo de polêmica ao ser transferido, em apenas seis meses, do interior para a Capital, o que  revoltou outros delegados do interior, que acionaram o Sindicato dos Delegados (Sindepol), já que ao ser nomeado o delegado deve passar no mínimo três anos no interior. Na época o secretário de Segurança, Robert Rios, disse que o delegado recebeu um convite para assumir uma assessoria técnica do próprio governador Wilson Martins.

Matérias relacionadas:


Caroline Oliveira
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais