Cidadeverde.com

Anuário destaca empresas do Piauí como melhores em gestão no Brasil

Imprimir
Três empresas do Piauí, que integram o Grupo Claudino, foram incluídas com destaque na edição 2012/2013 do anuário Análise Gestão Ambiental que apresenta as boas práticas de gestão ambiental  em mais de 800 corporações de todo país. É um panorama inédito das ações ambientais das maiores companhias do Brasil.


O anuário traz como exemplos de boa gestão ambiental o Armazém Paraíba, a Guadalajara e a Construtora Sucesso, que figuram na publicação nas categorias de comércio, indústria e serviços.  Este documento de análise de gestão ambiental das empresas nasceu em 2007 com intuito de desvendar o que as grandes companhias públicas e privadas, bancos e ONGs brasileiras fazem em prol do meio ambiente. 

As empresas piauienses responderam a um minucioso questionário, preparado sob a supervisão de conceituados especialistas, que direcionaram as perguntas por meio de um ângulo muito prático: “o que as grandes empresas sediadas no Brasil estão fazendo no campo ambiental?”

As companhias escolhidas informaram como fazem uso de recursos naturais, como água, se reciclam seu lixo, que tipo de energia consomem, entre outras. Os resultados mostraram com excelência a preocupação dos empreendimentos do Grupo Claudino com o meio ambiente, suas práticas de responsabilidade social, de governança corporativa, entre outras medidas que contribuem para a preservação ambiental. 

Os números apontaram que a política ambiental das empresas Claudino é integrada às demais políticas das companhias, evidenciando o comprometimento com o avanço dos padrões ambientais.

A publicação do anuário 2012/2013 tem como novidade o IGAC - Índice da Gestão Ambiental Corporativa, uma ferramenta inédita e exclusiva, que mede o nível relativo de desenvolvimento ambiental de uma companhia com base em uma combinação de indicadores e dados objetivos sobre suas práticas de gestão. 

Entram na composição do índice informações sobre a estrutura operacional interna dedicada a implementar ações de gestão ambiental; se tem certificação ISO 14001; se divulga dados sistematicamente a respeito de sua gestão; e se lança passivos ambientais em seu balanço.  Além de investigar e apresentar as ações praticadas pelas instituições, o indicador tem como propósito revelar quem faz parte do grupo de companhias brasileiras que vão além do simples cumprimento da legislação ambiental em vigor no país.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais